quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Peça sobre as cores litúrgicas

Esta peça foi retirada do blog do Cantinho da Criança e feita algumas adaptações para a nossa realidade.


GABI: (aparece a Gabi com vários lápis de cor e alguns desenhos pintados)
BELLA: Oi Gabi, nossa quantos lápis de cor, eu também quero pintar...
GABI:Oi Bella, eu estou brincando de pintar...
BELLA: Ai eu posso brincar com você...
GABI:: Pode sim, qual é a sua cor preferida?
BELLA: Hum ... hum  eu gosto de todas as cores
GABI:: Não Bella, você precisa escolher uma cor, eu quero saber qual você gosta mais...
BELLA: Há tá bom eu gosto de amarelo
GABI:: então você pode pintar o sol que é amarelo... (mostrar o desenho do sol)
BELLA: E você Gabi qual a cor que você mais gosta?
GABI:: Eu gosto da cor verde, tem muita coisa bonita com essa cor.
BELLA: É verdade, as montanhas, as arvores, têm verde na bandeira do Brasil
GABI:: Então vamos lá eu vou pintar essa árvore....
TONINHO: Olá Meninas, nossa quantos desenhos e que lindo sol amarelo...
BELLA: Estamos brincando de pintar...
TONINHO: Muito bem, vocês sabiam que na liturgia as cores também são importantes?
GABI:: Como assim? Que cores são estas?
TONINHO: Na liturgia a Igreja usa 5 cores, são elas branco, vermelho, verde, roxo e rosa.
GABI:: Mas como são usadas essas cores Toninho?
TONINHO Branco é usada no tempo da Páscoa, natal e festa de Nossa Senhora e santos, significa alegria, paz e pureza.
GABI: Nossa Toninho Jesus na Eucaristia, também é branco, não é???
TONINHO Sim, a outra cor usada é o vermelho lembra o sangue de Jesus e lembra a paixão de Jesus e também o fogo do Espírito Santo! É usada na festa dos santos que deram a vida por amor a Jesus, na sexta-feira da paixão e no Pentecostes, que é quando celebramos a vinda do Espirito Santo!
GABI:: Fala agora Toninho  da minha cor preferida...
TONINHO: A cor verde significa esperança e é usada no tempo comum, ou seja, no dia a dia na liturgia.
BELLA: Você só falta agora o roxo e o rosa...
TONINHO: Então vamos lá meninas, o roxo é usado na quaresma significa conversão e a cor rosa também é usada na quarta semana da quaresma simbolizando alegria. Mas não é só na quaresma, é usado também no advento e o rosa na terceira semana do advento.
BELLA: Nossa Toninho, que legal aprender sobre as cores na liturgia.
TONINHO: Vou deixar vocês brincando ai e vou ver ensinar a mais crianças sobre as cores litúrgicas!
GABI::Eu também, a partir de hoje eu vou ensinar a todos como é linda a liturgia de nossa Igreja.
TONINHO: Tchau criançadas .( os bonecos se despedem e saem)


Nenhum comentário:

Postar um comentário