sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Missa com crianças: Assunção de Nossa Senhora

 
 
A Catequese Santo Antônio juntamente com a comunidade Santa Luzia e Rainha da Paz ficaram responsáveis por mais uma missa com crianças na Paróquia da Conceição. Celebramos juntamente com a comunidade de fé uma festa muito linda de nossa Igreja: a festa da Assunção de Maria. A missa foi presidida por Pe. Gouveia que fez uma linda homilia sobre Maria e o dogma de fé da Assunção de Nossa Senhora. O ministério de música cantou lindamente e a assembléia participou com muita alegria da santa missa.
 

 
 
 
 
 
 
 
Para que as crianças compreendessem o papel de Maria na Igreja e na vida dos cristãos e o porquê de celebrarmos esta festa utilizamos no ínicio da celebração uma dinâmica onde comparamos Maria com a lua que irradia a luz de Jesus.
 
 Todo mundo aqui conhece Maria, não é mesmo? Ela é a mãe de quem (deixar as crianças responderem) ? Isso mesmo, de nosso amigo melhor, Jesus. Vamos entender melhor o que é Assunção? Para isso temos aqui um sole a lua. Para que serve o sol? E a lua? Ambos iluminam, mas tem uma diferença entre eles, alguém sabe me dizer? A Lua é o único satélite natural da Terra. Ela não tem luz própria, para brilhar ela é iluminada pelo sol. Maria é como a lua que também não tem luz própria mas reflete a luz tão clara de Jesus .Maria, mãe de Jesus, ao dizer o seu sim a Deus , desde o primeiro momento já foi preparando seu lugarzinho no céu . A cada dia, a cada momento em que se dedicava aos planos de Deus em sua vida, mais perto do céu ela ficava, pois assim como a lua reflete a luz do sol , Maria em toda a sua vida refletiu a luz de Cristo, luz do mundo. Mas onde que Maria está hoje? ( Deus preparou um lugar no céu para ela) . Mas vocês acham que Maria foi levada para o céu de que jeito? Será que foi de avião ou de foguete? Que nada!Os anjos vieram pessoalmente buscar a nossa mãezinha querida, Deus havia preparado um lugar especial para ela. Por isso, ela foi subindo, subindo com os anjos até chegar ao céu . Isso é assunção... subida de Nossa Senhora aos céus . E vocês acham que estava terminada a  missão de Maria? Que nada! Ela agora assumiu uma nova missão, passou a ser nossa intercessora, é ela quem pede por nós, que pede por mim, por você, por ele, por todos nós a Deus. E é para  todos nós, que ela continua mandando seu amor, sua bênção, sua intercessão.  
 
 
 
 
 
 
Meus agradecimentos a todos que se empenharam para mais esta missa com crianças acontecesse em nossa Paróquia. Muito obrigado e que Deus recompense a cada um pelo empenho e dedicação.  
 

Um comentário:

  1. lindo. me ajudou a ser mais dinâmica nas celebrações em especial nesse dia.

    ResponderExcluir