quarta-feira, 9 de maio de 2012

Oficio do Bom Pastor

No dia 28 de abril realizamos na catequese para os catequizandos a partir de 10 anos o Ofício do Bom Pastor onde celebramos o gesto de amor e doação do "Pastor-Jesus" a cada um de nós. Antecipamos a liturgia do domingo "Bom Pastor".




















Ofício: Jesus é o bom Pastor nada nos faltará


 1-Mantra: Sou bom pastor/ovelhas guardarei/ não tenho outro ofício nem terei./ Quantas vidas eu tiver eu lhe darei!

2-Abertura:
  • ·         Venham catequizandos/ ao Senhor cantar!/ Venham com alegria/ ao nosso Deus festejar.
  • ·         Jesus é o nosso Pastor/ Ele é a nossa luz! / Ele nos ama de verdade/ e por verdes pastagens nos conduz!
  • ·         A que voz iremos obedecer/ ao não ser de Jesus/ Ele nos ama de verdade/ e por verdes pastagens nos conduz!
  • ·         Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito/ Glória a Trindade Santa!/ Gloria ao Deus bendito!


3-Recordação da vida: As ovelhas são animais muito dependentes de seus pastores. Elas não reconhecem outra voz a não ser daquele pastor que desde filhotinha a conduziu.  Jesus é o nosso Pastor e Ele conhece cada um pelo nome. Será que hoje temos ouvido a voz do Pastor em nossa vida ou temos andado por outros caminhos que não o de nosso Pastor? (Levar os catequizandos a refletirem sobre situações que indicam que temos ouvido a voz do Pastor e situações que nos mostra que não temos seguido a voz de nosso Pastor)

4- Salmo (23) – O Senhor é o Pastor nada nos faltará
Refrão: O Senhor é meu pastor/nada me pode me faltar/ onde houver muita fartura/ ele aí vai me levar.
Para as fontes de água fria/ ele vai me conduzir/ vou repousar e ganhar força/ e vontade de sorrir.
Por caminhos bem traçados/ ele me faz caminhar/ nas passagens perigosas/ ele vai me acompanhar.
Me prepara mesa farta/ de invejar o meu vizinho/ me abraça e põe perfume/ enche meu copo de vinho.
Me acompanham noite e dia/ tua força e teu amor/ vou morar na tua casa/ toda vida meu Senhor!
  
5- Proclamação da Palavra
Aleluia(11X)
Leitura bíblica: João 10,11-18

Reflexão: Destacar Jesus como o bom pastor. Se há bom pastor existe também o mau pastor. E como podemos identificar o Bom Pastor em nossa vida?

Catequese litúrgica: A figura do pastor era valorizada porque a ovelha era um animal muito importante na Palestina. Usavam-se sua carne e seu leite na alimentação, e com sua lã, as mulheres teciam e faziam roupas quentinhas e cobertores para o tempo do frio. Da sua pele (couro), faziam-se muitos objetos, como bolsas e sandálias. O bom pastor é aquele que dá a vida pelas suas ovelhas”. Ele contrasta o bom pastor que é dono das ovelhas para alguém que é simplesmente contratado para cuidar deles. O mau pastor pensa principalmente em seu próprio bem-estar e, se ele vê um lobo chegando, ele tira, deixando as ovelhas a serem atacados e espalhadas em medo e terror. Jesus, por outro lado, não vai ser como uma pessoa contratada: “Dou a minha vida por minhas ovelhas”.

Oração
Como ovelha que sou, sinto-me agradecida ao Senhor /Por saber que sou protegido (a) e amado (a) e  que tenho um pastor que zele por mim./Obrigado(a) por toda a proteção e todo carinho./ Prometo sempre acompanhá-lo pelo caminho e  estar sempre junto  de seus ensinamentos./ Conceda , Senhor, que todos os meus irmãos, aqueles mais afastados do rebanho, bem distantes de ti  tenham a alegria de retornar ao caminho certo de conhecer seus ensinamentos de amor  e de sentir que, no seu colo de pastor, todos os erros serão perdoados .Amém

Música:
Pelos prados e campinas verdejantes eu vou, é o Senhor que me leva a descansar.
Junto às fontes de águas puras repousantes eu vou, minhas forças o Senhor vai animar.

Tu és, Senhor, o meu pastor, por isso nada em minha vida faltará.(2x)
Nos caminhos mais seguros junto d'Ele eu vou, e pra sempre o seu nome eu honrarei.
Se eu encontro mil abismos nos caminhos eu vou, segurança sempre tenho em suas mãos.

Ao banquete em sua casa muito alegre eu vou, um lugar em sua mesa me preparou.
Ele unge minha fronte e me faz ser feliz e transborda minha taça em seu amor.

Com alegria e esperança caminhando eu vou, minha vida está sempre em suas mão
E na casa do Senhor eu irei habitar e este canto para sempre irei cantar.


Conclusão: Que o Deus da vida e do amor seja nossa força na longa caminhada!Amém!
Louvado Seja o nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!



Nenhum comentário:

Postar um comentário