domingo, 11 de março de 2012

Mensagem a São José



O Senhor encontrou José segundo o seu coração e lhe confiou com plena segurança o mais misterioso segredo. A ele revelou a obscuridade e os segredos de sua sabedoria... aquilo que numerosos reis e profetas desejavam escutar e não ouviram, foi concedido a São José, que não apenas o viu e o ouviu, mas também o abraçou, o beijou, o alimentou e dele cuidou.Quando contemplamos a imagem de José vemos um pai amoroso que acolhera  naquela noite esplêndida de natal o verbo encarnado, o Deus que se fez menino e em seus braços encontrou amor e proteção.Amor sem reservas, traduzido em generosidade, sacrifício, serviço, dom de toda a sua pessoa; um amor que só em Maria encontrou um modelo.
Escolhido pelo próprio Pai para ser guarda fiel e providente dos seus dois maiores tesouros: O filho de Deus e a Virgem Maria ele cumpriu com a máxima fidelidade esta missão, proporcionando a Jesus uma experiência rica e que marcou para toda a vida: a alegria de sentir acolhido e amado no seio de uma família, a sagrada família de Nazaré.
Quando procurado pelo anjo naturalmente teve dúvidas, temores... mas abriu ao novo de Deus e foi na terra, o único homem a ter a honra   de dividir com Deus Pai, a filiação de Jesus. A vida de José não teve outro sentido ou razão que aquela do serviço ao Menino, ao qual era confiada a Redenção. Ele colocou à disposição dos desígnios de Deus a sua liberdade, a sua a legítima vocação humana aceitando por obediência a Deus e por amor a humanidade  a vontade de Deus em sua vida.
Aos pais, os quais têm a vocação da missão de educar seus filhos, São José testemunha que não basta o empenho pelo sustento e pelo provimento dos recursos materiais para a família: os filhos precisam bem mais que isso. Precisam perceber que são amados, efetivamente e afetivamente .
O título de “Pai Efetivo e Educador de Jesus”, é o reconhecimento de o quanto foi importante na formação humana de Jesus ter recebido não apenas a educação, mas também o carinho de pai, por isso São José a ti a nossa singela homenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário