terça-feira, 15 de abril de 2014

A liturgia da semana santa- Via-sacra

A via-sacra é uma oração  que nos lembra o caminho de dor e sofrimento de Jesus, no percurso de sua divina missão redentora, quando de modo perfeito demonstrou sua obediência ao Pai do céu e seu amor a humanidade toda. Esta oração é muito rezada no tempo da quaresma e na semana santa é sempre reservado um dia para este exercício de fé.
A via-sacra teve sua origem nos tempos das Cruzadas( séculos XI/XIII). Os fieis que peregrinavam na Terra Santa e visitavam os lugares da Paixão de Jesus continuavam recordando os passos da via dolorosa de Jesus. Em suas pátrias compartilhavam esta devoção a Jesus. Compreende 14 estações e cada uma apresenta uma cena da Paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo. 

 
 
Promessas aos devotos da via-sacra
 
Um jovem religioso espanhol, chamado Estanislau, recebeu de Jesus algumas revelações acerca dos devotos da via-sacra. As frases abaixo é uma compilação ditas por Jesus ao irmão Estanislau.
 
Tudo o que se  pedir durante a via-sacra será atendido (desde que seja para o bem do cristão);
 
Prometo a vida eterna aqueles que rezarem a via-sacra devotamente;
 
Estarei com eles durante a vida e socorrerei na hora da morte;
 
Por meio da oração da via-sacra, mediante uma santa expiação, os pecados serão perdoados ( o que não significa a necessidade de se confessar);
 
Os que frequentemente rezarem a via-sacra receberão uma graça especial no céu;
 
Livrarei do purgatório;
 
Minha benção estará com ele cada vez que rezarem a via-sacra;
 
Na hora da morte empregarei todas as minhas forças para que repousem em meus braços;
 
Se rezarem com alegria a via-sacra farei de cada pessoa um cibório vivo, onde com alegria derramarei as minhas graças;
 
Fitarei com meus olhos aqueles que rezarem frequentemente a via-sacra;
 
Já não poderão mais separar-se de mim, pois comunicar-lhe-eis a graça de ficarem preservados de todos os pecados graves;
 
Na hora da morte quem rezar a via-sacra será consolado em sua morte e será levado por mim ao céu;
 
A minha Alma será como um manto protetor, sempre virei ao meu socorro, para que encontre em mim o repouso.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário