domingo, 25 de maio de 2014

Salve Rainha explicada

Salve, rainha, mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa! Salve!

Na oração encontramos a palavra “salve”, que expressa uma saudação a Maria, seguida pela palavra “rainha”. Esta palavra não quer dizer que Nossa Senhora é uma autoridade, alguém que está em posição elevada, mais distante, como as rainhas da terra. Maria é vida, é doçura, é esperança. Maria é aquela mãe a quem podemos procurar em todos os momentos de nossa vida, que sempre nos socorrerá com amor, com misericórdia.
 
A vós bradamos, os degredados filhos de Eva

Com essa frase você pede que Maria o auxilie. “Bradar” quer dizer pedir socorro, suplicar; e “degredados” são aqueles que não têm liberdade, que vivem afastados de sua gente, de seu país, que são oprimidos.Maria, a mãe que a Trindade nos entregou. Maria que disse “sim” a Deus.Eva, como você já deve saber, foi a mulher de Adão. Os dois formaram o primeiro casal humano criado por Deus. Como Eva deu origem a toda a humanidade, nós também, indiretamente, somos filhos dela.

A vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas.

Continuando sua prece a Maria, você diz que deseja muito o seu auxílio (suspiramos por ele). Como na Terra não estamos tão bem quanto estaríamos se estivéssemos definitivamente junto a Deus, falamos palavras tristes como “gemer”, “chorar” e “vale de lágrimas”. São as dificuldades, as dores, as tentações, que muitas vezes temos de enfrentar em nossa vida.

Eia, pois, advogada nossa,

“Eia” é uma palavra que serve para animar, para estimular, assim como quando dizemos “vamos em frente”. Maria sempre pode nos ajudar, então ela é para nós uma advogada, que nos defenderá e nos recomendará a Deus.

Esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei!

Você pede, com esta frase, que Maria volte para você seus olhos cheios de piedade, graça e perdão. “Voltar (ou volver) os olhos” significa ajudar, auxiliar. Ela nos guarda e protege.

E depois deste desterro,

“Desterro” quer dizer solidão, lugar longe da pátria, isolamento. Isso significa que, aqui na Terra, ainda não conseguimos construir nossa verdadeira pátria. Assim, “depois deste desterro” é depois de vivermos aqui de forma a merecer a vida eterna; isto é, após nossa passagem da Terra para o Céu.

mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre,

Nesta frase continua nosso pedido a Nossa Senhora: que ela nos mostre e nos mantenha firmes e corajosos, seguindo sempre os ensinamentos de seu filho, Jesus.

Ó clemente, ó piedosa, ó doce, sempre Virgem Maria!

Você, ao dizer estas palavras, está se referindo às qualidades de Maria, piedosa, doce, clemente, isto é, que tem piedade, doçura e bondade.

Rogai por nós, santa mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.
 
É a oração da salve-rainha com um último pedido a Maria: que ela nos recomende ao seu Filho, Jesus. Só assim poderemos receber o que Deus nos prometeu: um lugar no seu Reino.“Amém”, palavra que aparece no final de todas as orações, significa “assim seja.
 
A Salve Rainha  é uma oração de súplica à Nossa Senhora e usa muitas expressões figurativas, manifestando a dor, a solidão das pessoas que muitas vezes estão sofrendo. A princípio, parece um tanto difícil, porque algumas de suas expressões não são empregadas com freqüência na nossa linguagem comum. A oração da salve-rainha é muito antiga. A frase que diz "ó clemente, ó piedosa, ó doce, sempre Virgem Maria!" foi escrita por são Bernardo, no século XII..

Nenhum comentário:

Postar um comentário