sexta-feira, 23 de março de 2012

Renovação das promessas de batismo

Para os catequizandos de a partir de 10 anos realizamos uma celebração de Renovação de Batismo.  Refletimos sobre o que é e a importância do Batismo. Entendemos os símbolos e o rito do Batismo, meditamos a Palavra e ao final renovamos as promessas batismais.



Renovação dos compromissos batismais


Mantra: Onde reina o amor, fraterno amor, onde reina o amor, Deus aí está!

Motivação sobre a importância do batismo: Entra uma faixa com a inscrição: “Batismo, fonte da vocação e missão”.

Invocação do Espírito Santo (cantado)



Anseia a minha alma por ti

Espírito por ti
Espírito Santo consolador
Me envolve e me acalma
Transborda o meu coração de amor
Espírito de amor
Espírito Santo doce presença
Vem me abraçar
Ó vem, Espírito!
Ó vem, Espírito!
Invade o meu ser
Vem morar em mim
Espírito Santo!
Amado de minha alma! 
Amado de minha alma





Lembrança do nosso batismo: convidar os participantes a uma recordação de elementos importantes do batismo: local da celebração, padrinhos, padre, símbolos do batismo, rito do batismo.
Palavra de Deus
Canto: Eu vim para escutar, tua Palavra, tua Palavra, tua Palavra de Amor!
Texto bíblico: João 3,1-8
Silêncio; meditação; partilha

Renovação das promessas do batismo
Dirigente: Pelo Batismo nos fez cristão. Por ele nascemos para a igreja, nossa mãe. Somos família de Deus. Queremos hoje, renovar as promessas do batismo . Revestidos de sua luz queremos viver e testemunhar o amor de Deus e o amor ao próximo.
Refrão: “Ó luz do senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós”.
Catequista: Irmãos e irmãs, pelo mistério pascal fomos, no Batismo, sepultados com Cristo para vivermos com Ele uma vida nova. Por isso renovamos as promessas do nosso Batismo, pelas quais renunciamos ao mau e prometemos servir a Deus em sua Igreja.

Catequista: Para viver na liberdade dos filhos e filhas de Deus, renunciais ao pecado? Catequizandos: Renuncio.
Catequista: Para viver como irmãos e irmãs, renunciais a tudo que possa desunir, para que o pecado não domine sobre vós?
Catequizando: Renuncio.
Catequista: Para seguir Jesus Cristo, renunciais ao demônio, autor e princípio do pecado?
Catequizando: Renuncio.
Catequista: Credes em Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra?
Catequizando: Creio.
Catequista: Credes em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e na vida eterna?
Catequizando: Creio.
Catequista: Credes no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição dos mortos e na vida eterna?
Catequizando: Creio.
Catequista: Promete ser cristãos autênticos, viver em comunidade como Jesus viveu?Catequizando: Prometo.

Catequista: Se querem viver a fé, vocês podem estar seguros da vida eterna.  Deus os faça mais firmes na fé, fortes na esperança e seguros na caridade, com a proteção de Maria. Assim consagremos agora nossas vidas a mãe de Jesus e nossa mãe.

Catequizandos: Maria, minha querida mãe, coloca a tua mão sobre a minha cabeça, guarda minha mente, meu coração, e todo o meu ser. Educa os meus sentimentos, para que eles sejam sempre puros. Santifica meus pensamentos, palavras e ações, a fim de que eu possa estar sempre em comunhão com Teu Filho Jesus. Daí-nos tua Bênção, ó Mãe querida, e cobre-nos com teu manto.

Unção : Óleo perfumado é sinal da vida nova, da força do alto para a missão, da disponibilidade para espalhar no mundo o “bom perfume de Cristo”. Fazendo a experiência do perfume, um unge a fronte do outro, em silêncio. (fundo musical)

Canto: Sim, eu quero que a luz de Deus que um dia em mim brilhou,/jamais se esconda e não se apague em mim o seu fulgor./Sim, eu quero que o meu Amor ajude o meu irmão /a caminhar guiado por tua mão. Em tua lei, em tua luz, Senhor!


 



2 comentários: