sábado, 1 de setembro de 2012

Igreja Católica- comunidade de amor

A Comunidade é o lugar onde os cristãos se encontram, rezam e se ajudam. A Igreja hoje se organiza em pequenas comunidades, que buscam os exemplos dos primeiros cristãos para se organizar e para viver. Não é possível ser cristão sem a experiência da Comunidade. 



 
 
 
A Igreja Católica define-se pelas palavras do Credo Niceno-Constantinopolitano, como:una, santa, católica e apostólica. Una porque nela subsiste a única instituição verdadeiramente fundada e encabeçada por Cristo para reunir o povo de Deus, porque ela tem como alma o Espírito Santo, que une todos os fiéis na comunhão em Cristo e porque ela tem uma só fé, uma só vida sacramental, uma única sucessão apostólica, uma comum esperança e a mesma caridade. Santa  por causa da sua ligação única com Deus, o seu Autor, porque "o Espírito Santo vivificou-a com a caridade" e porque ela é a "Esposa de Cristo". Católica porque a Igreja é universal e está espalhada por toda a Terra; é portadora da integralidade e totalidade do depósito da fé; "leva e administra a plenitude dos meios" necessários para a salvação" (incluindo os sete sacramentos), dados por Jesus à sua Igreja; "é enviada em missão a todos os povos, em todos os tempos e qualquer que seja a cultura a que eles pertençam"; e nela está presente Cristo. Apostólica porque ela é fundamentada na doutrina dos Apóstolos cuja missão recebeu sem ruptura. Segundo a Doutrina Católica, todos os Bispos da Igreja são sucessores dos Apóstolos e o Papa, Chefe da Igreja, é o sucessor de São Pedro ("Príncipe dos Apóstolos"), que é a pedra na qual Cristo edificou a sua Igreja.
Como Senhor, Cristo é também a cabeça da Igreja, que é seu Corpo. Elevado ao céu e glorificado, tendo assim cumprido plenamente sua missão, Ele permanece na terra em sua Igreja. A redenção é a fonte da autoridade que Cristo, em Virtude do Espírito Santo, exerce sobre a Igreja”. O Reino de Cristo já está misteriosamente presente na Igreja”, germe e início deste Reino na terra. (CIC§669) A Igreja Católica, fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo é o início do Reino de Deus nesta terra. É o germe. A célula fundante. É nela que aprendemos os fundamentos e as leis que hão reger este reino glorioso.
 
A estrutura da Igreja Católica
 
Vaticano: sede da Igreja Católica, onde se encontra o bispo de Roma, o papa. É o sinal de unidade de católicos do mundo todo. O Vaticano é o menos país do mundo localizado dentro da Itália. Este é um lugar muito especial para todos os católicos , pois foi aí que Pedro primeiro Papa da Igreja exerceu a missão de bispo e foram martirizados Pedro e Paulo, as duas "colunas" da Igreja.
 
Diocese: A Igreja Católica está em cada parte do mundo organizadas em Dioceses. Diocese é uma porção do povo de Deus, ou seja, um conjunto de  comunidades cristãs de uma certa região que atinge vários municípios. As diversas Diceses não são Igrejas paralelas. Estão todas ligadas entre si através da união com o papa. É a mesma Igreja localizada em regiões específicas , com culturas próprias, costumes e etnias. Cada diocese é coordenada por um bispo.
 
Paróquia: Cada Diocese se divide internamente em Paróquias, que reúnem diversas comunidades, formando uma rede, sob a orientação  de um padre, que ocupa o cargo de paróco.
 
A organização da Igreja
 
 
 
Papa: bispo de Roma, sucessor do Apóstolo Pedro, e tem a missão de dirigir a Igreja Católica, fazendo com que ela permaneça na unidade nas questões sobre a fé e a moral. Assim a Igreja permanece sempre fiel aos ensinamentos que Jesus deixou aos apóstolos e estão contidos na Sagrada Escritura e na Tradição da Igreja. O Papa é o chefe visível da Igreja, sinal da unidade da Igreja espalhada pelo mundo inteiro, ele também representa a autoridade máxima da Igreja.
 
Cardeais: São geralmente bispos de importantes dioceses do mundo. Mas também padres ou diáconos podem ser cardeais. São escolhidos pessoalmente pelo Papa, como representantes da Igreja em todo o mundo, para formarem o Colégio dos Cardeais. São responsáveis pela assessoria direta ao Papa na solução das questões organizativas e econômicas da Santa Sé, na coordenação dos diversos Dicastérios (uma espécie de ministério do Vaticano) que compõem o serviço da Santa Sé em favor da comunhão em toda a Igreja e da justiça para com os pobres do mundo todo. São também os responsáveis pela eleição do novo Papa enquanto não completarem 80 anos. A reunião dos Cardeais se chama Consistório e acontece quando o Papa a convoca.
 
Bispo: Sucessor dos doze apóstolos de Jesus. É o pastor da Diocese e está em comunhão com o papa e com os demais bispos da Igreja. Sua missão é governar, santificar e ensinar, orientando a comunidade dos seguidores de Jesus na mesma fé.
 
Padre: O presbítero é um colaborador do bispo, participando da sua missão de ser pastor da Comunidade que formam a Diocese. É ele quem acompanha o rebanho de Cristo mais de perto,ajudando-o a seguir Jesus nas paróquias e comunidade. Ele celebra os sacramentos, especialmente o da Eucaristia, e coordena os serviços e pastorais da Paróquia.
 
Diácono: Os diáconos são colaboradores dos padres e bispos nos trabalhos junto a comunidade. Os diáconos são anunciadores da Palavra de Deus, ajudam na liturgia e dedicam-se especialmente aos trabalhos pastorais da Igreja que atendem aos mais carentes. Celebram também os sacramentos do Batismo e do Matrimônio.
 
Religiosos: Irmãs e irmãos que se consagram a totalmente a Deus e vivem na Igreja o testemunho da pobreza, obediência e da castidade. Organizam-se em congregações, isto é, "famílias" religiosas com um estilo de vida próprio. Trabalham junto às comunidades na Pastoral da Igreja, hospitais, escolas etc.
 
Leigos: Todos os batizados que não recebem o sacramento da Ordem são chamados de leigos. Sua missão é ser discípulo e missionário de Jesus Cristo, vivendo a santidade pela prática concreta do Evangelho no dia a dia, no meio da sociedade, no trabalho e na família. As Pastorais e Serviços da Igreja dependem da atuação de leigos que participam de obras evangelizadoras.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário