" É tarefa da Catequese introduzir no significado e participação ativa, interna e externa, consciente, plena, frutuosa dos mistérios(sacramentos), celebrações, sinais, símbolos, ritos, orações e outras formas litúrgicas. Além do mais, a liturgia, por sua própria natureza, possui uma dimensão catequética. A catequese deve ser realizada em sintonia com o ano litúrgico" ( Diretório Nacional de Catequese 53b)
Aproximar a catequese e liturgia sem dúvida nenhuma é um grande desafio para os catequistas. A catequese, sem a liturgia, esvazia-se da dimensão do mistério e a liturgia sem catequese é carente no sentido e no conteúdo da fé.
No ano de 2011 fizemos na catequese um trabalho com alguns temas litúrgicos como: gestos, tempos, cores , objetos litúrgicos e espaço celebrativo além de promover encontros mais celebrativos. O nosso objetivo era aproximar os catequizandos da liturgia possibilitando a compreensão e gosto pela liturgia, sobretudo pela participação ativa e consciente nas celebrações eucarísticas.
Iremos postar ao longo deste mês sugestões de como tabalhamos aspectos litúrgicos com os catequizandos e algumas celebrações que foram realizadas na catequese.
Nenhum comentário:
Postar um comentário