quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Comportamento na casa de Deus - gestos e atitudes litúrgicas

Essa história foi contada às crianças de 04 a 09 anos e teve como objetivo ensinar como as crianças devem se comportar na casa de Deus e mostrar para elas alguns gestos e atitudes litúrgicas que elas devem ter no momento das celebrações e da santa missa.

Foi contada a história de dois meninos que frequentavam a Igreja - Zeca e Juca- mas que tinham atitudes diferentes na Igreja. Zeca é um menino comportado que procurava sempre dar bons exemplos e com o seu corpo e atitudes louvar ao Senhor. Já Juca não era tão comportado assim, e não tinha um comportamento tão exemplar na casa de Deus.

(Fiz dois rostos com E.V.A- Juca é o menino com rosto triste e o Zeca é o rosto do menino alegre.)A cada sábado foi contada uma parte da história relacionada a uma parte do corpo do Zeca e Juca.

História
  • Quero contar para vocês a história de dois meninos : Zeca e Juca.Eles eram irmãos gêmeos eram iguaizinhos, mas só tinha uma coisa que os tornavam diferentes: o comportamento- principalmente na Igreja. Os pais de Zeca e Juca sempre os levavam na missa e os mandavam para a catequese.... mas vocês vão ver como eles se comportavam. Vamos aprender com Zeca(mostrar o rostinho alegre) e Juca (mostrar o rostinho triste) como podemos nos comportar na Casa de Deus e assim glorificar a Deus com todo o nosso corpo.



Pés


Vocês acreditam que Juca( mostrar o rostinho triste) é um menino que ainda não aprendeu a usar seus pés para louvar ao Senhor na casa de Deus- a igreja. como sempre mais uma vez chegou atrasado a missa. Por isso está correndo entre os corredores para pegar o folheto... e acreditem só, quase derrubou uma idosa que também ia pegar o jornalzinho da missa. Olha como os seus pezinhos estão(mostrar o pezinho triste).

Já o Zeca procura sempre chegar um pouco antes para que possa fazer suas orações, pegar o jornalzinho com calma e até mesmo ler as leituras para que possa meditá-las em seu coração. Zeca sabe que é importante ser pontual e que não devemos chegar atrasado na casa de Deus. Aprendemos então que devemos ser :


Pontual- chegar na hora certa na Casa de Deus.

  • Na hora da missa os pés do Juca parecem que não tem sossego, até parece que está cheio de formigas, não param quietos. Enquanto a celebração está acontecendo ele resolve correr pela igreja inteira fazendo bagunça e tirando a concentração das pessoas; seus pés o levam para o banheiro na hora da missa e assim ele não celebra a santa missa e nem deixe que os outros celebrem pois toda a hora fica amolando as pessoas que estão sentadas em seu banco, passando para lá e para cá(mostrar os pés tristes). Já o Zeca que exemplo de menino, as pessoas até gostam de sentar com ele no banco. Ele vai ao banheiro e bebe a água em casa, porque na hora da santa missa ele não quer perder nenhum momento da celebração e ele também sabe que se ficar para lá e para cá vai atrapalhar as pessoas( mostrar os pés alegres). Podemos aprender então que:
Andar com cuidado na igreja - Casa de Deus.

  • Um dia desses na igreja Juca (mostrar o rostinho triste) aprontou mais uma: depois de tanto correr na igreja ficou cansado e então resolveu colocar os pés encima do banco, os bancos acabaram de ser reformados ele arranhou e sujou todo o banco. Que coisa triste o Juca será que  ele ainda não aprendeu que os bancos são para as pessoas sentarem e não para colocar o pé encima(mostrar o pé triste) e que temos o dever de cuidar da casa de Deus. Já o Zeca sabe que devemos conservar e zelar pela Casa de Deus : ele nunca joga papel no chão da igreja, não põe os pés nos bancos e no final da missa até ajuda a recolher os folhetos. Ele quer ajudar na igreja: vai ser coroinha. Que lindo! O Zeca é mesmo um menino abençoado(mostrar o rostinho alegre) e quer servir ao Senhor com sua vida.
Devemos cuidar da Casa de Deus.
  • Na hora da missa Juca (mostrar o rostinho triste) ainda não aprendeu a se comportar e a celebrar a missa também com seu corpo. Na catequese até parece que a catequista não falou que em cada parte da celebração há um gesto próprio . Por exemplo na hora das leituras e do salmo enquanto todo povo está sentado atentos a leitura Juca está correndo pela igreja atrapalhando todo mundo e na hora do Evangelho quando todos estão em pé ele está sentado porque está cansado de tanto correr .Já o Zeca (mostrar o rostinho alegre sempre acompanha os gestos litúrgicos ficando em pé ou se assentado nos momentos certos.
Devemos celebrar também com nosso corpo ficando em pé ou  assentado na hora certa. 


Versiculo bíblico: Ec 5:1 - "Guarda o teu pé quando entrares na casa de Deus."

Vamos lembrar como os nossos pés podem glorificar a Deus (aponte cada um dos letreiros- pode ser feito um cartaz para cada ensinamento.  Desafie as crianças a colocarem em prática hoje mesmo o tipo de comportamento que demonstra boas maneiras na Casa de Deus.)

Mãos


Mais uma vez Juca (mostrar o rostinho triste) chegou atrasado ma santa missa e sentou-se perto do Zeca. Pegou o folheto e ficou perguntando ao Zeca aonde estava as leituras. Depois acreditem só começou a fazer com suas mãos (mostrar a mãozinha triste) aviaozinho com o folheto... será que ele não sabe que no folheto está a Palavra de Deus e que não devemos nem rasgar ou amassar o folheto.




 Já o Zeca ( mostrar o rostinho alegre) tem cuidado com o folheto da missa, pois além de saber que nele está contido a Palavra de Deus sabe que precisa conservar porque outras pessoas vão usá-los em outras missas. (mostrar a mãozinha alegre). Podemos então aprender:
Não rasgar os folhetos, pois ali está contido a Palavra de Deus.

  •  Imagine só Juca prontou mais uma na igreja. Desta vez foi na hora do ofertório: sua mãe deu algumas moedinhas para que ofertasse e ele fez um barulhão com aquelas moedas arranjando a maior confusão .Até parece que ele queria que todas as pessoas soubesse que ele estava com aquele dinheiro nas mãos(mostrar a mãozinha triste). Já o Zeca (mostrar o rostinho alegre) com toda a educação e calma foi e ofertou as moedinhas que sua mãe havia lhe dado. Zeca sabe que a oferta é um gesto de louvor e de reconhecimento que todas as coisas provêm de Deus. Zeca quer se tornar um dizimista e ajudar na manutenção da igreja. (mostrar a mãozinha alegre) .
Com minhas mãos ofertar a Deus o que tenho de melhor.

( Quando estiver falando desta parte conscientizar as crianças que além da oferta material elas podem também estar ofertando a Deus seu coração, seu tempo, seus dons e talentos)

  •  Juca ainda não aprendeu que nossas mãos também louvam ao Senhor( mostrar a mãozinha triste). Definitivamente ele não usa as suas mãos para louvar ao Senhor( mostrar as maõzinhas tristes): na hora do sinal da cruz no início da celebração ele está com tanta pressa em mexer com os colegas que estão sentados na frente de seu banco que faz o sinal da cruz de qualquer jeito, bem depressa e mal feito que é para sobrar tempo para conversar com seus colegas. Neste dia ele fez tanta bagunça na casa de Deus que na hora do Pai-Nosso quando o padre pediu para todas as pessoas erguer bem alto os braços para orar ele deitou no banco e nem rezou. E quando sua mãe pediu que ele se levantasse para que pudesse dar a paz de Cristo ele desobedeceu a sua mãe e começou a pegar pirraça, acreditem só nisso! Zeca no entanto sabe que com as nossas mãos também louvamos a Deus e que na missa é momento de encontrarmos os nossos amigos da comunidade, a grande família de Deus. Começa sempre a santa missa fazendo o sinal-da-cruz porque sabe que este é o sinal do cristão, na hora do ato penitencial quando vai pedir perdão coloca suas mãozinhas no peito arrependido de seus atos que não agradaram a Deus.( mostrar as mãozinhas alegres). Na hora do Pai-Nosso ergue a mãos junto com toda a comunidade e na hora do abraço da paz todas as pessoas querem dá a paz de Jesus para ele. Ele sabe usar suas mãos para louvar a Deus. Um dia o padre da comunidade até elogiou os bons modos de Zeca na casa de Deus.
Vou usar as minha mãos para celebrar ao Senhor: erguendo as mãos, fazendo o sinal-da-cruz ou desejando a paz para meus irmãos.

Versículo bíblico: Seja o erguer de minhas mãos como oferenda vespertina.” Sl 141:2b

O que aprendemos com Zeca e Juca, crianças? Que podemos glorificar a Deus com nossas mãos. De que maneiras podemos mostrar boas maneiras na Casa de Deus com nossas mãos? (Espere que as crianças respondam, e então coloque os letreiros )


Olhos


Juca (mostrar o rostinho triste) fica muito desatento na casa de Deus. Olha sempre para tudo e todos reparando até mesmo como as pessoas estão vestidas e zombando das pessoas (mostrar o olhinho triste).Um dia o padre pediu que todas as pessoas no momento da oração fechasse os olhos e colocassem seus pedidos. Juca não fechou os olhos e ficou reparando o vaso de flores, o que estava passando do lado de fora da igreja e até a roupa nova da Ritinha. Ele sabe que na hora da oração devemos somente estar com o Senhor, mas ele pensou: _ Eu é que não vou fechar os meus olhos, que bobagem! E bem na hora da missa ele tirou do bolso uma revistinha que levou escondido de sua mãe e começou a ler.

Zeca ( mostrar o rostinho alegre) atendeu o pedido do padre e na hora que terminou a oração falou um "Amém" bem forte. Zeca sabe que orar é falar com Deus e que se  fecharmos os olhos (mostre o "olho alegre") a nossa oração será mais bonita, pois não ficaremos  distraidos olhando para outras coisas, e pára para prestar atenção nas palavras que estão sendo ditas.Deus está em todos os lugares e podemos falar com Ele em qualquer lugar, mas na igreja de um modo especial. Imagine você indo na casa de alguém e depois voltando para sua casa sem ter falado com aquela pessoa? Pois é assim que Juca tem feito e muitas crianças fazem. Sabe o que podemos aprender:
Devemos ter atenção na Casa de Deus.
  • Na hora da consagração quando o padre abençoa o pão e o vinho e eles se tornam corpo e sangue de Jesus todas as pessoas ficam ajoelhadas olhando para o Corpo de Cristo e para o Sangue de Cristo, mas adivinhem o que Juca(mostrar o rostinho triste) estava fazendo nesta hora... estava deitado no banco. Já o Zeca (mostrar o rostinho alegre) aprendeu que na hora da consagração devemos nos ajoelhar e olhar bem fixamente para o Corpo e Sangue de Cristo em sinal de adoração e de amor a Jesus que vem morar em nosso coração através da Eucaristia. Neste momento Zeca não tira seus olhos em direção ao altar(mostrar o olhinhos alegres). Sabe o que podemos aprender:
Devemos manter nossos olhar fixo no Senhor e nossos joelhos dobrados em sinal de adoração.

 Versículo bíblico: 1 Pedro 3:12 _ "Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas."
O que podemos aprender ? Que  os nossos olhos também servem para louvar ao Senhor, devemos manter nosso olhar fixo no Senhor assim como Ele não tira seu olhar de amor de cada um de nós!


Orelhas

Os ouvidos de Juca (mostrar os ouvidos tristes) andam tão longe da Casa de Deus; apesar de estar na igreja(mostrar o rostinho triste) não ouve as orações que são feitas, não ouve as leituras e nem as explicações(homilia) que o padre faz. Por não prestar atenção no que se fala na missa ele sempre fica perguntando a quem está do lado em que parte está no folheto. Juca não tem educado seus ouvidos para celebrar a missa e nem para ouvir a voz de Deus em sua vida. Deus nos fala, vocês sabiam... mas temos que educar o nosso ouvido, fazer o santo silêncio, para que Deus possa falar conosco.

Zeca é diferente (mostre o rosto alegre).Ele gosta e ouve as orações  na igreja. As vezes ele não entende bem algumas palavras, mas quando tem dúvidas ao final da celebração pergunta a um adulto e também ele sabe  que Deus entende e está ouvindo(mostre o "ouvido alegre"). Zeca acompanha tudo na casa de Deus porque ama ao Senhor e quer conhecê-lO melhor. Assim, Zeca  acompanha a leitura no jornalzinho e presta atenção  ao que está sendo ensinado. Ele sabe que Deus fala com as pessoas através da Palavra e também dos ensinamentos do padre... na hora da celebração ele faz o santo silêncio ouvindo e deixando Deus falar em seu coração. Podemos aprender que:
Na casa de Deus devemos fazer o santo silêncio para que Ele fale em nosso coração.

  •  Juca (mostrar o rostinho triste) não tem educado seus ouvidos para ouvir a Palavra de Deus , nem na igreja e nem em casa. Juca nunca tira um tempo nem para falar com o Senhor através da oração e nem para ouvir sua voz através da Palavra de Deus. Assim, Juca não ouve a Palavra de Deus na igreja e nem em sua casa. É por isso que ele vive triste e desanimado. Já o Zeca (mostrar o rostinho alegre) acompanha tudo na casa de Deus porque ama ao Senhor e em casa tira um tempo para a oração e para a leitura da Bíblia porque quer conhecê-lO melhor. Assim, Zeca lê a   sua Bíblia todos os dias . Ele sabe que Deus fala com as pessoas através da Bíblia e que podemos falar com Jesus através de nossa oração.A história bíblica prediletas de Zeca esta em Samuel . Lemos aqui que Deus falou com o menino Samuel. Crianças, a Bíblia é a palavra de Deus e quando nós a lemos com atenção Deus fala conosco. Podemos aprender então que:
Ouvir a Palavra de Deus e falar com o Senhor através da Oração.

Versículo bíblico: “Fala, Senhor, porque o teu servo ouve”.

Como podemos ter boas maneiras com nossos ouvidos na Casa de Deus? (Aguarde respostas.) Sim, descobrimos que nossos ouvidos devem estar atentos para ouvir a voz de Deus através de sua Palavra e das pessoas e que para isso devemos aprender a fazer o santo silêncio, porque assim estaremos grificando a Deus com os nossos ouvidos.

Boca



Juca( mostre o rostinho triste) não tem usado sua boca para louvar a Deus. Anda falando palavrões e mentirinhas (mostre a boca triste). Na casa de Deus ainda não aprendeu a controlar sua boca fala alto, muitas vezes na hora da missa e atrapalha todas as pessoas que estão a sua volta. Quando começa o cantor a cantar uma música ela fala: "Não vou cantar, não conheço esta música.- mas fica conversando com o colega do lado.
Zeca (vire para o rosto alegre) gosta muito de cantar (mostre a "boca alegre"), principalmente as músicas que falam sobre Deus, como Ele é Santo, Justo e Amoroso, e sobre o Salvador Jesus que deu Sua vida para nos salvar. Zeca sabe que Deus é Santo e nós, pecadores. Mas, que por meio de Jesus Cristo, podemos nos aproximar do Senhor e louvá-lO. Zeca esforça-se para aprender as músicas e louvar a Deus com sua voz.
Cantar louvores a Deus.
  • Juca não pára de falar nenhum momento (mostrar a boquinha triste), mas na hora de acompanhar o jornalzinho e responder com a assembléia as partes que a comunidade reza junta na hora missa ele fica com a boca fechada e não participa . Já o Zeca acompanha todo o jornal e responde com a voz forte glorificando a Deus com sua boca. Podemos aprender então:
Participar da missa com minha voz.

Versículo bíblico:  “Bendirei ao Senhor em todo o tempo, o seu louvor está sempre nos meus lábios” - Salmo 34,1.
O que você descobriu com Juca e Zeca? Sim, que a nossa boca é outra parte do corpo que deve glorificar a Deus. Também, a boca que costuma Cantar louvores a Deus e usar a voz para participar da missa está agradando ao Senhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário