segunda-feira, 19 de março de 2012

A história das virgens prudentes- cartaz

Apresentamos para as crianças a história bíblica " A Parábola das dez virgens". Com esta história procuramos refletir com os catequizandos as atitudes que devemos ter de vigilância (oração, escuta da Palavra de Deus, obediência, participar da Igreja....) e o anseio de estar sempre com Jesus sempre, de querer ver Jesus começando aqui nesta vida para podermos um dia estar com Jesus no céu.

Utilizamos para contar esta história para as crianças um cartaz com os rostinhos das dez virgens prudentes (rostinhos alegres) e as dez virgens imprudentes (rostinhos tristes). A cada virgem prudente foi associada uma atitude que deixava suas lamparinas acesas e a cada virgem imprudente foi associada uma atitude que deixava a sua lamparina apagada.

 História: Mateus 25,1-13

Um dia Jesus contou uma parábola sobre uma festa de casamento para o povo ensinando a importância de estarmos atentos e vigilantes. No tempo de Jesus os casamentos eram diferentes dos casamentos de hoje. O noivo ia ao encontro da noiva na casa do pai dela . De lá acompanhado por parentes e amigos eles iam pelas ruas cantando , iluminados por tochas, porque vocês sabem crianças... no tempo de Jesus não existia luz da CEMIG. E sabe para onde eles iam ? Eles iam para casa onde  os noivos iam morar e era feita uma grande festa. Algumas pessoas ficavam pelo caminho esperando o cortejo passar para que eles pudessem também ir para a festa do casamento.
Então em uma festa de casamento igual a esta dez moças se preparam para esperar este cortejo passar para que elas possam participar da festa de casamento.Mas dessas dez moças  cinco eram prudentes (tinham juízo) e cinco eram imprudentes (não tinham juízo). Elas estavam muito animadas para participarem da festa, mas como a rua não tinha iluminação cada moça levou consigo uma lamparina para que pudessem iluminar o caminho.

 

As moças com juízo pensaram: " Se o noivo demorar muito eu vou ficar desprevenida e no escuro, por isso eu vou levar muito óleo para que minha lamparina não se apague". Então elas levaram uma vasilha com óleo. Já as sem juízo ficaram com preguiça de pegar mais óleo e disse: " Eu tenho óleo suficiente e eu duvido que o noivo demore a chegar! " E as 5 moças não levaram óleo de reserva.O noivo estava demorando , nunca mais que chegava. Então elas pegaram no sono e cochilaram.


Mas sabem crianças meia-noite se ouviu um grito bem forte. Que grito era este? (deixar as crianças falarem). Era o aviso de que o noivo estava chegando. Então as dez virgens se levantaram correndo e prepararam o óleo. Mas sabem o que aconteceu? As moças sem juizo viram que suas lâmpadas estavam sem óleo. Então elas disseram as moças prudentes(com juízo)" me dê um pouco de seu óleo?''. (crianças o que vocês acham que as moças prudentes deveriam fazer?) 


As moças com juízo responderam que não podiam dar, porque se dessem um pouco de seu óleo elas também ficariam sem, mas que elas fossem comprar os óleos. Estão vendo isso não teria acontecido se as moças imprudentes tivessem ouvido as com juízo!
Então vocês sabem o que aconteceu? Enquanto as moças sem juízo saíram para comprar óleo o noivo chegou e as moças com juízo, prudentes e sábias acenderam suas lamparinas e foram para a festa de casamento. E quanto as sem juízo, imprudentes estas quando conseguiram chegar já era tarde demais, pois o noivo já havia passado e fechado a porta de sua casa e elas não puderam participar sabe aonde elas ficaram? Do lado de fora e chorando porque não foram moças prudentes. 

 Explicação:

Simbolismo da parábola:

Festa de casamento: vida eterna
Noivo: Jesus
Noiva: A Igreja- a família de Deus
Dez virgens (moças): seguidores de Jesus
Lâmpadas: Palavra de Deus
Óleo: boas ações, fé e a amor ao próximo e a Deus.

 Mensagem:

A grande mensagem desta parábola é esta: Um dia Jesus vai voltar esta é uma promessa que Ele fez quando subiu para o céu. Ele não nos disse nem o dia nem a hora... mas nos disse com certeza que um dia voltaria. Esta parábola fala sobre isso. As virgens(moças) prudentes são aquelas pessoas que não se esqueceram desta promessa de Cristo e estão se preparando para este dia juntando em suas lamparinas o óleo do amor ao próximo e a Deus e o óleo da fé. Já as virgens imprudentes são aquelas que mão se preocupam e se esqueceram da promessa de Jesus e não juntam o óleo do amor e da fé. Tem tempo para tudo, menos para Deus. Pensam que querem aproveitar a vida e mais tarde pensaram em Deus, mas Jesus voltará sem avisar e essas moças perderam o noivo e a sua grande festa no céu. Não devemos deixar para amanhã devemos encher nossas lamparinas hoje, pois na última hora não haverá mais tempo e não poderemos pegar o óleo de ninguém emprestado.

  Atitudes que deixam a lamparina acesa

  • Meditar a Palavra de Deus (ler a Bíblia)
  • Orar (conversar com Deus)  todos os dias
  • Participar da missa - prestar nossa ação de graça a Deus
  • Ser obediente a vontade de Deus
  • Amar o nosso próximo
  • Arrepender dos nossos pecados e procurar a cada dia ser melhor
(Perguntar as crianças outras atitudes que deixam a lamparina acesa)

 Atitudes que não deixam a lamparina acesa

  • Não ler a Bíblia
  • Não tirar tempo em sua vida para Deus (não orar, não participar da missa, da catequese e dos movimentos da Igreja)
  • Não deixar Deus falar em seu coração, não ser obediente a Deus
  • Não arrepender de seus pecados 
  • Ser egoísta e pensar só em si mesmo
  • Mentir
(Deixar as crianças falarem atitudes que deixam a lamparina apagada)

Um comentário: