domingo, 2 de setembro de 2012

Igreja, comunidade de amor- sugestão de dinâmica

Boneco de massinhaApós a apresentação da dinâmica sobre a hierarquia da Igreja era necessário conscientizar os catequizandos que a Igreja não é somente a pessoa do sacerdote( ele não é o único responsável pelo seu crescimento), mas que a Igreja é uma comunidade de amor, do qual todos somos responsáveis.
 
Material necessário: siluetas de bonecos e em cada um colar a foto de um membro da comunidade Igreja (padre, catequistas, catequizandos, pais) e colocar uma letra da palavra Igreja.
 
 
 

Desenvolvimento:
 
(Mostrar o primeiro boneco)- A foto de quem estamos vendo? Este é o padre de nossa comunidade. Já aprendemos que o padre cuida da Paróquia, que faz parte da Igreja, a grande família de Deus. O que mesmo que o padre faz? (deixar os catequizandos falarem). Mas será que o padre tem que cuidar sozinho da Igreja?
 
(Mostrar o segundo boneco)- Mas aqui nós temos mais um bonequinho e nele tem a foto de alguém. Quem é esta pessoa? ( colocamos fotos das crianças da catequese e a cada foto que íamos mostrando representava uma surpresa para os catequizandos). Temos aqui a foto da Thainá, a nossa coleguinha da Catequese. E sabe porque tem a foto dela aqui? Porque ela também faz parte da grande família de Deus, ela é filha amada de Deus.
 
(Mostrar o terceiro boneco)- Epa! Mas eu conheço esta pessoa... esta pessoa sou eu! Eu também faço parte desta linda família, que junta forma a comunidade de amor- a Igreja. Esta comunidade deve ter muito amor, união e alegria em servir a Jesus .
 
(Mostrar o quarto boneco)- Veja minha gente, neste bonequinho está mais um coleguinha nosso, quem é ele? (deixar os catequizandos falarem). João Marcos também faz parte da Igreja a família de Deus. Mas crianças, o que fazemos na Igreja? (participamos da missa, da catequese, fazemos oração...) Sabia que mesmo vocês que ainda são crianças já podem ajudar na Casa de Deus! Isso mesmo, em nossa comunidade muitos de vocês participam do coral, da catequese, fazem parte da Infância Missionária, fazem leituras na missa, são coroinhas, ou seja, já estão ajudando a Igreja crescer. Existem outras formas de ajudar a Igreja ser mais animada (deixar os catequizandos falarem).
 
(Mostrar o quinto boneco)- Aqui temos mais um bonequinho e nesse bonequinho nós vemos uma mãe. Esta é a mãe de que coleguinha? (escolhemos uma mãe que sempre está presente na catequese). A mãe do Pedro Henrique. Ela também é família de Deus, assim como os nossos pais, os nossos parentes e os nossos vizinhos. Todos juntos formam a família de Deus e Jesus convida a cada um de nós que faz parte desta comunidade a ajudar na Igreja seja cantando, lendo, ajudando na arrumação, na limpeza ( pedir que os catequizandos vão falando outras formas de ajudar). Jesus se alegra quando com alegria servimos a Deus na Igreja e vivemos bem unidos na Comunidade.
 
(Mostrar o último boneco)- Para terminar temos no bonequinho o retrato de duas irmãs que participam da catequese. Assim como essas irmãs estão juntinhas e se amam Deus quer que vivamos na Igreja como irmãos. Todos nós somos irmãos, filhos de um mesmo Pai (Deus) e vivemos unidos na Igreja.
 
 

 
 
GifTerminar a apresentação da dinâmica cantando:
 
Uma criançinha na Casa de Deus, é muito bom!
Duas criancinhas na Casa de Deus , é muito, muito bom!
Três criancinhas na Casa de Deus, é muito, muito, muito bom!
Quatro criancinhas na Casa de Deus, é muito, muito, muito, muito bom!
 
A Cristo dai louvor/ com todo o ser/ com todo o corpo a Cristo dai louvor
Com as mãos e os pés/ a cabeça e a voz/ com seu corpo dai louvor.

(A medida que você for apresentando os bonequinhos ir pregando em uma parede, ao final todos juntos formarão a palavra Igreja).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário