domingo, 11 de março de 2012

Avental de história- Os jovens na fornalha ardente

Esta linda história foi contada aos catequizandos  na celebração " É da boca das crianças que sai o perfeito louvor". Esta história possui uma linda mensagem como o nosso Deus ( o Deus-verdadeiro) age em nossa vida de forma extraordinária . Com esta história procuramos mostrar para as crianças o exemplo deste três jovens que em mesmo no momento de perigo permaneceram louvando a Deus e por causa da confiança que os jovens demonstraram foram salvos por Deus.

Para contarmos esta história para os catequizandos utilizamos o recurso do Avental da história:

Esta história foi contada há muito tempo atrás,  antes de Jesus nascer e podemos lê-la na Bíblia no livro de Daniel. Havia um rei muito malvado chamado Nabucodonosor (por ser nomes difíceis e importante que após falar estes nomes para que as crianças gravem  pedir que elas repitam os nomes) ele era o rei da Babilônia. Naquele tempo as pessoas já conheciam o nosso Deus e já viam as maravilhas que Ele fazia. Mas o rei Nabucodonosor mandou fazer uma estátua de ouro de um outro deus sem ser o nosso Deus verdadeiro. Que horror!



E o pior o rei falou que todas as pessoas tinham que adorar aquela estátua assim que ouvisse o som dos instrumentos musicais e quem não fizesse isso seriam jogado em uma fornalha cheia de fogo, a fornalha ardente. Imagine que calor não seria essa fornalha!


Mas nesta cidade havia alguns jovens que eram fieis a Deus e não adoravam esta imagem , o nome deles eram: Sidrac, Misac e Abdênago esses sim eram jovens de coragem. Mas haviam alguns homens que correram até o rei e foram denunciar estes jovens. Então o rei ficou furioso e mandou prendê-los . Então o rei falou: " Se vocês não adorarem esta estátua na mesma hora vou jogar vocês na fornalha e eu quero ver este Deus de vocês o salvarem das minhas mãos!

Então os jovens falaram: " Mesmo que você nos jogue na fornalha não adoraremos a este seu deus pois adoramos o Deus verdadeiro e Ele pode nos livrar de suas mãos!" Que confiança estes jovens tinham em Deus.
Então o rei ficou ainda mais furioso e mandou jogar os jovens na fornalha ardente. Então neste momento vocês acham que os jovens começaram a gritar, a chorar, ficaram desesperados? Não , eles começaram a louvar a Deus através de um belo canto de louvor , eles fizeram assim (neste momento o catequista pode cantar uma música de louvor com as crianças ou fazer uma bela oração de louvor levando as crianças a exemplo dos jovens a louvar a Deus vendo assim a importância do louvor a Deus ).



O rei ficou admirado e levantou-se depressa e foi ver o que estava acontecendo e viu os jovens andando na fornalha e o que era mais impressionante ... eles não estavam queimadinhos, nem chamuscados eles estavam. Mas o rei reparou uma coisa que na fornalha não tinha três homens , mas quatro. Quem era o quarto homem. Crianças quem vocês acha m que era aquele homem ? (deixar as crianças falarem)


O quarto homem era um enviado de Deus que protegeu os jovens daquele fogo terrível. O melhor crianças foi que não teve jeito... o rei Nabucodonosor teve que reconhecer que o nosso Deus é maravilhoso, poderoso o melhor Deus de todos! E ele até fez um decreto real que todas as pessoas adorassem o Deus-verdadeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário