quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Advento- sugestões de dinâmicas

Postarei duas sugestões de dinâmicas utilizadas na catequese para falarmos sobre o Tempo do Advento com os catequizandos. A primeira foi utilizada com os catequizandos de 03 a 09 anos e a segunda utilizamos com os catequizandos a partir de 10 anos.
Material necessário: uma boneca tipo bebezinho e um calendário litúrgico. (esta dinâmica é para catequizandos de 03 a 09 anos)
Perguntar aos catequizandos :
  • Quando uma mulher está grávida o que ela faz para preparar tudo para a criança que vai chegar? (ela compra o enxoval, arruma o quartinho do bebê, escolhe um nome, vai ao médico, faz ultrassom para saber se é menino ou menina). A mamãe se prepara para a chegada do bebê.
  • Mas será que é só a mamãe que se prepara? Claro que não toda a família prepara... o papai, os irmãos, os avós, os tias toda a família. E é uma alegria só, pois a família vai ganhar um novo membro. Que alegria!
O tempo do Advento é este tempo de espera... um tempo em que nos preparamos e esperamos o nascimento de um bebezinho muito especial e este bebezinho é Jesus. Um tempo em que devemos conhecer mais um pouquinho sobre Maria, pois Ela foi escolhida para ser a mãe de Jesus. Ver que Jesus nasceu humilde em uma gruta de Belém. Neste tempo somos chamados a conversão. Utilizamos a cor roxa e no terceiro domingo chamado Domingo da Alegria utilizamos a cor rosa/róseo .No Advento celebramos a chegada de Jesus.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Material necessário:  a figura de um sol, folhas de sulfite, tesouras e pincel hidrocolor. (dinâmica a partir de 10 anos).
 
Desenvolvimento:
 
  • Divida o grupo  em duplas e entregue a cada uma folha sulfite, tesoura e pincel hidrocolor. Peça que cada um desenhe o pé do outro participante no sulfite e recorte. Após recortar o pé pedir que cada um escreva algo que espera (sentimentos, desejos etc). Após isso peça que o catequizando coloque a pegada no chão ( não importa a posição).
  • Peça que os catequizandos observem as pegadas e reflita o texto bíblico: João 8,12): “Jesus voltou a falar com as pessoas dizendo: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não caminhará no escuro, mas sim terá a luz da vida.”
  • (Mostrar o sol para os catequizandos) Falar com os catequizandos: assim como o sol ilumina, dá luz e calor Jesus é a luz da nossa vida. E no natal Jesus nasceu para trazer a luz para o mundo que andava nas trevas. Advento quer dizer chegada: é o tempo em que nos preparamos para celebrar o nascimento de Jesus. É como um caminho que trilhamos durante 4 semanas ao encontro de Jesus que nasce para nos dá a salvação. Este é um tempo em que usamos a cor roxa e no terceiro domingo a cor rosa, não cantamos o Glória e ficamos vigilantes na expectativa de celebrar o natal. É um tempo que se valoriza a pessoa de Maria, São João Batista e o profeta Isaias. O principal símbolo deste tempo é a coroa do Advento. Este tempo marca o início do ano litúrgico.
  • Então como vamos viver este belo tempo de nossa Igreja? Será que chegaremos em algum lugar com as pegadas deste jeito? O que devemos fazer para irmos ao encontro de Jesus neste advento? ( incentivar os catequizandos a arrumarem as pegadas em direção ao sol e falar que no Advento devemos nos esforçar na nossa preparação: refletindo mais sobre o nascimento de Jesus, participando das novenas, lendo a Palavra, intensificando nossa participação na Igreja).
  • Advento é um tempo que disperta o sentimento de esperança e expectativa pelo novo que vai chegar. Por isso vamos ler nas pegadas que vão em direção ao sol, que representa Jesus, o que esperamos para este Advento. (ler aquilo que os catequizandos escreveram).
     
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

5 comentários:

  1. Muito lindo amei vai me ajudar muito na minha catequese, obrigado. Paz de Jesus!

    ResponderExcluir
  2. 👏🏼👏🏼👏🏼🌞 espetacular ...
    Gostei das duas ... E vou usar com os catequizandos de 14 e 15 ... Eles vão amar Tbm ❤️🙏🏻
    Obrigada !

    ResponderExcluir
  3. Adorei!! Vou fazer com meus crismandos

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo, vou fazer com meus catequizandos ...

    ResponderExcluir