Follow by Email

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Catequese Santo Antônio e liturgia


" É tarefa da Catequese introduzir no significado e participação ativa, interna e externa, consciente, plena, frutuosa dos mistérios(sacramentos), celebrações, sinais, símbolos, ritos, orações e outras formas litúrgicas. Além do mais, a liturgia, por sua própria natureza, possui uma dimensão catequética. A catequese deve ser realizada em sintonia com o ano litúrgico" ( Diretório Nacional de Catequese 53b)

Aproximar a catequese e liturgia sem dúvida nenhuma é um grande desafio para os catequistas. A catequese, sem a liturgia, esvazia-se da dimensão do mistério e a liturgia sem catequese é carente no sentido e no conteúdo da fé.
No ano de 2011 fizemos na catequese um trabalho com alguns temas litúrgicos como: gestos, tempos, cores , objetos litúrgicos e espaço celebrativo  além de promover encontros mais celebrativos. O nosso objetivo era aproximar os catequizandos da liturgia possibilitando a compreensão e gosto pela liturgia, sobretudo pela participação ativa e consciente nas celebrações eucarísticas.

Iremos postar ao longo deste mês sugestões de como tabalhamos aspectos litúrgicos com os catequizandos e algumas celebrações que foram realizadas na catequese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário