domingo, 30 de outubro de 2011

Nossa Senhora do Brasil

Neste mês de outubro a Igreja do Brasil está em festa, pois comemora o dia da Padroeira do Brasil. No coração dos brasileiros Maria ocupa lugar de mãe amorosa que olha e cuida com carinho de seus filhos. Contemplando a vida de Nossa Senhora aprendemos a obediência a Deus, o silêncio para escuta da voz de Deus e o amor a Jesus.
A sua história tem o seu início em meados de 1717, quando chegou a Guaratinguetá a notícia de que o conde de Assumar,governador da então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, iria passar pela povoação a caminho de Vila Rica (atual cidade de Ouro Preto), em Minas Gerais.
Os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram as suas redes no rio Paraíba do Sul para pescar um peixe para o ilustres visitante. Depois de muitas tentativas infrutíferas e já sem esperança, João Alves lançou a sua rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em nova tentativa apanhou a cabeça da imagem. Envolveram o achado em um lenço e, animados pelo acontecido, lançaram novamente as redes e obtiveram uma grande pesca.
Durante quinze anos a imagem permaneceu na residência de Felipe Pedroso, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para orar. A devoção foi crescendo entre o povo da região e muitas graças foram alcançadas pela intercessão de Maria.Cada mais pessoas vinham rezar aos pés da imagem encontrada no Rio Paraiba. 
 A família construiu um oratório, que logo se mostrou pequeno. Por volta de 1734, o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de Julho de 1745. Diante do aumento no número de fiéis, em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior - a atual Basílica Velha.
No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da imagem para rezar com a Senhora "Aparecida" das águas.
A 8 de Setembro de 1904, a imagem foi coroada, solenemente, por D. José Camargo Barros. No dia 29 de Abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. Vinte anos depois, a 17 de Dezembro de 1928, a vila que se formara ao redor da igreja no alto do Morro dos Coqueiros tornou-se Município. Em 1929, Nossa Senhora foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial, por determinação do Papa Pio XI. [fonte: wikipedia]
Neste dia também comemoramos  o dia das crianças. A alma do nosso ministério, o qual dedicamos todo o nosso amor e cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário