quarta-feira, 30 de maio de 2012

Teatro- Ascensão do Senhor

Este teatro foi utilizado nos comentários iniciais da missa da Criança, mas também, fazendo algumas adaptações, pode ser usado na catequese.





Catequista: Bom dia crianças, que alegria estarmos juntos nesta manhã para celebrar a festa maior, a santa missa. Nesta festa tem muitos convidados especiais sabe quem? Jesus, Maria, todos os santos, os anjos e também toda a família de Deus que somos nós. E para esta festa ficar bem animada e legal precisamos da ajuda de vocês, sabe como? Cantando bem animado as músicas, prestando bastante atenção no que o padre vai nos dizer, rezando com bastante entusiasmo e fé e até mesmo fazendo silêncio na hora que for preciso... Combinado?
Catequista: Estamos neste dia aqui para celebrar a missa da ascensão do Senhor.
Catequizando (Laís): Mas, tia Jacqueline, o que é isto ascensão do Senhor, como isto aconteceu?
Catequista: Crianças, quem poderá nos explicar sobre a ascensão do Senhor?
Toninho: Eu Toninho, o amigo das crianças e que adora falar sobre a santa missa! Bom dia crianças lindas da Paróquia da Conceição!
(As crianças da música respondem bom dia)
Catequista: Toninho na missa de hoje celebramos a ascensão do Senhor conte um pouco para nós o que é ascensão do Senhor?
Toninho: Claro tia Jacqueline, com muito prazer! Ascensão quer dizer subir. Jesus depois de sua ressurreição apareceu algumas vezes aos discípulos e ainda permaneceu junto dos discípulos durante quarenta dias.
Catequista: Mas ai o que aconteceu?
Toninho: Jesus reuniu com seus discípulos e foi levado ao céu, onde está até hoje sentado a direita de Deus Pai.
(Mostrar uma gravura da ascensão de Jesus)
Catequizando: (Laís) Tia Jacqueline, agora fiquei com uma dúvida... Jesus foi embora e nos deixou sozinhos?
Catequista: Não Laís, Jesus não nos deixou sozinhos ele permanece juntinho de nós. Toninho fala para as crianças o que Jesus disse:
Toninho: Que sempre estaria conosco sempre até o fim dos tempos... e sabe aonde é a casa de Jesus o nosso coração. Crianças, quem tem Jesus no coração bate palmas  bem forte.
Catequista: Jesus neste dia em que Ele subiu ao céu Ele também fez um pedido  hiper-mega-super importante, que foi !
Toninho: Vão falem sobre o Evangelho pelo todo mundo a todas as pessoas do mundo!
Catequista: (mostrar um globo) Jesus nos convida a sermos missionários. Ish! O mundo é muito grande e Jesus nos convida a falar em todo mundo sobre Ele. Será que é fácil crianças? Sim ou não! E o que vamos meditar e aprender na missa de hoje como falar de Jesus a todas as pessoas, como sermos missionários. Também hoje iniciamos a semana de oração pela unidade dos cristãos. Vamos agora então cantar para iniciarmos a celebração da santa missa.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário