domingo, 30 de outubro de 2011

Leitura Orante na catequese

A catequese tem como finalidade introduzir os catequizandos  a uma justa compreensão da Bíblia e à uma leitura que dê frutos, permitindo as eles  descobrir a verdade divina que a Bíblia  contém e que suscite no coração dos mesmos uma resposta a mensagem de Deus.

Pensando neste desafio que temos como catequistas e ao apelo de nossa Igreja para que a catequese seja bíblica o nosso núcleo de catequese implantou o método na catequese que tem como base a Leitura Orante da Bíblia. O método que usamos é um método que já é utilizado na Diocese de Caxias do Sul- Paróquia de Santa Tereza.
Aqui vai a sugestão de como é realizado este método.O método é assim estruturado:
1.Acolhida-(Assentados)  Este  é o momento de acolher as crianças que chegam e de fazer recordação da vida com os fatos que os mesmos viveram durante a semana.Momento de verificar os compromissos que foram propostos no encontro anterior e fazer a oração inicial. Colocar o VER em destaque. Nesta parte do encontro as crianças são motivadas para o tema do dia - Esta parte do encontro representa os ritos iniciais da missa.

2.Mesa da Palavra:(em pé)  Após a acolhida o grupo se dirige a Mesa da Palavra. Todos permanecem em pé para escutar a Palavra.Então é feito:
  • Sinal da cruz( usar água benta lembrando o batismo)
  • Canto de aclamação e acendimento da vela
  • Leitura da Palavra do dia por um catequizando. A leitura deve ser feita mais duas vezes- a primeira por um outro catequizando e a outra pelo catequista destacando pontos marcantes so texto
  • Finalmente beijar a bíblia como gesto de veneração a Palavra. Este momento do encontro representa a LIturgia da Palavra da missa.
3. Ao redor da mesa:(assentados) Momento de reconstruir o texto, contexto e pretexto da Palavra.
No texto relembrar palavras, frases, textos e significados que mais chamaram atenção. No contexto reconstruir o cenário da época, personagens, expressoes e costumes do tempo de Jesus. No pretexto atualizar o texto bíblico para os dias atuais, mostrando aos catequizandos para que serve a Palavra de Deus na vida deles, tudo isso com a participação dos catequizandos.
Para todo encontro deve ser escolhido um símbolo especifico que fale algo sobre o tema e deve ser utilizado também recursos diversificados e criativos evitando que o encontro se torne mero ritualismo.
Momento de distribuir tarefas e compromisso da semana.
Este momento o catequista estabelece uma relação de partilha de conhecimento, onde ele não apenas ensina mas  também aprende com os catequizandos. Este momento na catequese representa a Liturgia Eucarística na missa.

4. Oração final:(em pé)-Momento dedicado a oração . Ao redor da mesa da Palavra os catequizandos através de preces espontâneas, músicas , salmos fazem a oração sobre o tema desenvolvido.Este momento representa os ritos finais da missa.

Sugestões para que esse método tenha êxito:
Fazer uso de recursos como vídeos, DVDs, visuais;
Usar jogos e  dinâmicas- seja criativo;
Cuidar do espaço celebrativo- espaço deve ser arejado e alegre, sem muitos cartazes e quadro negro(catequese não é escola)- não poluir o visual focar em Jesus e na Palavra de Deus;
Providenciar para que a sala de catequese tenha uma mesa da Palavra, com toalha de acordo com o tempo litúrgico;

Providenciar vela, flores e água benta(recordação do Batismo);
Na sala deve ter imagem de Jesus ou um crucifixo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário