segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Celebração com pais e padrinhos- Crisma


No último dia 21 de outubro aconteceu em nossa Paróquia de Nossa Senhora da Conceição a crisma. Em preparação  à crisma realizamos algumas celebrações com motivações crismais. Dentre elas realizamos uma celebração com a família e os padrinhos. O ambiente escolhido foi a casa dos crismandos. Realizamos uma visita em todas as casas de nossos crismandos e procuramos conscientizá-los do valor e importância deste sacramento. Foi uma experiência muito rica e válida para nós. Postaremos o modelo da celebração e algumas fotos das visitas realizadas:


Celebração com inspiração crismal: familiares, padrinhos e crismandos

(O catequista acolhe a todos , fala do objetivo da celebração e da alegria de está reunido em família para celebrar este momento tão importante)

Mantra: Oh, luz do Senhor que vem sobre a terra, inunda meu ser permanece em nós! (2X)

Invocar a Santissima Trindade ( pode ser falado ou cantado)

Catequista: A crisma é um momento especial na vida deste jovens que decidiram se comprometer com a Igreja. Os pais e padrinhos também participam da alegria de acompanhar este jovem (dizer o nome) no caminho da preparação para a crisma. Mas é preciso que pais e padrinhos também sejam testemunhos de cristãos. Oremos juntos, invocando a luz do Espírito Santo.

Oração inicial: Espírito Santo, dai-nos o dom da sabedoria, a fim de que saibamos escolher o caminho de Cristo; dai-nos entendimento, para que possamos acolher o amor do Pai; dai-nos o dom do conselho, para decidirmos pela verdade e pela justiça; dai-nos a fortaleza, para sermos fortes nos momentos dificeis; dai-nos o dom da ciência, para conhecermos a beleza do mundo e reconhecermos que tudo vem de Deus; dai-nos o dom da piedade, para sermos capazes de rezar na hora da angústia e da esperança; dai-nos o dom do temor de Deus, para respeitamos e reconecermos o amor e a grandeza de Deus-Pai sobre todas as coisas. Vinde, Espírito Santo, ficai conosco  e derramai em nós as vossas bençãos. Em nome de Jesus. Amém.

Canto:
Vem Espírito Santo vem, vem iluminar (2X)
Nossas famílias vem iluminar/ esta família vem iluminar/ nossos crismandos vem iluminar/ toda a Igreja vem iluminar.
Vem Espírito Santo vem, vem iluminar .(2X)

Catequista: O Batismo é o primeiro sacramento da iniciação cristã. Pelo Batismo a pessoa se torna cristão e passa a fazer parte da família de Cristo: a Igreja.Ela recebe o Espirito que dá a vida.  Na Eucaristia o cristão passa a ser alimentado no caminho da vida, para se fortificarem e crescerem na fé. O corpo, sangue, alma e divindade de Cristo , dão sustento ao seguidor de Cristo. Na Crisma há a confirmação do Batismo, e através dele o cristão recebe o Espírito para o fortalecimento e a maturidade na fé.

Para conversar (aos crismandos) : O que a crisma? A partir do momento em que você receber o sacramento da crisma o que vai ocorrer em sua vida?

Palavra de Deus:
Canto de aclamação: " Estaremos aqui reunidos como estavam em Jerusalém, pois só quando vivemos unidos é que o Espírito Santo nos vem."
Texto bíblico: Ez 36,25-27

(Fazer uma breve reflexão bíblica ; importante envolver a todos os participantes para que também meditem o texto)

Canto:

Conheço um coração tão manso, humilde e sereno./  Que louva ao Pai por revelar Seu Nome aos pequenos. /Que tem o Dom de amar, que sabe perdoar/ e  deu a vida para nos salvar!
Jesus, manda Teu Espírito, para transformar meu coração (2x)
Ás vezes no meu peito bate um coração de pedra./  Magoado, frio, sem vida, aqui dentro ele me aperta./  Não quer saber de amar, nem sabe perdoar/ quer tudo e não sabe partilhar.
Jesus, manda Teu Espírito, para transformar meu coração (2x)
Lava, purifica e restaura-me de novo./  Serás o nosso Deus e nós seremos o Seu povo./  Derrama sobre nós, a água do amor/o Espírito de Deus nosso Senhor!
Jesus, manda Teu Espírito, para transformar meu coração (2x)

Para conversar:
Aos crismandos: como seu padrinho/madrinha e seus pais pode ajudar no seu crescimento espiritual?
Aos padrinhos/madrinhas e pais: o que vocês acham que o cristão atual deve fazer para testemunhar Jesus Cristo no cotidiano?

Catequista: Cada vez que renovamos as promessas do nosso Batismo renovamos o compromisso de renunciar ao mal e crer em Deus, fonte do bem. Vamos então crismandos, pais, madrinha/padrinho e catrequistas fazer a renovação das promessas do batismo:

Catequista: Para viver na liberdade de filhos e filhas de Deus, renunciais ao pecado?
Todos: Renuncio

Catequista: Para viver como irmãos e irmãs, renunciais a tudo o que vos possa desunir, para que o pecado não domine sobre vós?
Todos: Renuncio

Catequista: Para seguir Jesus Cristo, renunciais ao demônio, autor e princípio do pecado?
Todos: Renuncio

Catequista: Credes em Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra?
Todos: Creio

Catequista: Credes em Deus, Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e subiu ao céu?
Todos: Creio

Catequista: Credes no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição dos mortos e na vida eterna?
Todos: Creio

Oração final: Oração espontânea
Pai-nosso e consagração dos crismandos e familiares a Maria ( a consagração pode ser cantada)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um comentário: