segunda-feira, 11 de março de 2013

O coração cheio de Jesus é mais feliz- história

 

Boneco de massinha
Postaremos aqui uma sugestão muito legal de uma história que você pode contar para os seus catequizandos sobre o coração que tem Cristo é muito mais feliz. Boa sugestão para ser usada neste tempo da quaresma onde somos chamados a converter nosso coração a Jesus.

 

(Mostre para os catequizandos um coração triste, todo remendado, doente)
 
Olhem para este coração como ele está? Está todo machucado, doente, olha a cara dele está muito triste. Mas será porque ele está triste assim? ( deixar os catequizandos responderem).
Ele está assim sujo por causa do pecado. Ele deixou o mal entrar e fez algumas coisas que não agradam a Deus. Sabe crianças ele tem um mal terrível: o mal de não saber perdoar e o mal de não pedir perdão. Sabe de quem é este coração? É daquelas pessoas que fogem da graça e do amor de Deus, preferem viver longe da presença de Deus, preferem ficar perto do pecado. Vocês sabem de que este coração está cheio?
 

 
 
 
( Mostre o coração e na medida que vai falando vai tirando as palavras de dentro do coração)
 
Desobediência: Este coração está cheio de malcriações. Não gosta de obedecer a ninguém. Não sabe honrar o pai e a mãe e também os mais velhos. A palavra de Deus nos diz que se queremos ter uma vida abençoada devemos obedecer nossos pais e ai viveremos felizes no mundo. Mas não só os nossos pais, mas principalmente aos ensinamentos de Deus. Mais que pena esse coração não aprendeu e vive a desobedecer a Deus e as pessoas.
 
Raiva: Esse coração guarda também a raiva dentro dele. A Palavra de Deus nos diz que se no coração não tem amor de nada adianta. Mas este coração ao invéz do amor prefere ter raiva das pessoas, não perdoa aqueles que o ofendeu e o pior a raiva que ele guarda só machuca a ele mesmo. Veja como ele está cheio de curativo. Tudo culpa da  raiva que ele insiste não deixar  sair de dentro dele.
 
Fofoca: Outra coisa que este coração está cheio também é de fofoca. Hum... tem gente que adora fazer fofoca e apontar os erros dos outros. A Palavra de Deus nos diz que devemos ter cuidado com a língua, com as coisas que a gente fala. Mas parece que este coração não aprendeu isto e vive a fazer fofocas por  ai!
 
Tristeza: A tristeza esta é consequencia de um coração que não deixa o amor de Deus entrar em sua vida. Olha a cara deste coração como está... isso mesmo triste. Tem pessoas que ficam sempre triste e não compreendem que essa tristeza é tristeza de quem não abre o coração para a alegria de Deus entrar na sua vida.
 
 
 Mas quando o coração se arrepende, pede perdão a Deus e aceita o perdão de Deus a graça de Deus entra em nossa vida tudo se renova. Ai o coração fica assim lindo, brilhante, pois a Palavra de Deus nos diz que: Agora ele é uma novo coração, Deus perdoou os seus pecados e tudo é diferente.( Mostrar o coração  alegre) As coisas que o coração tinha dentro dele Jesus jogou fora e você sabe o que Jesus colocou dentro deste coração? (Deixar os catequizandos falarem o que tem dentro do coração agora).
 

 
 
 
Vamos ver o que ele tem agora? ( Ir retirando as palvras de dentro do coração) .
 
Amor: O coração que deixa Jesus morar lá é cheio de amor, porque o próprio Deus é amor. Então por amor começamos a ser obedientes, amigos, perdoamos a quem nos ofendeu.
 
Perdão: Agora este coração está cheio também de perdão; Jesus nos ensina em sua oração que devemos perdoar a quem nos ofende assim como Deus nos perdão. Então com o coração cheio de perdão não guardamos ódio e mágoa das pessoas e ficamos mais felizes.
 
Paz: Este coração está cheio de paz, ele está tranquilo, pois sabe que nada precisa temer pois Jesus está com ele. Sabe que seus pecados estão perdoados e que o seu destino é o céu, a começar aqui mesmo.  
 
Alegria: Jesus é maravilhoso... Ele preencheu todo o vazio deste coração e agora ele está realmente feliz. Ele recebeu o perdão de Deus e está verdadeiramente alegre.
 
 
Será que nascemos para ficar com um coraçãozinho triste cheio de pecado ? Jesus o nosso amigo fiel deu a sua vida na cruz para nos salvar, não precisamos mais ficar com o coração cheio de pecado porque Deus nos concede o perdão. Ele ressuscitou para nos dá a vida. E ai você aceita o perdão de Deus e a graça de Deus em sua vida? Vamos conversar com Jesus... ( terminar fazendo uma oração espontânea, deixe o Espírito Santo guia-lo)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário