domingo, 13 de maio de 2012

Oficio da luz

 " Ó luz do Senhor que vem sobre a terra inunda meu ser permanece em nós".

Dando prosseguimento aos Ofícios divinos, neste tempo pascal,  na catequese realizamos o Ofício da luz . Celebramos o Cristo ressuscitado como luz de nossa vida e meditamos sobre o significado da luz, este que é um símbolo muito utilizado na liturgia.






OFÍCIO DA LUZ


Ambiente escuro. Somente Círio Pascal aceso. Velinhas de aniversário para todos.

1.     Mantra: Ó Luz do Senhor, que vem sobre a terra: inunda meu ser, permanece em nós!
2.     Abertura (luz acesa)

I.              Venham, ó irmãos/ ao Senhor cantar!/ venham, com alegria,/ a Deus festejar!
II.             És, Senhor, a luz/ em nossa escuridão!/ És o Ressuscitado/ Cristo, nosso irmão!
III.            Tua Luz bendita/sempre nos conduz!/ Fica sempre conosco,/ ó Senhor Jesus!
IV.           Glória ao Pai,ao Filho/ e ao Santo Espírito!/ Glória à Trindade Santa!/ Glória ao Deus bendito!

3.     Recordação da vida: Motivar os participantes para que façam memória das situações de trevas que existem em nossas famílias, comunidades, sociedade... Pode-se intercalar com um refrão penitencial.

4.     Salmo: O Senhor é a luz de nossa vida (Salmo 139/138)


  • REF. Tu és a luz, Senhor, do meu andar, Senhor, do meu lutar, Senhor, força do meu sofrer. Em tuas mãos, Senhor, quero viver! 
  • Meu coração tu sondas e lês meus pensamentos. Se sento ou se levanto, tu vês meus movimentos. De todas as minhas palavras, tu tens conhecimento. 
  • Quisesse eu me esconder do teu imenso olhar, subir até o céu, na terra me enterrar, atrás do sol que nasce, lá irias me encontrar. 
  • Se a luz do sol se fosse, que escuridão seria!...Se as trevas me envolvessem, o que adiantaria? Pra Ti, Senhor, a noite é clara como o dia. 
  • Tu vês meu coração, meu sofrimento sentes. Olha, Senhor, meus passos; se vou erradamente, me guia no caminho da vida, para sempre. 

5.      Proclamação da Palavra: Cantar, enquanto entra a Bíblia. 
Canto: Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia!
“Eu sou a luz do mundo”, diz Jesus. “Quem me segue não andará nas trevas!”
Texto: Jo 8,12;9,1-7

6.     Reflexão: Breve meditação da Palavra, ressaltando como Jesus é luz em nossa vida diária.

7.     Catequese Litúrgica: Mostrar o simbolismo da luz na liturgia, especialmente na missa: Círio, velas, lâmpadas...Jesus Ressuscitado, a fé que sempre deve brilhar, nosso compromisso de ser luz na vida dos irmãos.

8.     Ação de graças: Convidar os participantes a darem graças a Deus pelas situações de luz, as coisas boas que existem em nossas famílias, comunidades, sociedade...Cada pessoa que rezar,logo em seguida acende sua vela no círio pascal. Ao final, cantar para que todos acendam suas velas.

Canto: Minha luz é Jesus! E Jesus me conduz, pelos caminhos da paz!

9.     Oração: Deus de amor e de bondade, Tu és luz que ilumina a nossa vida. Permanece sempre conosco, conduzindo nossos passos no caminho de teu Filho Ressuscitado. Amém!

10.   Conclusão : O Deus da Luz e do amor esteja sempre em nossa vida! Amém


(Fonte: Livro Catequese e liturgia duas faces do mesmo mistério)

Nenhum comentário:

Postar um comentário