sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Ano litúrgico- sugestão

No início do ano conversamos com os catequizandos sobre o Ano litúrgico e mostramos como ele é organizado( calendário litúrgico). A apresentação do tema foi feito na roda da conversa da seguinte forma:

Material necessário: Calendário, relógio e o calendário litúrgico.


Roda da conversa: (Sentar com as crianças em círculo fazendo uma grande roda da conversa).
  • Mostrar para as crianças um relógio e perguntar para que serve o relógio: ( para marcar o tempo) . No relógio podemos olhar as horas e organizar o nosso tempo de forma   a darmos conta de tudo durante o dia.Quantas horas tem um dia? (24 horas). Então Deus nos deu 24 horas para podermos fazer várias coisas: estudar, brincar, dormir, passear e também não podemos esquecer de reservar tempo para o Senhor nestas 24 horas. Na Bíblia está escrito há tempo para tudo!
  • Os dias, as semanas, os meses e o ano são organizados onde? (mostrar um calendário). O calendário nos mostra os dias, os meses, o ano. Temos 365 dias para sermos felizes. Durante todo ano acontece também muitos fatos importantes na nossa vida, muitas coisas alegres e algumas tristes. Temos 01 ano, com 12 meses e cada mês com 28, 30 e 31 dias  para vivermos lembrando que Deus nos ama e que nascemos para sermos felizes, verdadeiros vencedores.
  • Mas eu quero apresentar para vocês um outro calendário que organiza também o tempo , o ano (mostrar o calendário litúrgico). Este é o calendário litúrgico e ele organiza o Ano liturgico. No decorrer de um ano a Igreja celebra todos os acontecimentos da vida de Cristo: desde quando Maria ficou sabendo que seria a mãe do Salvador , nascimento, vida pública, paixão, morte , ressurreição e a sua subida para o céu.
  • O calendário civil nos mostra que temos 365 dias e no calendário litúrgico quantos dias temos? Temos os mesmos 365 dias, mas a diferença é que o ano civil começa em Janeiro e o ano liturgico começa no finalzinho de novembro  ou início de dezembro com a festa do advento(preparação do natal).(Ir explorando o calendário, mostrando para os catequizandos a sequência dos tempos litúrgicos, quando começa e termina o ano litúrgico)
  • Mas que forma tem este calendário? (Circular , forma de círculo) Vamos traçar vários círculos no ar. A gente percebe que o círculo sempre continua, sempre repete o mesmo movimento. No ano liturgico a cada ano celebramos o mesmos fatos da vida de Cristo, mas sempre de maneira diferente, pois a cada ano vamos aprendendo mais de Jesus e vamos ficando mais parecidos com Ele.
  • Quem está no centro deste calendário? É Jesus Cristo, pois cada acontecimento da vida de Cristo traz uma graça própria e nos ajuda a sermos como Ele é: bom, humilde, alegre, a perdoarmos a quem nos ofende etc.


Este calendário acompanhou a Catequese durante todo o ano: a cada mudança de tempo ou em uma festa importante na Igreja mostrávamos no calendário, já mostrando o símbolo do tempo, a cor, que fato da vida de Cristo era ressaltado no tempo litúrgico e a atitude que a devíamos ter no tempo litúrgico.

O Ano Litúrgico tem o seu valor pedagógico e catequético. A nossa capacidade humana é limitada e não nos permite penetrar de uma só vez toda a riqueza da obra de Cristo; então, a sua repetição nos ajuda a penetrar no mistério de Deus feito homem.









9 comentários:

  1. Parabéns pelo blog e pelo trabalhos postados aqui...
    usarei o seu modelo de calendário litúrgico em uma escola catequética neste sábado.
    Parabéns pela criatividade!!!

    Abço
    Silmara

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, querida Silmara, fique as ordens para usar as idéias. Fico muito feliz em dividir com os catequistas essas idéias. Abraços

    ResponderExcluir
  3. mto bom...obrigada pelas sugestões!
    CATEQUISTA PRISCILA
    ENG. BELTRÃO -PR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila é um prazer poder ajudar uma amiga catequista... afinal a nossa missão é mostrar aos catequizandos como é maravilhoso seguir a Jesus. Abraços

      Excluir
  4. Muito bom... adorei, Vou usa-lo no encontro. Obrigada por partilhar com nós catequistas. A paz de Jesus o Amor de Maria e a sabedoria do Espirito Santo estejam presentes em sua vida hoje e sempre. Deus a abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Sou de Ilha Grande do Piauí e indicarei o blog aos catequistas de minha paroquia

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostaria de agradecer por ter feito esse blog, tem me ajudado muito. Sou nova como catequista, muitas coisas estou aprendendo para passar aos catequizandos. Obrigada.

    ResponderExcluir