domingo, 25 de março de 2012

Mensagem sobre o Batismo

Esta mensagem pode ser utilizada para os catequizandos a partir de 10 anos para ajudar a entender a eficácia do Sacramento do Batismo.






Existe uma lenda que poderá nos ajudar a entender a eficácia do Sacramento do Batismo.



Havia um rei que tinha grande amor a seu povo. Muitas vezes, saía sozinho visitando os diversos arredores da cidade, a fim de ver o que se passava com seu súditos. Uma tarde, passadno por um bairro bastante pobre, encontrou um menino esfarrapado, macilento, coberto de chagas e com uma grande mancha negra na testa. Era um defeito de nascença. O rei, penalizado, aproximou-se da criança e lhe disse:

- Como se chamas?

- Eu não tenho nome - respondeu a criança.

- Como não tens nome? Quem são os teus pais?

- Eu não tenho pai nem mãe.

- Onde moras então? Onde dormes, te abrigas da chuva e da tempestade?

- Não tenho casa. Me abrigo embaixo das pontes ou das garagens de ônibus.

- Mas afinal de que te alimentas?

- Eu vivo dos restos que me dão.

O rei, profundamente impressionado ,tomou o menino pela mão e lhe disse:

- Venha comigo. De hoje em diante, terá pai e mãe, casa para morar e tudo quanto precisar para ser feliz.

Ao chegar no palácio real, entrou em seus aposentos e, chamando a esposa, entregou-lhe o menino, dizendo:

- Aqui trago mais um filho. É preciso dar-lhe um bom banho, vesti-lo com o traje real, curar-lhe as feridas e alimenta-lo bem, pois está muito fraco. Ele terá os mesmos direitos de usar o nosso nome e poderá sentar-se à nossa mesa. REceberá uma aprimorada educação e terá direito à herança.

O menino pobre foi lavado, recebeu as vestes reais, curou-se das feridas e foi introduzido na família real. A fim de que todos soubessem que era seu filho, o rei mandou fazer uma cirúrgia plástica para tirar-lhe a mancha negra da testa e gravar-lhe na fronte o sobrenome da família real. Porém, fez-lhe certas exigências:

- Você será considerado meu filho somente se for digno do nme que recebeu, isto é, se te comportares como filho do rei. Caso contrário, perderá todos os direitos.

A criança cresçeu usufruindo de todos os direitos e regalias que o pai lhe proporcionava. Porém, quando chegou na juventude, começou a trilhar maus caminhos. Abandonou a casa paterna e tornou-se ladrão e usuário de drogas, chegando a cometer criems que o levaram à prisão e até a condenação à morte.

Na prisão, os prisioneiros zombavam dele, dizendo:

- Tu, o filho do rei, na prisão? Nós caímos aqui porqeu somos uns pobres miseráveis. Nunca tivemos quem nos ensinasse a andar pelo caminho do bem. Mas você, que tinha tudo o que queria, que recebeu uma ótima educação, como pode chegar a ser condenado como nós? Isto é muito vergonhoso!

O filho unigênito do rei, compadecendo-se do seu irmão, que tanto amava, ofereceu-se para ir à prisão em seu lugar e dar a vida por ele. O pai, que também tinha um grande amor a este filho adotivo, deu o seu consentimento. E assim se fez: o filho do rei deu a sua vida pela vida do irmão. Por isso o pai o glorificou.

Esta lenda nada mais é do que um símbolo de nossa história pessoal. Nesse caso, o que significam os vários personagens e os diversos elementos dessa lenda?

- Deus é o rei, o Pai de toda misericórdia, que se compadece da miséria humana.

- Cristo é o filho único do rei. Ele se oferece ao Pai para dar a própria vida por seus irmãos.

- O menino pobre, somos nós que fomos salvos por Jesus.

- A mancha que a criança trazia na fronte é o pecado original com o qual nascemos manchados na alma.

- O nome que o Pai imprimiu em nós foi o nome de Cristão, que nos identifica como FILHOS DE DEUS.

- As chagas que foram curadas são os pecados pessoais daqueles que se batizam adultos, esses são apagados pela água batismal.

- A família que passamos a pertencer é a grande família dos filhos de Deus. - A Igreja.

- A mãe que recebemos é Maria, a Mãe de Deus, Mãe da Igreja e, portanto, Nossa Mãe.

- A veste real é a veste da graça santificante, que é a vida divina, habitação da Santíssima Trindade em nós.

- O banquete que somos convidados a participar é o Banquete Eucarístico.

O Batismo também nos dá diversos direitos:

- A recepção dos demais Sacramentos;

- A participação de todos os bens espirituais da Igreja;

- A herança de Deus, que é a Vida Eterna.

Quão grande é a nossa dignidade. Somos filhos e filhas do Rei e da Rainha do Universo. Assim, temos todos os direitos de filhos, especialmente a participação da natureza, da vida do próprio Deus.

Aquele, porém, era filho do Rei perante o mundo, mas em suas veias não corria sangue real, enquanto em nós, pelo Batismo, fomos mais elevados do que ele, pois em nossa alma e em nosso coração, circula a vida do Rei do Céu e da Terra. Somos da Família REal, por isso não devemos nos deixar levar por sentimentos de inferioridade.

Eis o nosso maior tesouro: o próprio Jesus nos ensinou a chamar Deus de Pai pela oração do "Pai-Nosso". Essa oração deveria fazer pulsar com intenso amor os nossos corações de Filhos de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário