segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Confraternização dos catequistas do Núcleo Santo Antônio


O Conselho Pastoral da Comunidade(CPC) da Comunidade Santo Antônio promoveu um dia de confraternização e lazer para os catequistas e familiares. Foi um dia muito agradável onde os catequistas tiveram um momento de espiritualidade e de lazer tudo cercado de muito amor e amizade.
Foi realizado, logo pela manhã,  uma celebração agradecendo a Deus pela nossa missão. Houve um momento livre onde os catequistas puderam conhecer o local, conversar, jogar foi muito legal. Fizemos a brincadeira do "olho gordo" este foi um momento divertidissimo da confraternização. Foi servido um delicioso almoço feito por membros de nossa comunidade. Após o almoço fizemos uma gincana com os catequistas e nas provas desta gincana pudemos ver como os catequistas são talentosos e divertidos!Enfim, foi um dia abençoado.
Mais do que falar vou mostrar algumas fotos:






















Fica registrado o nosso agradecimento  a Marta, Flaviane, Lucy, Jandira , Dona Lurdes ,Sr. Antônio e aos demais membros do  CPC da Comunidade pelo apoio e  por este dia que foi tão maravilhoso para nós.

28

domingo, 30 de outubro de 2011

Leitura Orante na catequese

A catequese tem como finalidade introduzir os catequizandos  a uma justa compreensão da Bíblia e à uma leitura que dê frutos, permitindo as eles  descobrir a verdade divina que a Bíblia  contém e que suscite no coração dos mesmos uma resposta a mensagem de Deus.

Pensando neste desafio que temos como catequistas e ao apelo de nossa Igreja para que a catequese seja bíblica o nosso núcleo de catequese implantou o método na catequese que tem como base a Leitura Orante da Bíblia. O método que usamos é um método que já é utilizado na Diocese de Caxias do Sul- Paróquia de Santa Tereza.
Aqui vai a sugestão de como é realizado este método.O método é assim estruturado:
1.Acolhida-(Assentados)  Este  é o momento de acolher as crianças que chegam e de fazer recordação da vida com os fatos que os mesmos viveram durante a semana.Momento de verificar os compromissos que foram propostos no encontro anterior e fazer a oração inicial. Colocar o VER em destaque. Nesta parte do encontro as crianças são motivadas para o tema do dia - Esta parte do encontro representa os ritos iniciais da missa.

2.Mesa da Palavra:(em pé)  Após a acolhida o grupo se dirige a Mesa da Palavra. Todos permanecem em pé para escutar a Palavra.Então é feito:
  • Sinal da cruz( usar água benta lembrando o batismo)
  • Canto de aclamação e acendimento da vela
  • Leitura da Palavra do dia por um catequizando. A leitura deve ser feita mais duas vezes- a primeira por um outro catequizando e a outra pelo catequista destacando pontos marcantes so texto
  • Finalmente beijar a bíblia como gesto de veneração a Palavra. Este momento do encontro representa a LIturgia da Palavra da missa.
3. Ao redor da mesa:(assentados) Momento de reconstruir o texto, contexto e pretexto da Palavra.
No texto relembrar palavras, frases, textos e significados que mais chamaram atenção. No contexto reconstruir o cenário da época, personagens, expressoes e costumes do tempo de Jesus. No pretexto atualizar o texto bíblico para os dias atuais, mostrando aos catequizandos para que serve a Palavra de Deus na vida deles, tudo isso com a participação dos catequizandos.
Para todo encontro deve ser escolhido um símbolo especifico que fale algo sobre o tema e deve ser utilizado também recursos diversificados e criativos evitando que o encontro se torne mero ritualismo.
Momento de distribuir tarefas e compromisso da semana.
Este momento o catequista estabelece uma relação de partilha de conhecimento, onde ele não apenas ensina mas  também aprende com os catequizandos. Este momento na catequese representa a Liturgia Eucarística na missa.

4. Oração final:(em pé)-Momento dedicado a oração . Ao redor da mesa da Palavra os catequizandos através de preces espontâneas, músicas , salmos fazem a oração sobre o tema desenvolvido.Este momento representa os ritos finais da missa.

Sugestões para que esse método tenha êxito:
Fazer uso de recursos como vídeos, DVDs, visuais;
Usar jogos e  dinâmicas- seja criativo;
Cuidar do espaço celebrativo- espaço deve ser arejado e alegre, sem muitos cartazes e quadro negro(catequese não é escola)- não poluir o visual focar em Jesus e na Palavra de Deus;
Providenciar para que a sala de catequese tenha uma mesa da Palavra, com toalha de acordo com o tempo litúrgico;

Providenciar vela, flores e água benta(recordação do Batismo);
Na sala deve ter imagem de Jesus ou um crucifixo.




Homenagem a Nossa Senhora Aparecida

A Catequese Santo Antônio realizou uma homenagem a Nossa Senhora Aparecida na Comunidade Nossa Senhora Aparecida-Paróquia da Conceição.
Maisa, Lídia, Nayara, Mayra e Laís fizeram lindamente a homenagem com muito carinho e amor a nossa mãezinha do céu. Veja algumas fotos:









Nossa Senhora do Brasil

Neste mês de outubro a Igreja do Brasil está em festa, pois comemora o dia da Padroeira do Brasil. No coração dos brasileiros Maria ocupa lugar de mãe amorosa que olha e cuida com carinho de seus filhos. Contemplando a vida de Nossa Senhora aprendemos a obediência a Deus, o silêncio para escuta da voz de Deus e o amor a Jesus.
A sua história tem o seu início em meados de 1717, quando chegou a Guaratinguetá a notícia de que o conde de Assumar,governador da então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, iria passar pela povoação a caminho de Vila Rica (atual cidade de Ouro Preto), em Minas Gerais.
Os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram as suas redes no rio Paraíba do Sul para pescar um peixe para o ilustres visitante. Depois de muitas tentativas infrutíferas e já sem esperança, João Alves lançou a sua rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em nova tentativa apanhou a cabeça da imagem. Envolveram o achado em um lenço e, animados pelo acontecido, lançaram novamente as redes e obtiveram uma grande pesca.
Durante quinze anos a imagem permaneceu na residência de Felipe Pedroso, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para orar. A devoção foi crescendo entre o povo da região e muitas graças foram alcançadas pela intercessão de Maria.Cada mais pessoas vinham rezar aos pés da imagem encontrada no Rio Paraiba. 
 A família construiu um oratório, que logo se mostrou pequeno. Por volta de 1734, o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de Julho de 1745. Diante do aumento no número de fiéis, em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior - a atual Basílica Velha.
No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da imagem para rezar com a Senhora "Aparecida" das águas.
A 8 de Setembro de 1904, a imagem foi coroada, solenemente, por D. José Camargo Barros. No dia 29 de Abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. Vinte anos depois, a 17 de Dezembro de 1928, a vila que se formara ao redor da igreja no alto do Morro dos Coqueiros tornou-se Município. Em 1929, Nossa Senhora foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial, por determinação do Papa Pio XI. [fonte: wikipedia]
Neste dia também comemoramos  o dia das crianças. A alma do nosso ministério, o qual dedicamos todo o nosso amor e cuidado.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Deus nos impulsiona a sonhar e a buscar as coisas do alto

Conhecer Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que aconteceu em nossa vida e fazê-lo conhecido com nossas palavras e ações é a nossa alegria.
Porque um dia experimentamos hoje sonhamos com uma catequese que efetivamente faça com que as crianças  penetrem neste mistério de fé: Deus se revelou em Jesus Cristo, o enviado do Pai na força do Espírito Santo de Deus. Portanto Deus se revela como uma Pessoa e não como uma filosofia e como pessoa que se relaciona nos convida a um encontro pessoal com Ele.
Para isso temos como meta na catequese:

Iniciar no mistério-mistagogia
Ensinar o diálogo com Deus-oração
Levar a opção por Jesus-cristocêntrica
Comprometer a viver como Jesus viveu-comunitária
Inserir na Igreja de Jesus- liturgica
Esperar o Reino de Deus entre o já e o ainda não- esperança no que há de vir

Para isso se faz necessário uma catequese:

Alegre

Bíblica
Celebrativa
Solidária
Comunitária
Oracional
    Dinâmica e criativa
    Catequistas formados

A caminhada não é fácil mas sabemos que o próprio Jesus caminha com cada um de nós catequistas.