quarta-feira, 24 de abril de 2013

O anúncio do anjo Gabriel a Maria- história bíblica para catequese

Gif de Anjinhos Sugestão de hoje para histórias bíblicas é sobre O anúncio do Anjo Gabriel a Maria. Nesta história devemos conscientizar os catequizandos a importância da obediência a Deus e a exemplo de Maria procurar sempre fazer a vontade de Deus em nossa vida.
 
Símbolo : Imagem de Maria
 
Acolhida:
Jesus era aquele que acolhia as pessoas com amor, olhava nos olhos, chamava pelo nome. Assim como Jesus devemos acolher os nossos catequizandos com alegria, procurando sempre motivá-los a amar a Deus e ao próximo. Perguntar a eles como foi o seu dia, sua semana, se estão felizes. Cante uma música animada com os catequizandos.
 
Motivação:
 
Levar algumas situações estranhas para que os catequizandos possam estar tendo que decidir o que fazer nestes casos por exemplo:
 
Hoje você terá que sair da casa de sua família para morar com uma outra família estranha. (perguntar aos catequizandos que resposta ele daria, iria ou não)
A partir de hoje você terá que sair do Brasil e ir morar no Paraguai sozinha. (que resposta você daria)
A partir de hoje você vai deixar de esudar em sua escola para ir para uma escola mais longe e detalhe você terá que ir a pé. (você aceitaria? Que resposta você daria?)
A partir de hoje você vai ter que comer somente chocolate. ( comer somente um tipo de comida será que não enjoa? Que resposta você daria)
 
Falar aos catequizandos: A medida que fui fazendo as perguntas estranhas vocês (catequizandos) foram ficando em dúvida em aceitar porque significava ter que deixar a família, a escola, os amigos... que situações dificeis não é mesmo! Mas conheço uma pessoa que também recebeu um pedido assim... no início meio estranho que ela não entendeu direito, mas depois ela confiou em Deus e disse seu sim e deu tudo certo! Vocês sabem de quem estou falando? Maria a mãe de Jesus. Para que possamos entender bem esta linda história bíblica vamos pedir a presença de nosso grande amigo Espírito Santo.
 
Oração inicial: (cantado) Abra minha inteligência Espírito Santo amigão/ acalma meus pensamentos, ilumina minha razão./ aumente com a catequese, o amor em meu coração/ por Jesus, pela mãe Igreja e é claro por meus irmãos.
 
História bíblica:
 
O anúncio do Anjo Gabriel a Maria (Lucas 1,26-38) 
 
 
 
O Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade chamada Nazaré para falar com uma jovem chamada Maria. Entrando onde Maria estava o anjo disse: "Ave Maria, cheia de graça o Senhor é convosco".
Maria ficou assustada pois não entendia o que significava essas palavras. O anjo então falou a Maria que não tivesse medo, pois Deus a tinha escolhido para ser a mãe do Salvador. Maria ficou preocupada como aconteceria isto pois ela não era casada, mas o anjo a explicou: " Você conceberá do Espírito Santo".
Então maria disse: " Eis a escrava do Senhor, faça-se segundo a vossa palavra." E o anjo afastou-se dela.
 
Para contar esta história foi confeccionado estes dois fantoches que iam sendo mostrados de acordo com que os personagens iam aparecendo na história.
 
 
 
 
Para os catequizandos refletirem o texto bíblico:
 
Texto: O texto bíblico será trabalhado através de encenação. Após contar a história chamar dois catequizandos um será Maria e  outro o Anjo. A medida que você for narrando eles irão encenando a história e no momento da fala específica dos personagens eles falam . ( dica- se esta história for contada para crianças bem pequenas, na hora da fala dos personagens você fala e elas repetem)
 
Contexto:
 
Na época em que se passou esta história as mulheres não podiam ter filhos sem ser casadas e Maria ainda não era casada. Foi por isso que no primeiro momento Maria não entendeu bem o pedido do anjo e até mesmo ficou com medo de aceitar aquele pedido. Ela até pensou : como poderá acontecer isso, se eu ainda não sou casada? Mas logo o anjo falou que o seu filho seria o filho de Deus, o salvador que o povo tanto esperava. E que aquele filho seria fruto do Espírito Santo.
 
Pretexto:
 
Perguntar aos catequizandos: Qual foi a resposta de Maria? A resposta de Maria foi sim... mesmo ela não entendendo ainda muito bem o que aconteceria com ela, ela confiou em Deus  aceitou a vontade Dele em sua vida.  Então Maria ficou grávida pela ação do Espírito Santo e nos deu o Salvador: Jesus.
 
Personagem em destaque desta história Maria: Maria foi obediente a Deus e nesta história podemos aprender com ela uma virtude : a obediência. Maria obedeceu até o fim a Deus e devemos aprender com ela que seremos também felizes se aprendermos a obedecer a Deus , aceitar a sua vontade a Deus . E assim como somos obedientes a Deus devemos também ser obedientes aos nossos pais, avós, professores, catequistas a todos os mais velhos. Maria foi obediente e por isso todas as pessoas a louvam como rainha do céu e da terra. Ela é mãe de Jesus e também nossa mãe.
 
 
Compromisso: Devemos lembrar sempre de Maria com amor e respeito: ela é a mãe de Jesus e nossa mãe também. Todos os dias lembre sempre dela com carinho e a louve rezando sempre a oração da Ave-Maria.
 
Oração final: De forma espontânea incentivar os catequizandos a rezarem louvando Maria.
 
 
Gif de AnjinhosGif de AnjinhosGif de AnjinhosGif de Anjinhos Gif de AnjinhosGif de Anjinhos
 

2 comentários: