domingo, 20 de abril de 2014

Domingo de Pascoa

A Palavra pascoa vem do hebreu Peseach e significa passagem. A pascoa era vivamente comemorada pelos judeus do antigo Testamento.


Condenados a morte na cruz e sepultado, Jesus ressuscitou três dias após, num domingo, logo após a pascoa judaica. A Ressurreição de Jesus é o ponto central e mais importante da fé crista. Através de sua ressurreição Jesus prova que a morte não  é o fim e que Ele  é verdadeiramente o Filho de Deus. O temor de Jesus em relação a morte de Jesus na sexta-feira santa transforma-se em esperança e jubilo. Os discípulos outrora com medo adquirem forças para continuar anunciando a mensagem do Senhor. São celebradas missas festivas durante todo o domingo e em alguns lugares realizam procissões de Cristo ressuscitado.
A celebração deste dia  é considerada uma festividade verdadeira e própria, plena de alegria e esperança. As leituras são sempre as mesmas em todos os ciclos anuais. A sequencia pascal marca a alegria e a esperança da comunidade de Jesus - Jesus Cristo  é o vencedor da morte, Ele rompe as barreiras do tempo e do espaço.
A celebração da Pascoa nos convida a uma constante mudança de vida, a uma profunda conversão. Pascoa  é ser capaz de mudar de vida , de partilhar vida na esperança, de lutar para vencer o pecado, de acreditar na vida para vencer a morte.
A Pascoa  é um convite a nossa ressurreição. Ela nos convida a renovação de nossos compromissos com Deus e com os irmãos.
Pascoa não se resume em lembrar da morte de Jesus e de sua morte na cruz, mas principalmente celebrar a vitória de Cristo pela ressurreição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário