segunda-feira, 21 de abril de 2014

Tempo da pascoa- Oitava Pascal


A oitava pascal é formada pelos oito primeiros dias do tempo pascal. Poderíamos também chama-la de " pequena oitava" em confronto com a " grande oitava" que formam as setes semanas do tempo pascal.

Nestes dias celebramos esse grande acontecimento , a Ressurreição de Jesus, como se fosse um único dia, com o objetivo de viver melhor o ponto central de nossa fé. A oitava pascal, remontam, no mínimo  do inicio do  século IV. Antigamente esta semana era chamada de semana branca ou semana das vestes brancas , pois a liturgia desta semana não era só marcada pela celebração do mistério pascal, como também pela consideração para com os neobatizados que durante as celebrações diárias da eucaristia eram introduzidos mais profundamente nos mistérios dos sacramentos de iniciação recebidos na Vigília Pascal.
A oitava pascal vai do domingo de Pascoa ate o domingo seguinte ,chamado antes de  " "domingo in albis" . A partir de 2000, mais precisamente em 23 de maio de 2000, por decreto da congregação do culto divino e da disciplina dos sacramentos , o segundo domingo da Pascoa passou a se chamar Domingo da Misericórdia, dadas as revelações de Jesus a Santa Faustina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário