segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Catequese Familiar- experiência Catequese Santo Antônio



“À medida que a família cristã acolhe o Evangelho e amadurece na fé torna-se comunidade evangelizadora.” (João Paulo II)
 
 

Sem dúvida nenhuma a Catequese Familiar é um grande desafio e uma urgente necessidade na Igreja e principalmente na catequese. A família continua sendo muito importante para os planos de Deus. Ela é uma instituição divina, sonhada por Deus e fruto de sua vontade. Ela é dom de Deus e merece o nosso empenho e nosso amor. Se a catequese não zela pela família como vai cuidar pastoralmente dos seus catequizandos? E se as famílias não se interessam pela catequese que futuro poderá dar a seus filhos no caminho da justiça e da fé?
Catequese familiar é o processo de formação da fé cristão dos pais, enquanto os catequizandos continuam sua caminhada própria. Isso não impede que haja momento de encontro entre os dois grupos, especialmente para celebrar a fé e a vida.
O Documento de Aparecida recomenda:

A “Catequese familiar” implementada de diversas maneiras, tem-se revelado como ajuda proveitosa a unidade das famílias, oferecendo, além disso, possibilidades eficientes de formar os pais de família, os jovens e as crianças, para que sejam testemunhas firmes da fé em suas respectivas comunidades. (DA,303)

Conscientes de que a catequese instrui os catequizandos na fé e prepara para a vida na comunidade, mas isto não tira o mérito e a responsabilidade dos pais para educarem seus filhos, e atentos a que a Igreja nos pede no que tange a uma catequese voltada para as famílias começamos em 2012 um projeto da Catequese Familiar. Neste primeiro ano o nosso objetivo era conscientizar os pais de seu papel como  educadores da fé , uma vez que os pais são os primeiros catequistas. Para isso antes mesmo de se trabalhar temas ligados a doutrina, liturgia e Bíblia era necessário  apresentar os pais como é a catequese de seus filhos e conscientizá-los do seu papel dentro da catequese, da Igreja e na família.  Queremos com esta proposta conscientizar as famílias do verdadeiro papel da catequese na comunidade cristã, a descoberta de valores da nossa Igreja como a Bíblia, de modo especial, o Evangelho; os sacramentos em especial o sacramento da Eucaristia; aspectos litúrgicos e doutrinários; maior envolvimento das famílias na catequese e na Igreja e o papel dos pais na educação dos filhos.

Gif de famíliaComo foi  realizada a catequese familiar
Para que os pais tenham consciência de sua missão é necessário que a catequese dê atenção aos encontros com as famílias, oferecendo oportunidades de integração da família com a catequese. Assim como os encontros com os catequizandos os encontros com os pais precisam ser bem planejados a fim de despertar a motivação dos pais e apontar caminhos novos para a educação da fé na família.
Neste ano os temas centrais do encontro foram: Catequese/ Igreja/ Família. Durante o ano foram realizados 10 encontros: no primeiro encontro foi apresentado a proposta da catequese familiar e conscientização sobre a necessidade da participação das famílias; 06 encontros foram entre catequistas e família onde foram tratados assuntos referente à Catequese/Igreja/ Família, estes encontros foram realizados após a catequese no último sábado do mês; 02 encontros foram entre catequistas, família e catequizandos com o objetivo de levar os pais a conhecerem a realidade da catequese mais de perto, estes encontros foram realizados no momento da catequese (o primeiro em um momento das celebrações e o segundo os pais participaram de um encontro de catequese com os filhos); 01 encontro foi proposto aos familiares com seus filhos. O grupo de catequista elabora roteiro próprio e os catequizandos levam para a casa e neste roteiro são propostos  algumas questões para partilhar no grupo de catequese. A família escolhe o momento para realizar esta catequese familiar que pode contar ou não com a presença do catequista.

Gif de famíliaTemas propostos para a Catequese familiar

Postaremos como foi organizados os temas deste ano da catequese Familiar em nosso núcleo. Como foi citado anteriormente os temas tiveram como pilares catequese/Igreja/ família. 
 
        Encontros entre catequistas e pais

1-    O que é a Catequese Familiar

2-   Catequese: O ministério da catequese

3-   Catequese: Catequese Mistágogica- uma nova proposta de catequese

4-   Igreja: Comunidade- um lugar da vivência da fé

5-   Igreja: Igreja- lugar de encontro com Cristo

6-  Família: A importância da família na catequese- pais os primeiros catequistas

7-   Família: Relacionamento: pais e filhos

    Encontros entre catequistas, catequizandos e pais
 
     Foram realizados dois encontros. O primeiro em maio na celebração mensal que ocorre sempre no último sábado de cada mês.  E o outro encontro foi no mês de novembro, onde os pais puderam participar de um encontro de catequese com os filhos- este momento foi muito bacana, pois pudemos ver no rostinho de muitos catequizandos a satisfação de ter os pais dividindo aquele momento com eles.
 
    Temos aqui algumas sugestões de temas que podem ser trabalhados entre catequistas , catequizandos :
 
Iniciação I, II e III (catequizandos de 03 a 08 anos)
1-Deus nos ama!

2- Jesus Cristo: meu amigo fiel (proposta de encontro em casa entre catequizando e família)

3-A palavra de Deus: alimento para a nossa fé
 
Eucaristia encontro com Cristo 1ª etapa ( 09 anos)
1-Jesus é a luz

2- Somos seguidores de Jesus (proposta de encontro em casa entre catequizando e família)

3- Jesus é a nova aliança
 
Eucaristia com Cristo 2ª etapa (10 anos)

1-Quem é Jesus para nós

2- Quem é feliz? (proposta de encontro em casa entre catequizando e família)

3- Venham todos até Jesus
 
Perseverança na fé ( 11 a 14 anos)

1-Estende tua mão

2- Jesus chama a todos- quem quer segui-lo  (proposta de encontro em casa entre catequizando e família)

3- Sal da terra luz do mundo
 
Maturidade Cristã ( 14 anos)

1-Ocupar com as coisas de Deus

2- A missão de Jesus é a nossa missão (proposta de encontro em casa entre catequizando e família)

3- Quem crê vive a missão

Nesta etapa foram proposto mais dois encontros: um encontro com padrinhos e madrinhas de crisma e outro encontro com representantes das pastorais e serviços.
 
Gif de famíliaSem dúvida nenhuma este trabalho com as famílias é um trabalho que requer dedicação e energia, uma vez que uma grande parte de familiares ainda não se conscientizaram da importância de sua contribuição na catequese e que não tem como a catequese dá frutos se a família não caminhar junto com a catequese. Mas foi uma experiência muito boa, tivemos nas reuniões um bom número de pais (para o primeiro ano) e no próximo ano queremos contar com a participação dos pais em um projeto dentro da Catequese Familiar chamado "Escola da Fé"- projeto este que futuramente postaremos no blog. Queremos agradecer a cada pai que participou conosco da Catequese Familiar em 2012. O nosso muito obrigado!



 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário