domingo, 29 de abril de 2012

O batismo de Jesus- sugestão para histórias bíblicas


Este cartaz foi confeccionado para contar para os catequizandos a História do Batismo de Jesus no Rio Jordão. 



Jesus nasceu: era um lindo bebezinho quando José e Maria o levaram no templo para ser apresentado.Aos doze anos em uma festa da Páscoa foi a Jerusalém e vocês sabem o que aconteceu? Ele ficou perdido, mas depois de três dias de procura Maria e José o encontrou no templo falando e explicando as escrituras para os doutores da Lei. Que maravilhoso Jesus amava as coisas do Pai do céu! Mas Jesus cresceu e se tornou um homem e era chegado a hora de anunciar o Reino de Deus, de ensinar o amor, a alegria, a obediência a Deus e todos os ensinamentos lindos que só Jesus poderia falar. Jesus já estava com 30 anos.




Vocês se lembram de João  o primo de Jesus, filho de Isabel e Zacarias? Pois é, assim como Jesus ele também cresceu. Ele vivia a beira do Rio Jordão, comia gafanhoto e mel e se vestia com roupas de pele de camelo.(mostrar uma foto dele e falar que ele é o padroeiro de nossa cidade). Ele pregava sobre a vinda do Messias (Jesus) e falava que as pessoas deviam se preparar sabe como? Se arrependendo das coisas erradas que faziam e se convertendo a Deus. Então ele batizava as pessoas que se arrependiam no Rio Jordão, por isso ficou conhecido como João Batista e o seu batismo era diferente do nosso, era um batismo de arrependimento.
Um dia João Batista estava batizando as pessoas no Rio Jordão quando ele viu Jesus, seu primo, chegando. Será o que Jesus havia vindo fazer? (deixar as crianças falarem). Então Jesus pediu para ser batizado por João. Mas João sabia que Jesus era o Filho de Deus e que portando não precisava batizar porque Ele não tinha pecado nenhum.(mostrar os bonequinhos de João Batista e Jesus). Mas Jesus falou que queria ser batizado por João que esta era a vontade de Deus.


Então Jesus e João Batista entraram no Rio Jordão (colocar os bonequinhos entre as pregas do cartaz no espaço do rio) e João Batista batizou Jesus. Quando Jesus estava sendo batizado sabe o que aconteceu? O Espírito Santo desceu em forma de pomba (neste momento puxar o Espírito Santo escondido na nuvem) e se ouviu uma voz que veio do céu dizendo: "Este é o meu Filho muito amado a quem eu ponho todo meu carinho e agrado!" Crianças de quem era esta voz que disse estas palavras tão lindas ? (deixar as crianças falarem). Vocês viram o próprio Deus falou lá do céu que estava gostando daquilo que Jesus estava fazendo e que amava muito seu Filho Jesus.      
                  


Conclusão: 
O batismo de João Batista era um batismo de arrependimento, ou seja de perdão dos pecados. Portanto, Jesus não precisava de ser batizado. O batismo de Jesus marcou o início de sua missão aqui nesta terra. Depois que Jesus foi batizado Ele se retirou no deserto e ficou lá durante 40 dias se preparando para a sua maravilhosa missão: anunciar o Reino de Deus.

2 comentários:

  1. Que lindo o seu trabalho. Apresenta tanto carinho e dedicação que dá inveja (no bom sentido) rs rs. Parabéns! E o melhor sempre divide com a gente, nossa valeu. Obrigada!!! Marisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marisa, é uma alegria poder dividir o dom que Deus me deu. Fico muito feliz com sua visita e pode usar e abusar das idéias. Grande abraço....

      Excluir