O corpo do homem também ora diante de Deus. O gesto enriquece e enobrece o pensamento e a emoção interior vivida pelo homem. A adoração em espírito, para ser uma adoração em verdade deve ser também corporal ). A encarnação do Verbo não é um assumir, unicamente, de um espírito humano, mas de uma carne, feita de corporeidade . Cristo teve atitudes e gestos que expressavam a sua oração ao Pai.
Os gestos dentro da Liturgia permitem aos fiéis participarem das realidades divinas de forma plena, ativa e comunitária (cf SC 21) . Os gestos e posições que o corpo deve admitir dentro das ações sagradas, é sinal da comunidade e da unidade da assembléia e exprimem e favorecem a atitude interior. Para se obter a uniformidade nos gestos e posições deve-se obedecer as normas práticas que são orientadas pela Igreja, conforme seus documentos e rúbricas .
Os gestos dentro da Liturgia permitem aos fiéis participarem das realidades divinas de forma plena, ativa e comunitária (cf SC 21) . Os gestos e posições que o corpo deve admitir dentro das ações sagradas, é sinal da comunidade e da unidade da assembléia e exprimem e favorecem a atitude interior. Para se obter a uniformidade nos gestos e posições deve-se obedecer as normas práticas que são orientadas pela Igreja, conforme seus documentos e rúbricas .
ATITUDES DA ORAÇÃO LITÚRGICA
A) SENTADO:
Atitude de recolhimento para se escutar a palavra e meditá-la e, também, de quem ensina com autoridade. Na celebração litúrgica essa atitude deve ser observada durante as leituras (com exceção do Evangelho), durante a homilia e ofertório; se for conveniente durante o silêncio sagrado após a comunhão.
B ) DE PÉ:
É a atitude fundamental da assembléia na oração litúrgica . Exprime o respeito e a atenção diante dos atos sagrados: no canto de entrada; ao canto do Aleluia ; durante o Evangelho e a profissão de fé ; na oração universal e na oração sobre as oferendas . Exprime também a disponibilidade ativa de se estar a espera do Senhor que virá. É a posição do ressuscitado.
C) INCLINAR-SE:
É a posição para significar respeito, humildade e adoração. Atitude litúrgica normal para se receber a bênção de Deus. No Ocidente essa posição foi sendo substituída pelo ajoelhar-se. Se faz inclinação da cabeça aos nomes de Jesus e Maria e dos Santos; e o sacerdote quando profere as palavras da consagração "deu graças" . A inclinação do corpo faz-se como saudação ao altar (se não tiver o Ssmo.) ; diante de um ícone do Senhor e de Maria; em frente as sagradas espécies (antes da comunhão) ; em frente ao Evangelho.
D) AJOELHAR-SE:
Expressão de humildade e pequenez diante de Deus. Reconhecendo que Deus é maior que todas as coisas, inclusive maior que as nossas misérias; por isso nos rebaixamos diante da sua onipotência. Expressão da oração de súplica , de penitência e de oração intensa . Na celebração eucarística essa atitude é adotada no momento da consagração das espécies. A Instrução (lGMR) não fala do ajoelhar-se no ato penitencial nem depois da comunhão.
F) PROSTRAR-SE:
É a imagem do aniquilamento, adoração e súplica diante de Deus. É um ajoelhar-se acompanhado de inclinação profunda que leva o rosto ao chão. Ocorre nas ordenações e na profissão perpétua dos religiosos como total entrega ao Senhor, consciente da fragilidade e pequenez em corresponder à vocação por forças próprias.
G) CAMINHAR:
A palavra procissão evoca um caminhar solene de um povo que se encaminha a um lugar sagrado .Muitas são as procissões feitas no decorrer do ano litúrgico, e todas elas devem expressar uma assembléia de fiéis em oração, manifestando a fé naquilo que se está vivendo, dando significado ao gesto do caminhar.Na celebração eucarística tem-se destaque processional no momento da entrada, do ofertório, do evangelho e da comunhão. Todos esses momentos é um caminhar na presença de Deus como peregrinos que se aproximam das fontes de salvação.
GESTOS DA ORAÇÃO LITURGICA
A) DAS MÃOS:a) Mãos unidas: Ter juntas as palmas das mãos. É a posição do Celebrante em orações presidenciais, dos acólitos no serviço do altar. Expressam recolhimento,devoção e oração. As mãos juntas com dedos entrelaçados pertence à devoção particular.
b) Mãos elevadas ou estendidas: Cesto do Celebrante nas orações presidenciais das Coletas, Prefácios e Orações Eucarísticas. Expressa louvor, invocação, aquele que ora mediando entre Deus e os homens. Elevar as mãos as alturas simbolizam o divino: o Celebrante ao mesmo tempo que eleva as preces, invoca os auxílios divinos.
c) Impor as mãos: Sinal de bênção e de reconciliação, de transmissão. do Dom do Espírito Santo, gesto de consagração. Esse gesto é expresso no momento da consagração eucarística, na unção dos enfermos, nas ordenações diaconal, presbiteral e episcopal, nas profissões religiosas.d) Dar as mãos: Sinal de saudação fraterna, de unidade, de compromisso sagrado, de consentimento. Dar as mãos no Pai-Nosso é um gesto que vem se imprimindo na Liturgia, mas que não faz parte do usual dessa oração litúrgica.
e) O sinal da cruz: Desde início do século III, é mencionado como sinal de consagração do cristão ao Cristo. Era traçado à maneira que fazemos sempre antes da leitura do evangelho (persignação). O grande sinal da cruz sobre todo o corpo, acompanhado de invocação Trinitária, é do século VII e professa a fé no poder vitorioso da paixão do Senhor ressuscitado. Tocando a fronte, o peito e os ombros declaramos que todo o nosso pensamento, vontade e ação se desenvolvem em nome da Trindade.
b) Mãos elevadas ou estendidas: Cesto do Celebrante nas orações presidenciais das Coletas, Prefácios e Orações Eucarísticas. Expressa louvor, invocação, aquele que ora mediando entre Deus e os homens. Elevar as mãos as alturas simbolizam o divino: o Celebrante ao mesmo tempo que eleva as preces, invoca os auxílios divinos.
c) Impor as mãos: Sinal de bênção e de reconciliação, de transmissão. do Dom do Espírito Santo, gesto de consagração. Esse gesto é expresso no momento da consagração eucarística, na unção dos enfermos, nas ordenações diaconal, presbiteral e episcopal, nas profissões religiosas.d) Dar as mãos: Sinal de saudação fraterna, de unidade, de compromisso sagrado, de consentimento. Dar as mãos no Pai-Nosso é um gesto que vem se imprimindo na Liturgia, mas que não faz parte do usual dessa oração litúrgica.
e) O sinal da cruz: Desde início do século III, é mencionado como sinal de consagração do cristão ao Cristo. Era traçado à maneira que fazemos sempre antes da leitura do evangelho (persignação). O grande sinal da cruz sobre todo o corpo, acompanhado de invocação Trinitária, é do século VII e professa a fé no poder vitorioso da paixão do Senhor ressuscitado. Tocando a fronte, o peito e os ombros declaramos que todo o nosso pensamento, vontade e ação se desenvolvem em nome da Trindade.
f) Persignação: Forma ligada à proclamação do Evangelho, com este sinal pedimos a Deus que a força da mensagem de Cristo penetre a nossa mente, nossa palavra e nossa vida. Iluminando nossa inteligência para compreendermos; que possamos professar a nossa fé e agir de acordo com ela.
B) SAUDAÇÃO DA PAZ : Com ele os fiéis imploram paz e unidade para toda Igreja e toda família humana, expressando o amor recíproco antes de participar da comunhão do único Pão. Suas diversas expressões: abraço, aperto de mão, beijo, inclinação de cabeça representa o efeito da presença de Cristo.
B) SAUDAÇÃO DA PAZ : Com ele os fiéis imploram paz e unidade para toda Igreja e toda família humana, expressando o amor recíproco antes de participar da comunhão do único Pão. Suas diversas expressões: abraço, aperto de mão, beijo, inclinação de cabeça representa o efeito da presença de Cristo.
D) ÓSCULO OU BEIJO:
É feita: quando se entra e se sai da Igreja (que tenha Ssmo.); ao passar em frente do Sacrário; junto com o celebrante na chegada e saída do altar (se nele estiver o Ssmo.). Na Missa se fazem três genuflexões : depois da elevação da hóstia, após elevação do cálice e antes da Comunhão.
C) ELEVAR OS OLHOS AO CÉU: Gesto que ocorre na primeira oração eucarística. Jesus em momentos solenes elevava os olhos ao céu, expressando sua íntima comunhão com o Pai. O homem é chamado a contemplar Deus face a face, e a Liturgia é um antegozo dessa contemplação.
G) SILÊNCIO: Leva a primeira atitude litúrgica : a escuta, que permite aos fatos litúrgicos falarem por si; leva a uma reflexão mais profunda. É o espaço de Deus. Sempre que houver o silêncio na celebração eucarística deve-se ter o seu sentido para que não se pense ser uma parada na celebração (o silêncio sagrado, após a comunhão, no primeiro Oremos da Coleta, no ato penitencial, após uma leitura ou homilia.)
H) REUNIR-SE EM ASSEMBLÉIA: A assembléia cristã é o maior gesto humano diante do apelo divino, que gera unidade e comunhão de um povo reunido em torno de um Único Deus, para celebrar as realidades sagradas do mesmo. Constitui um sacramento do próprio Cristo. A constituição de uma assembléia litúrgica é definida por: pessoas batizadas convertidas e em disposição de conversão contínua. O congregamento de assembléia é feita por Deus, em seu Nome, e não por motivações humanas .
H) REUNIR-SE EM ASSEMBLÉIA: A assembléia cristã é o maior gesto humano diante do apelo divino, que gera unidade e comunhão de um povo reunido em torno de um Único Deus, para celebrar as realidades sagradas do mesmo. Constitui um sacramento do próprio Cristo. A constituição de uma assembléia litúrgica é definida por: pessoas batizadas convertidas e em disposição de conversão contínua. O congregamento de assembléia é feita por Deus, em seu Nome, e não por motivações humanas .
I) LAVABO: Por ocasião da preparação das oferendas significando que somente com mãos puras e coração limpo nos podemos aproximar do Sacrifício Eucarístico. A expressão própria que acompanha o rito: "Lavai-me, Senhor, das minhas faltas e purificai-me do meu pecado". Os elementos próprios para esse gesto: bandeja, jarra de água e manustérgio. Possui significado penitencial.
J) PARTÍCULA DE HÓSTIA NO CÁLICE: Oração que precede o rito: "Esta união do Corpo e do Sangue de Jesus, o Cristo e Senhor nosso, que vamos receber, nos sirva para a vida eterna !". Nos primeiros séculos esse gesto era feito pela necessidade de reduzir os pedaços para a comunhão dos fiéis. Perdeu sua importância com a confecção das hóstias.) Significa a unidade das espécies consagradas, o Cristo Ressuscitado; e, a unidade de todos em um só pão que será repartido entre os irmãos.
K) BENÇÃO: Benefícios concedidos por Deus, as graças, os dons que são ofertados aos homens.
L) BENDIZER: Atribuir os benefícios recebidos àquele que os concedeu, louvar, enaltecer.
M) GOTAS DE ÁGUA NO VINHO: O vinho lembra a Redenção pelo sangue, ao passo que a água o povo de Deus nascido das águas do Batismo. Assim como as gotas de água colocadas no vinho somem totalmente, assim, no Sacrifício da Missa nós devemos entrar em Cristo, identificar-nos com Ele. O vinho simboliza Cristo e a água o cristão que se oferece juntamente com Cristo, como povo sacerdotal.
N) BATER NO PEITO: Sinal de humilde arrependimento feito por sacerdote e fiéis durante o "Confesso a Deus todo-poderoso...", por ocasião das palavras "por minha culpa...".
O) A GRANDE ELEVAÇÃO: Exprime, de modo solene, o movimento ascensional de oferta ao Pai pela mediação de Cristo pelo Espírito.
E) SOPRO: Simboliza a força, a ação do Espírito Santo que vivifica todas as coisas; representa a presença ativa de Deus, o sopro do Cristo ressuscitado. Expressa uma consagração, transmissão da força de Deus e de vida nova como se percebe na bênção dos óleos na Quinta-feira Santa.
F) GENUFLEXÃO: É um ato de adoração, por isso só é feita diante do Ssmo. Sacramento e da cruz em certas ocasiões não como adoração da mesma, mas do Senhor. Até a reforma conciliar havia dois tipos, a simples e a dupla, isto é, com um só ou com dois joelhos. A dupla foi abolida, mesmo diante do Ssmo. Indica humildade, submissão a outro.
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