segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Ofício vocacional


Gif Jesus
No mês de agosto, em virtude do mês vocacional, realizamos com os catequizandos a partir de 10 anos o Ofício Vocacional. Esta celebração nos permitiu refletir sobre as diversas vocações de nossa Igreja e agradecer a Deus por fazer aos seus filhos o chamado a ajudá-lo na implantação do Reino já aqui em nosso meio. 
 
 
 Postaremos o Ofício que fizemos com os nossos catequizandos:
  
Invoquemos o Espírito Santo( cantando)
Abertura:
·         Venham catequizandos/ ao Senhor cantar!/ Venham com alegria/ ao nosso Deus festejar.
·         Deste o ventre materno, já nos amastes/ e nos chamaste a vida para vos servir.
·         No Batismo, nos chamaste a santidade, e nos destes talentos para usar em seu louvor.
·         Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito/ Glória a Trindade Santa!/ Gloria ao Deus bendito!
Recordação da vida: No mês de agosto celebramos o mês vocacional. Vocação quer dizer chamado de Deus (entra uma faixa com a palavra vocação). O primeiro chamado que Deus nos faz é o chamado a vida, mas ele também nos chama em nosso Batismo a sermos sacerdotes, profetas e reis. O mês vocacional quer nos chamar à reflexão para a importância da nossa vocação, descobrindo nosso papel e nosso compromisso com a Igreja e a sociedade. Reflexão que deve nos levar à ação, vivenciando no dia-a-dia o chamado que o Pai nos faz.
 
Salmo (139) – Senhor, tu me conheces
Refrão: Para onde irei, para onde fugirei.  Se subo ao céu ou desço ao abismo eu te encontro lá. (bis)
Senhor, tu me examinas e me conheces/ sabes quanto me sento e me levanto/ penetras o meu pensamento/ sabes o meu caminho e meu descanso.
Ainda na barriga de minha mãe tu já me conhecias/ fostes tu que me tecestes e me deste a vida/ eu te louvo porque me fizestes maravilhoso, são admiráveis a sua obra.
Examina-me Senhor e conhece o meu coração/ prova-me e conhece meus sentimentos/ cuida para que eu não desvie de meu caminho.
Proclamação da Palavra
É como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa/ tua Palavra é assim não passa por mim sem deixar um sinal. (bis)
Leitura bíblica: Jeremias 20, 7-9
Reflexão: “O amor: eis a minha vocação!” O amor é paciente e bom, a vocação não permite inveja, nem ostentação. O amor não se incha de orgulho, a vocação não admite interesses próprios. O amor não se irrita, a vocação não aceita rancor... o amor jamais acabará! Só um vocacionado “realizado” pode ir até onde vai o amor: ao termo final de nossa fidelidade ao AMOR eterno. A vocação de cada cristão nasce da mais profunda intimidade do Pai, e se concretiza, necessariamente, na vida da Igreja e se projeta, com as demais realidades do dia-a-dia, para as realidades últimas e para a experiência definitiva, no âmbito da graça de Deus. A Igreja nos pede que neste mês de agosto nos dediquemos a uma profunda reflexão sobre as vocações e a orar para que em nossa Igreja frutifique mais vocações. Obedientes à voz da Igreja neste mês celebramos e oremos pelas vocações.
Catequese sobre as vocações: Breve meditação sobre as vocações específica de nossa Igreja. (sacerdotal, familiar, religiosa e leiga).
Oração pelas vocações
 PELO Papa, pelos bispos, presbíteros, diáconos, para que, impulsionados pelo Espírito Santo, coordenem e animem o povo do Senhor, rezemos ao bom Deus.

 POR TODAS as famílias, para que através da intercessão de Maria, possam se espelhar na grandeza da família divina, onde respeito, carinho e amor mútuos seja a base de tudo, rezemos ao bom Deus

 PELOS RELIGIOSOS E RELIGIOSOS que tudo deixaram por causa do Evangelho, a fim de que possam, com liberdade, proclamar a grandeza de Deus a partir de seu carisma congregacional, rezemos ao bom Deus.
POR TODOS OS LEIGOS que doam seus talentos e dons á Igreja de Cristo, em especial neste dia às catequistas, para que possam com sua vida testemunhar Jesus Cristo sendo sal da terra e luz no mundo.
Música: Me chamaste para caminhar na vida contigo
Conclusão: Deus Pai todo poderoso, aumentai os trabalhadores / pois a messe é grande e os trabalhadores são poucos. Louvado Seja o nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário