domingo, 15 de janeiro de 2012

A Bruxa e o Palhaço- sugestão de encenação para catequese

Esta pequena encenação foi feita no mês da Bíblia para mostrar aos catequizandos a importância da Bíblia e o que ela pode fazer em nossas vidas quando abrimos o nosso coração para acolhê-la.


" Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, preparado para toda boa obra." ( 2 Timóteo 3, 16-17)




(Entra a Bruxa com o livro de magia na mão e o catequista incentiva  as crianças falarem  boa tarde com ela )
Bruxa: Boa só se for para vocês,  o que  esta tarde tem de boa, nem está chovendo!
Bruxa: (Gargalhada)- Agora ninguém me segura... vou poder fazer agora o que eu quiser, as maldades que eu quiser. Vocês sabem por que crianças xexelentas?
Bruxa: Eu consegui este livro hipermegaultrapoderoso, e agora estou muito poderosa, vou poder transformar crianças que nem vocês boazinhas, que obedecem as mamães, que nunca falam palavrões em sapo... e essas catequistas então que ficam ensinado a ter boas ações, a perdoar a quem nos ofende, a amar até mesmo os nossos inimigos, pra estas a minha vingança saramalignica, vou transformá-las em baratas cascudas e depois vou esmagá-las com meu sapatos, assim( faz o gesto com os pés)
(A Bruxa fica folheando o livro, quando entra o palhaço com balões nas mãos)
Palhaço: Quem quer balão, quem quer comprar balões.
Boa tarde criançada , eu sou o Palhaço  Sorriso da Alegria de Jesus, podem me chamar de Palhaço Sorriso, estou vendendo balões.Quem quer comprar balões?
(A bruxa fica olhando de longe com a cara feia)
Palhaço: Os meus balões não são balões quaisquer, são balões especiais. Eu tenho o balão laranja da felicidade, rosa do perdão, o verde da esperança, o amarelo da amizade, o branco da paz e a cor que eu mais gosto o vermelho do amor de Deus. Viva Jesus!
Bruxa: Ai que nojo de você, só de te ouvir já fiquei com o meu estombro enjoado. Vou ser obrigada a fazer mais uma maldade. Vou ter que transformar este Palhaço bobão em um sapão, ou em uma lagartixa, ou quem sabe em uma perereca.
Palhaço: Olá Dona Bruxa porque este mau humor, até parece que andou chupando limão. Você não sabe que devemos ser felizes, fazer o bem para as pessoas.
Bruxa: Eu quero é fazer muitas maldades, ainda mais agora que eu tenho este livro de magia super poderoso... e vou começar por você seu Palhaço feioso! Asas de morcego, perna de barata transforme este  palhaço em uma ? (jogar papel picado no Palhaço)
Palhaço: Ai dona Bruxa, os seus feitiços comigo não funciona. Sabe por que? Por que eu tenho um livro muito mais poderoso que o seu. O meu livro foi escrito por muitos autores, mas todos eles inspirados pelo Espírito Santo, tem 73 livros em um único livro, sendo 46 no Antigo Testamento e 27 livros no Novo Testamento. Este livro ensina a fazer o bem, a fazer as pessoas felizes e assim também sermos felizes.
Bruxa: Deixa-me ver este livro. (A bruxa joga o livro fora e começa a folhear a Bíblia)
Palhaço: Sabe por que este livro é poderoso, porque ele ensina para nós a mais linda historia de amor, de um Deus que mesmo a gente pecando mandou para nós seu Filho único Jesus, que para nos salvar morreu na cruz. Mas Ele ressuscitou, está vivo e nos deixou o presente do Espírito Santo, que é que nos dá a alegria de ser de Jesus e fazer o bem.
Bruxa: (som no CD  de coração batendo) De repente estou diferente, estou sentindo um calor no meu coração, estou vendo tudo mais bonito e colorido. Uma vontade de fazer o bem para todos.
Palhaço: Ah! Dona bruxa você sabe o que é isto, é o milagre do amor de Deus. Quem acolhe a Palavra de Deus, coloca no seu coraçãozinho e deixa Jesus agir tem a vida transformada.
Bruxa: Mas que sensação boa, eu nunca senti antes uma coisa assim... eu achava que era feliz, mas agora que eu conheci a Palavra de Deus e principalmente encontrei Jesus eu me sinto hipermegaultrafeliz. Antigamente eu fazia uma maldade e na hora eu ficava feliz, mas logo depois me vinha uma enorme tristeza. Mas agora não, eu estou cheia da alegria e do amor de Deus, e isso é bom demais. Mas como eu faço para que esta alegria nunca passe?
Palhaço: Basta que você passe tempo com Jesus, converse com Ele e ouça o que Ele tem para te dizer, temos que desejar a amizade com Jesus, pois quando temos Jesus no coração nunca ficamos tristes. Para isto você tem que todos os dias meditar a sua Palavra, orar sempre e participar da missa todos os domingos. Jesus deseja de todo o coração ser seu amigo também!
Bruxa: A partir de hoje nada de feitiço, nada de fazer o mal, vou deixar de lado o que deixa as pessoas infelizes e vou somente espalhar o bem. Como estou feliz, tão feliz que vou até cantar. Mas para eu ficar mais feliz ainda, quero convidar todas vocês criançada linda de Jesus para cantar comigo.

(Chamar as crianças para cantar- Homenzinho torto)






Nenhum comentário:

Postar um comentário