domingo, 25 de março de 2012

Dinâmica sobre o Batismo


Esta dinâmica foi apresentada aos catequizandos no momento da oração inicial para explicarmos a elas a graça santificante do Batismo em nossa vida.

   Material necessário:

  • Iodo
  • Água sanitária ou cloro
  • Água 
  • Vasilha transparente
  • Bonequinhos feito de papel grande

  Desenvolvimento:

Na vasilha colocar água com algumas gotas de iodo.

Explique aos catequizandos : Deus nos criou perfeito, sem mancha. Mas pela desobediência de Adão e Eva o pecado entrou no mundo. E este pecado nos causou uma mancha, uma sujeirinha em nosso coração. O nosso coração ficou igualzinho esta água que vocês estão vendo nesta vasilha. (mostrar a água com iodo). Você acha que nosso coraçãozinho pode ficar assim? É claro que não e Deus pensando nisso porque nos ama muito pensou numa forma de limpar nosso coraçãozinho desta mancha. (mergulhar o bonequinho na água suja).
Então quando Jesus esteve nesta terra Ele pensou em uma forma maravilhosa de limpar o nosso coraçãozinho do pecado original: o batismo. O batismo é um sacramento: um sinal da presença de Jesus em nosso meio. E quando somos pequenos nossos pais nos levam na Igreja e recebemos a graça de Deus (coloque a água sanitária na mistura de iodo) e o que acontece? A mistura escura ficou limpa como a água. É isso que o batismo faz em nossa vida: com o Batismo a graça de Deus entra em nossa vida e apaga totalmente o pecado original  e nos faz filhos de Deus e muito mais... nos faz membros de uma Igreja maravilhosa, a Igreja Católica, a Igreja de Jesus. No Batismo somos mergulhados na graça de Deus (mergulhar o bonequinho de cartolina na água) e ficamos cheios do Espirito Santo.

5 comentários: