domingo, 29 de janeiro de 2012

As cores litúrgicas- sugestão de dinâmicas

Para os catequizandos do 2º turno ( a partir de 10 anos) utilizamos uma dinâmica para apresentar as cores que são utilizadas na liturgia.

Material necessário: placas de E.V.A ou papel cartão colorida e fitas de TNT com as cores litúrgicas.

Desenvolvimento:
  • Qual a cor que você mais gosta? (deixar que alguns catequizandos falem as suas preferências). Cada um tem uma cor preferida: para mim o azul pode ser lindo, mas para o outro a cor de sua preferência pode ser o amarelo. Isso depende da influência que a cor exerce sobre cada um.
  •  Dizemos que algumas cores despertam sentimentos e por isso sempre quando vemos aquela cor fazemos associação a este sentimento. (Mostrar as placas coloridas e ir pedindo aos catequizandos para falar o que aquela cor desperta neles)
Placa vermelha: amor, paixão, mas também pode significar raiva.
Placa verde:  esperança, vida, natureza
Placa preta: morte, luto
Placa rosa: cor associada a mulher, romance
Placa azul : cor associada ao homem, tranquilidade
Placa branca : paz
Placa amarela: alegria, luz, calor
Placa laranja: confiança, prosperidade

  • Assim como no nosso dia-a-dia as cores influenciam nossos sentimentos a Igreja também utiliza de cores na liturgia .Cada cor utilizada na liturgia possui um significado e as diferentes cores visam manifestar externamente o caráter dos mistérios celebrados .
  • (Entregar a cada catequizando uma faixa de TNT com uma cor da liturgia , dividir as equipes de acordo com as cores ). Para conhecer as cores você vai pedir que cada equipe fale o nome das cores que eles tem na mão. Falar que estas cores são as cores utilizadas na liturgia, de acordo com o tempo litúrgico que a Igreja está vivendo e estas mesmas cores são utilizadas em todas as igrejas em qualquer parte do mundo.
  • Perguntar aos catequizandos o que esta cor desperta nelas. (sempre partir dos sentimentos dos catequizandos para depois ir para a explicação ) . Cada uma destas cores representam um significado, uma simbologia e agora vocês vão demonstrar através de gestos ou mímicas o que esta cor litúrgica representa na liturgia. (entregar a cada equipe a explicação sobre a simbologia da cor liturgica que ele representa e estes terão que usar a criatividade e através de um gesto mostrar esta simbologia).
  • Após cada apresentação o catequista fala sobre em que tempos e em que festas são utilizadas a cor litúrgica que foi apresentada.
 

  • No rosa/róseo acrescentar a informação que esta cor significa alegria, dentro de um tempo destinado a penitência.

Um comentário: