sexta-feira, 13 de abril de 2012

Ofício da Cruz- Celebração


A proposta de celebrações para os catequizandos a partir de 10 anos é a utilização do Ofício Divino com o objetivo de ser para os catequizandos uma “escola de oração” onde eles poderão experimentar a presença amorosa de Deus em suas vidas. O Ofício Divino proposto tem como temas os símbolos litúrgicos como: água, flores, cruz, pão, luz, pois ao mesmo tempo em que os catequizandos vão exercitar o método de oração proposto pelos ofícios vão se aprofundar no sentido dos símbolos e sinais sagrados que são mais comuns nas celebrações litúrgicas. Além do Ofício Divino será feito também celebrações Renovação das promessas de Batismo, penitenciais, marianas, vocacionais e do Espírito Santo aproveitando-se de elementos já conhecido pelos catequizandos e o tempo litúrgico. 

 O primeiro ofício que fizemos foi o Ofício da Cruz em virtude de ser o início da Semana Santa e de ser um símbolo muito presente nas celebrações da Semana Santa.



Ofício da Cruz


1-Mantra: O meu coração é só de Jesus! A minha alegria é a Santa Cruz!

2-Abertura:
Venham, catequizandos/ ao Senhor cantar!/ Venham, com alegria/ a Deus festejar!

Ao morrer na cruz/seu amor mostrou/ Dando a sua vida/ Cristo nos salvou. (entronizar a cruz e colocá-la em lugar de destaque)

Todos nós cantamos/ glória a Santa cruz!/ Com ela caminhamos/ nos passos de Jesus.

Glória ao Pai e ao Filho/ e ao Santo Espírito/ Glória a Trindade Santa/ Glória ao Deus bendito!

Recordação da vida: Convidar os catequizandos a lembrar as cruzes pesadas que são levadas pelo povo sofrido da nossa comunidade, da cidade, do país e do mundo inteiro.

3-Salmo 31/30

Eu me entrego Senhor, em tuas mãos, e espero pela tua salvação!

Junto de ti, ó Senhor eu me abrigo, não tenho eu do que me envergonhar! Por teu amor vem me salva, pois contigo quero sempre com alegria caminhar!

De minha parte, Senhor, em ti confio. Tu és meu Deus, coloquei minha vida em tuas mãos! Vem libertar-me de todo o sofrimento! Por teu amor, faz brilhar tua salvação!


4-Proclamação da Palavra

Palavras de salvação, somente o céu tem pra dar/ por isso o meu coração se abre para escutar(2X)
Texto bíblico: João 19-14-19
Reflexão: Ressaltar a cruz de Cristo não como castigo, mas como uma opção consciente d’Ele em favor de todos nós, especialmente como conseqüência de seu amor pelos pobres e marginalizados.

5-Catequese litúrgica:
A cruz está ligada a morte de Jesus e também a sua ressurreição, pois Ele a venceu. É o sinal do Cristão. É sinal da nossa salvação, sinal do amor de Jesus que nos amou até o fim. Sinal de santificação, de pertença, de compromisso.

Uso litúrgico da cruz: Falar da cruz como sinal de nossa salvação. Citar momentos em que a cruz está presente: adoração da cruz na sexta-feira santa, cruz no presbitério, sinal da cruz nas orações e nos sacramentos, cruz traçada antes do evangelho, cruz no círio pascal etc.

6-Ladainha penitencial

Perdão, Senhor, pelas vezes que não amamos nossos irmãos como o Senhor nos ama.
Pela sua Santa cruz, vem perdoa-nos ó Jesus.

Perdão Cristo, quando não vemos a cruz como sinal de nossa salvação.

Perdão, Senhor, quando não ajudamos nosso próximo a carregar a sua pesada cruz!

7-Oração: Senhor, Deus da vida, teu filho e nosso irmão Jesus assumiu com amor a pesada cruz para nos salvar. Ajudá-nos também para que nunca cansemos de nossa cruz e cheguemos com ela, à alegria da vida plena. Amém.

Conclusão: O Deus da vida e do amor seja nossa força na longa caminhada! Amém!Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

(Fonte: Catequese e liturgia: duas faces do mesmo mistério)

















    Nenhum comentário:

    Postar um comentário