terça-feira, 13 de março de 2012

Quaresma- tempo de reconciliação

A Quaresma é um tempo de conversão de reconciliação com Deus e com o nosso próximo.

Procurando vivenciar este chamado que a Igreja nos faz neste tempo de volta para Deus realizamos no sábado dia 10 de março uma celebração penitencial com as crianças com o objetivo de fazê-las refletir sobre o pecado e da necessidade de abandonar tudo aquilo que nos afasta de Deus.

Para os catequizandos de 04 a 09 anos procuramos trabalhar este tema de forma mais dinamizada. Iniciamos com fazendo uma dinâmica sobre o pecado de que forma estes pecadinhos ( mentira, preguiça, desobediência, mal criação etc) vai entrando em nossa vida e tomando conta, mas que se deixarmos o amor de Deus entrar em nossa vida através do perdão a nossa vida é transformada.






 

Após esta dinâmica apresentamos situações de pecados próprios de criança ( pirraça, desobediência, palavrão, fofoca, mentira e outros) e situações de amor de Deus ( amor, obediência, louvor, amizade e outros) e perguntávamos as crianças o que elas queriam assumir em sua vida o pecado ou o amor de Deus. ( escrevemos estas situações em fichinhas e a medida que iam sendo faladas as situações de pecado jogávamos na lixeira do pecado e as situações de amor colocávamos na lixeira que estava o coração). Desta forma fizemos com as crianças um exame de consciência.



Fizemos após o exame de consciência uma oração com os catequizandos.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário