domingo, 2 de setembro de 2012

A Igreja e a sua hierarquia- sugestão de dinâmica


 Gif JesusIremos postar uma sugestão de uma dinâmica sobre a Igreja e sua hierarquia. É importante que o catequizando compreenda que a Igreja é uma comunidade de amor e que todos fazemos parte desta comunidade e que não é possível ser cristão sem a experiência de comunidade. Os catequizandos tem que conhecer as pessoas que fazem parte desta comunidade e que unidas fazem a Igreja crescer!

 
Material necessário: casinha, figuras contendo fotos (Jesus, Maria, Papa  Bento XVI, bispo, padre, leigos - importante que se possível estas fotos sejam das pessoas que ocupam de fato os cargos de sua diocese/paróquia)
 
 
 
 
Ao confeccionar as fichas com as fotos é importante fazer de cores diferentes fichas da Igreja invisível (amarela) e da Igreja visível (rosa). 
 
Desenvolvimento:
 
Começar a história fazendo a seguinte perguntas para os catequizandos. Todos nós temos uma casa. Como é a casa em que você mora? Quem mora em sua casa?
 
Pois é, hoje vou falar para vocês de uma casa muito importante e especial. É uma casa tão especial que o seu dono é maravilhoso e o que é mais legal é uma casa onde mora uma grande família. E esta casa é igual coração de mãe ... sempre cabe mais um!
 
Vocês querem conhecer quem mora nesta casa? Vamos conhecer um por um!
 
 
 
 
 
Nesta casa mora uma grande família e esta família tem um chefe e grande amigo. Ele é que fundou esta grande família e sempre está de olho, cuidando dos membros desta família. E isso tudo Ele faz por amor, Ele nos ama muito. Ele é o chefe invísivel desta família. Não podemos vê-lo com os olhos , mas podemos sentí-lo com o nosso coração e saber que Ele cuida de verdade desta família.  Vocês sabem o nome dele? (mostrar a figura de Jesus) Isso mesmo, seu nome é Jesus, foi Ele que construiu com a ajuda de seus seguidores esta grande casa.
 
 
 
 
 
Mas esta linda família, que mora nesta casa especial tem uma mãezinha e que mãezinha mais carinhosa! Ela cuida de nós e pede a Jesus por cada membro desta família. Ela pede por mim, por você (falar alguns nomes dos catequizandos) por todo o mundo. Vou mostrar o retrato dela e quero que vocês falem o nome dela bem alto (mostrar a foto e incentivar as crianças a falarem juntos o nome de Maria). Parabéns criançada linda de Jesus, o nome de nossa mãezinha é Maria e ela do céu cuida de nós. Ela é mãe e rainha desta linda família.
 
 
 
Mas toda a família tem que ter alguém que ampara, que conduz a família. Aquela pessoa que educa, que corrige, que ampara senão tudo vira uma bagunça. Na casa de vocês é assim também, não é verdade! Tem famílias que o chefe é o papai, em outras é a mamãe e tem algumas que é os avós. E nesta família também é assim... tem alguém que acompanha, que conduz para que esta família que mora nesta casa vivam todos juntinhos em harmonia. Ele é o chefe visível desta família, ou seja podemos vê-lo ele esta conosco aqui na terra. Ele tem muita sabedoria , vou mostrar a foto para vocês. (mostrar a foto para os catequizando e incentivá-los a falar o nome dele... você vai se surpreender pois mesmo os catequizandos menores tem um grande carinho pelo Papa Bento XVI). Isso mesmo, crianças é o Papa Bento XVI. Ele é o chefe visível desta família e esta no Vaticano cuidando desta família.
 
 
 
 
Mas esta família é enorme! Muitas pessoas moram nesta casa e é tanta gente que o Papa, que é o chefe desta família, precisa de ajudantes. E sabe quem são esses ajudantes ? São os bispos que ajudam o papa a conduzir esta grande família. Eles são os chefes das dioceses.  Crianças vocês sabiam que a nossa cidade de Caratinga é sede de uma diocese... A Diocese de Caratinga!(adaptar de acordo com a realidade do lugar). E o bispo mora aqui em Caratinga e vai ganhar um forte abraço e um beijinho quem sabe o nome deste grande ajudante do Papa... (pedir aos catequizandos que digam o nome do bispo).
 
 
 
 
 
 
Mas o nosso bispo precisa de ajudantes para ajudar a conduzir esta grande família. E este membro da família tem a tarefa de ficar mais pertinho, ajudando as pessoas a conhecerem mais Jesus e o que é melhor nos dando o alimento que alimenta a nossa alma: a Eucaristia. São os padres! Os padres cuidam das paróquias e nossa comunidade está em uma paróquia ( Paróquia da Conceição). Vocês sabem o nome de nosso pároco (mostrar a foto do pároco).  O nome dele é José Carlos e quem já viu ele de pertinho? Quem já participou da missa que ele presidiu ? (incentivar os catequizandos a falarem sobre o pároco, como ele é, o que faz etc.) Além do padre José Carlos aqui em nossa Paróquia da Conceição temos também um outro padre que é chamado de vigário, ele ajuda o padre em suas tarefas e seu nome é Marlone. 
 




 

 
Fui falando para vocês cada membro desta família vamos releembrar quem são eles (neste momento os catequizandos vão fazendo memória de cada um) mas está faltando falar dos membros que também fazem parte desta grande família e que ajudam esta família a ficar cada vez maior, mais bonita, mais alegre! Eu duvido que vocês saibam quem são! (desafiem os catequizandos a darem a resposta). Isto mesmo, quem está faltando nesta família somos nós ( mostrar a foto da comunidade e se for possível uma foto de pessoas que realmente fazem parte da comunidade, pois assim os catequizandos irão se identificar e sentir parte da comunidade). Cada um de nós somos responsáveis também por esta linda família, com os nossos dons e talentos! Com a nossa ajuda esta família vai ficar bem legal!
 
 
 
Esta família é a Família de Deus e a casa que esta família mora é a Igreja. (mostrar as fotos). A Igreja não é somente a casa de tijolos que vamos todos os domingos participar da missa, ou vamos participar da adoração ou alguma novena. A Igreja somos todos nós que fazemos parte da família de Deus. E esta família é enorme, ela está em todo mundo! E assim como em nossa casa todos os membros de nossa família tem que ajudar  ( ir falando fatos que acontecem nas famílias: por exemplo o papai e a mamãe trabalham, os filhos ajudam a arrumar o quarto etc...) na Igreja também temos que ajudar e participar dela com muito amor: seja cantando no coral, seja lendo na missa ou até mesmo me comportando bem na Casa de Deus estamos ajudando para que a nossa Família, a Família de Deus sempre cresça mais e cada vez mais bonitfa. E aí quem faz parte desta grande família? Todos nós que amamos a Jesus e queremos seguí-lo. Jesus te convida e te espera nesta grande família, a Igreja.
 
Esta dinâmica foi apresentada para todos os catequizandos de 04 a 09 anos na oração inicial (momento em que todos os catequizandos se reúnem no salão antes de irem para o encontro na sala). Os catequizandos interagiram com a história e foram compreendendo como a nossa Igreja se organiza. Foi muito legal! Algumas fotos deste momento:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um comentário: