quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Nossa Senhora de La Salette- 19 de setembro



 
No dia 19 de setembro a nossa Igreja celebra a virgem Maria sob o título de Nossa Senhora de La  Salette. "Vinde, meus filhos, não tenhais medo, estou aqui para vos contar uma grande novidade!". Esta são palavras da bela jovem às crianças e esta são palavras para cada um de nós hoje- fiquemos pois, atentos à novidade que Maria traz à nossa vida.
 
Nossa Senhora de La Salette (em francês Notre-Dame de La Salette) é o nome dado à Santíssima Virgem Maria nas suas aparições na montanha de La Salete, Isére, nos Alpes franceses. Nossa Senhora terá alegadamente aparecido a 19 de Setembro de 1846 a duas crianças, Maximin Giraud de 11 anos e Mélanie Calvat de 15 anos. Eles  estavam cuidando do gado. Mélanie estava acostumada e treinada nesse tipo de trabalho desde os nove anos, mas tudo era novo para Maximino. Seu pai lhe havia pedido que fosse fazer esse serviço como ato generoso, para cooperar com o amigo que estava com o pastor adoentado.
No dia da aparição, 19 de setembro, como estava muito quente os dois jovens foram almoçar em um lugar de sombra e deitando na relva para descansar um pouco acabaram adormecendo.Ao despertar os jovens vão olhar o rebanho, mas Mélanie é a primeira a ver algo extraordinário, um grande clarão. Algo fantasticamente inconcebível a inundava nesse momento e ela se sentiu atraída, com profundo respeito, cheia de amor e o coração batendo mais rapidamente. Viram uma Senhora sentada em uma enorme pedra. Tinha o rosto entre as mãos e chorava amargamente. Mélanie e Maximino estavam com medo e não se mexiam. "Vinde, meus filhos, não tenhais medo, aqui estou para contar uma grande novidade"!- Então as crianças foram até aquela bela senhora. A senhora era alta e toda de luz. Vestia-se como as mulheres da região: vestido longo, um grande avental, lenço cruzado e amarrado as costas, touca de componesa. Rosas coroando sua cabeça, ladeando o lenço e ornando seu calçado. Em sua fronte a luz brilhava como um diadema. Em seus olhos havia lágrimas que rolavam pelas faces. Sobre os ombros carregava uma pesada corrente. Uma corrente mais leve prendia sobre o peito um crucifixo resplandecente, com um martelo de um lado, e de outro uma torquês.

 
Gif de florMensagem de Nossa Senhora de La  Salette
 
Se meu povo não quer submeter-se, sou forçada a deixar cair o braço de Meu Filho. É tão forte e tão pesado que não posso mais suster. Há quanto tempo sofro por vós!
Dei-vos seis dias para trabalhar, reservei-me  o sétimo, e não mo querem conceder! É isso que torna pesado o braço de meu Filho. E também os carroceiros não sabem jurar sem usar o Nome de Deus meu Filho. São essas coisas que tornam pesado o braço de meu Filho.
Se a colheita se estraga, é só por vossa causa. Eu vo-lo mostrei no ano passado com as batatinhas: e vós nem fizestes casos! Ao contrário, quando encontráveis batatinhas estragadas, juráveis usando o nome de Meu Filho. Elas continuarão assim, e neste ano para o Natal, não haverá mais.
 
 
 
Gif de flor Depois da Aparição
 
No início poucos acreditavam no relato dos jovens. Mélanie e Maximino foram levados até o pároco, um sacerdote de idade avançada muito respeitado, este então interrogou os jovens. Este ouviu os dois e ficou muito surpreso com o que ouviu e considerou que era verdade o que os jovens falavam. Na missa de domingo relatou a todos o que acontecera e o pedido de nossa Senhora: " Se se converterem, as pedras e rochedos se transformarão em montões de trigo, e as batatinhas serão semeadas nos roçados. Fazeis bem vossa oração, meus filhos? Ah! Meus filhos, é preciso fazê-la bem, à noite e de manhã, dizendo ao menos um Pai Nosso e uma Ave Maria quando não puderdes rezar mais. Quando puderdes rezar mais, dizei mais". Ao saber das palavras do padre sobre a aparição de Nossa Senhora o Bispo, por prudência, substituiu o padre. Os jovens eram constantemente interrogados por curiosos e devotos e àqueles que interessavam mostravam o local da aparição. Foram perseguidos e ameaçados se não parassem de falar a mensagem de Nossa Senhora mas o jovens não se intimidavam e continuavam a falar. No local onde Nossa Senhora apareceu surgiu uma fonte de águas cristalinas, então, muitos milagres começaram a acontecer juntamente com as calamidades que Nossa Senhora anunciara. A escassez de alimento começou a acontecer e muitos morreram de fome. Com certeza o castigo seria ainda maior se muitos não tivessem aceitado as mensagens de Nossa Senhora de La Salette. As pessoas retornaram a missa e passaram a guardar o domingo. Os xingamentos, juras e blasfêmias foram diminuindo.


Gif de flor 
As palavras do Papa João Paulo II, sobre La Sallete.
 
Neste lugar, Maria, a mãe sempre amorosa, mostrou sua dor pelo mal moral causado pela humanidade. Suas lágrimas nos ajudam a entender a gravidade do pecado e a rejeição a Deus, enquanto manifestam ao mesmo tempo a apaixonada fidelidade que Seu Filho mantém com relação a cada pessoa, embora Seu amor redentor esteja marcado com as feridas da traição e do abandono dos homens."
 
Gif de florO segredo de La Sallete
 
 
Um segredo importante foi dado pela virgem a Mélanie, para revelá-lo anos mais tarde. Maximino assegurou que a Virgem disse algo a Mélanie, que ele não ouviu. Este segredo, no entanto, não está incluido na aprovação dada pela Igreja à aparição, pois foi divulgado posteriormente. O segredo somente foi publicado em sua totalidade em 1879. Ao Papa da época, Pio IX, o texto do segredo foi entregue em 18 de Julho de 1851. Abaixo o link com o segredo de Nossa Senhora de La Sallete:
 
 
 
Gif de florOração a Nossa Senhora de La Sallete
 
 
LEMBRAI-VOS, Ó Nossa Senhora da Salette, das lágrimas que derramastes por nós, no Calvário. Lembrai-vos também do cuidados que, sem cessar, tendes por vosso povo, a fim de que, em nome de Cristo, se deixe reconciliar com Deus. E vede se, depois de tanto terdes feito por vossos filhos, podeis agora abandoná-los.
Reconfortados por vossa ternura, ó Mãe, eis-nos aqui, suplicantes, apesar de nossa infidelidade e ingratidão. Não rejeiteis nossa oração, ó Virgem Reconciliadora, mas volvei nosso coração para vosso, Filho.
Alcançai-nos a graça de amar Jesus acima de tudo, e de vos confortar por uma vida de doação, para a glória de Deus e o amor de nossos irmãos. AMÉM.
 
Nossa Senhora da Salette, Reconciliadora dor pecadores.
Rogai por nós!
 
 
 
 
Gif de florGif de florGif de florGif de florGif de flor
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário