domingo, 28 de julho de 2013

Intercessores da Jornada Mundial da Juventude

Santa Rosa de Lima

Fiel à vontade de Deus!  

Biografia
Isabel Flores nasceu em Lima, Peru, no ano 1586. Foi apelidada de Rosa pela beleza de seu rosto. Foi a primeira santa do continente americano e se destacou de maneira especial por sua intensa vida de oração e penitência. Experimentou muitas dificuldades em sua vida e, diante delas, soube manter uma extraordinária serenidade, imitando a Cristo pobre e crucificado. Pedimos sua intercessão para que sejamos fiéis à vontade de Deus!

Oração
Auxiliai-me na busca da fidelidade aos planos de Deus para minha vida. Amém.

 
 

Beato Pier Giorgio Frassati

Amor ardente aos pobres e a Igreja!

Biografia
 Nasceu em Turim, em 06 de abril de 1901, e ao nascer, apresentava deficiências respiratórias, por isso foi imediatamente batizado. Revelou-se um amigo dos pobres, vendo neles o próprio Cristo. Com 18 anos inscreveu-se na Confraria do Rosário de Pollone e na Conferência de São Vicente de Paulo. Sempre amou os humilhados, dedicando a sua vida a fazer-lhes bem. Seu coração foi destinado aos outros. Nós o reconhecemos como alguém que ardentemente amou os pobres e a Igreja.
 
Oração Intercedei por mim para que, nas muitas escolhas da vida, eu dê preferência ao serviço de amor a Deus e aos irmãos! Amém.
 

Beata Chiara Luce Badano

Toda entregue a Jesus!

Biografia
 Nasceu em Sassello, Italia, no ano 1971. Aos 10 anos de idade vive uma experiência forte de encontro com Deus que muda a sua vida e a de seus pais. Desde este momento decide viver com radicalidade o Evangelho, buscando amar a todos aqueles que a rodeiam. Aos 18 anos lhe diagnosticam um tumor ósseo. Vive com grande valentia cada uma das etapas de sua dolorosa doença. Nós a invocamos pela sua entrega total a Jesus!
 
Oração Ajudai-me a vencer os desafios próprios da juventude para que minha vida seja entregue sem reservas a Jesus Cristo. Amém.
 
 
 
 
 

Beato Frederico Ozanam

Servidor dos mais pobres!

Biografia
 Nascido em Milão, Itália, cresceu em um ambiente de profundo espírito de caridade, sobretudo pelo exemplo de seus pais. Apaixonado pelas questões existenciais e espirituais dedicou-se ao estudo da filosofia, de onde encontrou argumentos para sustentar o compromisso social dos católicos. Morreu em 1853, aos 40 anos, deixando o precioso legado das Conferências Vicentinas e a certeza de ter feito a vontade de Deus em sua vida. Nós o invocamos como servidor dos mais pobres.
 
Oração Pela vossa intercessão, possamos viver a verdadeira partilha em favor dos mais necessitados e no auxílio aos que sofrem. Amém.
 
 
 
 

Beato Adílio Daronch

Amigo de Cristo!

Biografia
 Nasceu em outubro de 1908 em Dona Francisca, em uma família de modestas condições numa isolada localidade no interior do Brasil. Desde pequeno gostava muito de rezar e ajudar nas missas. Aos dezesseis anos morreu assassinado, juntamente com o Pe. Manuel Gómez González, por obra de alguns revolucionários que encontraram na estrada durante uma viagem para visitar as comunidades cristãs mais distantes. Nós o invocamos por sua forte amizade com Cristo!
 
Oração Que a exemplo de vossas virtudes, sejamos recebidos entre os amigos de Cristo, nesta vida e na que há vir! Amém.
 
 
 
 

Santa Teresa de los Andes

Contemplativa de Cristo!

Biografia
Nasceu no Chile no ano 1900. A partir dos 6 anos participava, quase diariamente da Santa Missa. Sua constância na Eucaristia revela sua sede interior de encontrar-se com Cristo. Muitos dizem que antes de entrar no Carmelo, aos 17 anos, já vivia uma vida Santa que atraía as almas para Deus. Sempre foi consciente de que a sua oração e sacrifício eram capazes de melhorar e purificar o mundo. Hoje no seu túmulo encontramos a sua frase: “O amor é mais forte”. Pedimos a sua intercessão para que aprendamos a ser contemplativos de Cristo!
 
Oração Ajudai-me a encontrar em minha alma o desejo de adorar e glorificar a Jesus sem cessar. Amém!
 

Beato José de Anchieta

Apóstolo do Brasil!

Biografia
 Nasceu em 1534 em Tenerife, nas Ilhas Canárias. Ingressou na Companhia de Jesus e foi enviado como missionário ao Brasil. Foi ordenado sacerdote em 1566 e ocupou o cargo de superior de comunidades e provincial de toda a missão no Brasil, trabalho que foi realizado com grande sabedoria e segurança. Faleceu no ano 1597 e recebeu o qualificativo de “apóstolo do Brasil”. Nós, jovens da JMJ Rio 2013, o invocamos do mesmo modo!
 
Oração Que por vosso exemplo, possamos multiplicar os frutos da ação missionária em nosso país. Amém.
 
 
 
 
 
 

Beato Isidoro Bakanja

Mártir do escapulário!

Biografia
 Isidoro nasceu em torno de 1890, em Bokendela, no Congo. De vida muito pobre trabalhou já na infância como lavrador no campo. Seu batismo, em 1906, foi a partir do seu encontro com missionários carmelitas que doaram a ele um rosário e o escapulário de Nossa Senhora do Carmo. Muito devoto da Virgem Maria, alegremente rezava e cantava enquanto trabalhava. Uma vez, impedido de fazê-lo, decide abandonar seu posto, mas sem acolher o mandato de abandonar os sinais visíveis de sua fé. Foi chagado em suas costas com açoites e morre por não resistir aos ferimentos. Nós o invocamos como mártir do escapulário.
 
Oração Que a exemplo de vossa fé, sejamos fortalecidos diante das adversidades da vida e entregues à proteção da Virgem Maria, nossa Mãe. Amém.
 

Beata Irmã Dulce

Embaixadora da Caridade!

Biografia
Nasceu em 1914 em Salvador e desde jovem demonstrou um profundo espirito de caridade. Destacou-se pela perseverança e o esforço por dar atenção aos doentes e teve como princípio nunca fechar a porta a uma pessoa necessitada de sua ajuda. Ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Fundou associações e inaugurou colégios e hospitais. Nós a invocamos como Embaixadora da Caridade!
 
Oração“Anjo bom do Brasil” intercedei por nós para que sejamos capazes de partilhar alegremente os bens recebidos com os irmãos mais necessitados. Amém
 

São Jorge

Combatente contra o mal!

Biografia
Segundo tradição da Igreja, foi um militar do Império Romano no tempo de Diocleciano. Converteu-se ao Cristianismo e, por esse motivo, foi torturado e decapitado. Desde o século IV, foi venerado em toda a Igreja como mártir de Cristo. A tradição o apresenta como quem enfrenta o dragão, simbolizando a fé firme. Alguém que triunfa sobre a força do maligno. O invocamos como combatente do mal!
 
Oração Que por vosso exemplo, sejamos fortalecidos na fé e corajosos diante das ações do maligno, aguardando a vitória que vem de Cristo. Amém.
 
 
 
 

Beata Laura Vicuña

Mártir da pureza!

Biografia
 Nasceu no Chile, em 1891. Aos 10 anos de idade fez a sua Primeira Comunhão e, a partir deste momento, fez o propósito de amar a Deus com todas as suas forças. Esforça-se por tornar a Jesus conhecido e por reparar as ofensas contra Ele. Vendo a sua mãe em situação de pecado, ofereceu sua vida em troca de sua conversão. Foi tomada por uma grave enfermidade e chamada à presença de Deus aos 12 anos. Invocamos sua intercessão como mártir da pureza!
 
Oração Obtende as graças de que necessito e ajudai-me a aderir com o coração puro e doce à vontade do Pai. Amém.
 
 
 
 
 
 

Santo André Kim e seus companheiros

Mártires da evangelização!

Biografia
 No início do séc. XVII a fé cristã chegou pela primeira vez à Coréia. Um grupo fervoroso contava com a direção espiritual do Padre André Kim, primeiro presbítero dessa comunidade. Em 3 perseguições entre os anos 1839 e 1866 morreu junto a outros 102 companheiros mártires, consagrando com o seu precioso sangue os primórdios da Igreja coreana. Os invocamos como mártires da evangelização! 
 
Oração Rogai incansavelmente por mim, para que eu esteja sempre unido a Cristo e seja perseverante na fé, pois quero levar a verdade a todas as nações. Amém.
 
 
 
 
 

Beata Albertina Berkenbrock

Virtuosa nos valores evangélicos!

 
Biografia
 Nasceu em Santa Catarina em abril de 1919. Aos 12 anos de idade foi assassinada porque quis preservar a sua pureza. O martírio e a consequente fama de santidade se espalharam rapidamente. Foi uma menina que cultivou uma grande sensibilidade em sua relação com Deus e com o seu próximo. Nós a invocamos como virtuosa nos valores evangélicos!
 
Oração Conquistai, em nosso favor, a alegria de perseverarmos no caminho da vivência dos valores do Evangelho. Amém.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Sugestão de história utilizada na missa com crianças

Gif abelhinha
 Para transmitirmos a mensagem do Evangelho aos participantes da missa com crianças utilizamos a história abaixo sobre duas abelhinhas: Zumzum e Zazá. Para dinamizar esta história utilizamos personagens feitos de EVA ( fotos abaixo) :
 
 
 
Em um lindo jardim cheio de lindas flores perfumadas e coloridas moravam muitos insetos: formiguinhas, borboletas, joaninhas e é claro lindas abelhinhas.Das inúmeras abelhinhas que ali moravam as mais sapequinhas eram Zumzum e Zazá. Eram abelhinhas graciosas e sempre que iam no jardim fazer o seu trabalho as flores sorriam e as cumprimentavam:
Flores: Bom dia Zumzum, bom dia Zazá! Colham o pólen necessário, façam mel docinho, espalhem sobre o jardim o pólen e logo este jardim estará lindo cheio de flores!
Zumzum: Isso, isso, isso... temos que trabalhar, temos que trabalhar e deixar este jardim lindo... vamos depressa, depressa!
Zazá: Calma, calma Zumzum. Um pouquinho que pararmos para ouvir os nossos amigos não vai nos atrapalhar!
Narrador: Vocês já perceberam eram totalmente diferentes! Todos ali no jardim sabiam do temperamento, ou seja, do jeitinho de cada uma! Apesar de andarem juntinhas sempre elas eram bem diferentes. Zumzum era uma abelhinha elétrica, nunca parava, sempre estava trabalhando! Já Zazá era tranquila, mais calma, parava para ouvir os animais a sua volta , observava a natureza!  Neste momento então chegou a borboleta com uma grande novidade... iria passar pelo jardim o Mestre Caracol, ele era o mais sábio de todos. Então todos os insetos começaram a se preparar para receber o Mestre Caracol , pois ele era um grande amigo de todos os insetos , por isso todos estavam ansiosos pela sua chegada!
Zazá: Vamos Zumzum, o Mestre Caracol já está chegando ... por este momento largue o trabalho e vamos acolher o nosso amigo, depois voltamos e fazemos o trabalho!
Zumzum: Não tenho que trabalhar... espalhar o pólen separar o néctar, pois eu quero levar para o Mestre Caracol um mel bem docinho. Precisamos servi-lo com muito amor!
Narrador: Entao Zumzum ficou a fazer suas tarefas e Zazá escolheu a melhor parte acolher e ouvir o Mestre Caracol. O mestre Caracol chegou e foi uma grande alegria no jardim todos os insetos ficaram felizes e Zazá se apressou para ficar bem pertinho para ouvir melhor suas palavras e aproveitar a sua amizade. Mas o Mestre Caracol sentiu falta de Zumzum e perguntou:
Mestre Caracol: Onde está Zumzum... estou sentindo falta dela?
Zazá: Ela está atarefada Mestre Caracol. Ela que lhe trazer um delicioso pote de mel por isso está a trabalhar!
Mestre Caracol: Fico feliz com o carinho de Zumzum por mim, mas neste momento eu queria apenas a sua companhia pois não vou ficar muito tempo neste jardim.
Narrador: A hora chegou e o Mestre Caracol se foi.  E a abelhinha Zumzum quando chegou não encontrou mais o mestre Caracol e não pode acolhe-lo e compartilhar de sua amizade. Então ela começou a refletir em seu coração:
Zumzum: Por que me preocupei com tantas coisas , pois neste momento o mais importante era parar e ouvir o Mestre Caracol.
Narrador: Pois é Zumzum com sua preocupação em receber o Mestre Caracol com mel esqueceu de ter a atitude simples de parar e simplesmente acolher o Caracol apenas parando para ouvi-lo. Então Zazá entregou a Zumzum um bilhete deixado pelo Mestre Caracol que dizia assim:
Querida Zumzum te agradeço por se preocupar por mim e por querer me oferecer o seu melhor, sei que este é o teu jeito de me receber! Mas minha querida amiga neste momento eu queria apenas ter você pertinho de mim.  Um dia eu volto ! Mestre Caracol.
Muitas vezes somos assim também : ficamos preocupados em fazer muitas coisas e esquecemos de parar para ouvir o Senhor. Jesus pede de cada um de nós que aprendamos a unir a nossa ação a nossa oração.
 
Gif abelhinhaGif abelhinha
Gif de flor Gif de flor Gif de flor

Missa do 16º domingo do tempo Comum- Acolhamos ao Senhor

 
Gif JesusA hospitalidade é algo sagrado para as tradições orientais. Acolher o outro em sua casa não é fardo, mas um dever e uma graça. Acolhe-se o outro como a presença do próprio Deus. Esta foi a atitude do patriarca Abraão na primeira leitura e na casa de Marta e Maria receberam Jesus pelo dom da hospitalidade. Em Bethania Jesus encontrou o seu refugio o seu descanso. Na liturgia do 16º domingo do tempo comum a mensagem central é o acolhimento. Jesus nos ensina a acolher a melhor parte: unir ação e oração . Só assim poderemos acolher o Senhor e consequentemente o irmão!
 
 
Ritos iniciais
 
 
 
 
 
 
 
 
Liturgia da Palavra
 
 
 
 
 
Liturgia Eucaristica
 
 
 
 
 
 
 
Ritos finais
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Obrigada a todos que contribuiram para a realização desta missa! Beijo a todos.