segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Quaresma- teatro de fantoches



Na oração inicial na Catequese para os catequizandos de 04 a 09 anos falamos sobre a quaresma utilizando o recurso do teatro de fantoche. Mais uma vez entrou em cena Toninho, que é um personagem que vem sempre falar com as crianças sobre temas ligado a liturgia.



Toninho: Olá crianças, como vão? Meu nome é Toninho, para as crianças que não me conhecem. Gosto muito de crianças, porque Jesus falou que o reino de Deus é das crianças.

(Entra a menina e fala para Toninho)
Júlia: Olá, Toninho, eu preciso de sua ajuda... você tem que me ajudar! Na escola o meu coleguinha falou que estamos no tempo da quaresma e ele falou que o lobisomem costuma aparecer neste tempo e eu tenho medo de lobisomem.

Toninho: Ai Júlia eu nem acredito que você uma menina que lê a Palavra de Deus, vai à catequese e participa da missa acredita nestas coisas. Isso é superstição! Tem criança ai que acredita em lobisomem?(perguntar aos catequizandos)

Júlia: Mas o moço falou na TV que lobisomem existe.

Toninho: Júlia, minha querida amiguinha, para que você fique tranquila e aquiete seu coraçãozinho eu vou lhe explicar tim-tim por tim-tim o que é a quaresma.

Júlia: Tá bom e eu vou ouvir tudinho!
Toninho: A quaresma é um tempo lindo da Igreja, ela dura quarenta dias e é um tempo para a gente buscar a conversão.

Júlia: Conversão, o que é isto é uma conversa grande?

Toninho: Não Júlia, conversão é a gente rever em nossa vida aquelas coisas que não agrada a Deus e procurar não fazer mais. Por exemplo, se você é desobediente a seus pais...

Júlia: Ah! Já sei ai eu vou passar a obedecer, ai eu serei feliz e poderei comemorar a Páscoa ressuscitando com Jesus em uma vida nova!

Toninho: Você é uma garota esperta. Isso é conversão sair de uma vida velha e ir para uma vida nova com Jesus. No tempo da quaresma são pedidas a nós três ações: o jejum, a oração e a caridade.

Júlia: A tia da catequese disse que nós crianças não é obrigatório, mas que mesmo sendo crianças podemos fazer abstinência. Mas a tia da catequese disse também que este jejum só vale se ele servir para a gente ver na nossa vida o que a gente faz que não agrade a Deus e procurar mudar fazendo aquilo que agrada a Deus.

Toninho: Júlia estou vendo que você anda prestando atenção na catequese. Nesta quaresma você vai fazer algum jejum?

Júlia: Então eu vou deixar de chupar balas e com este dinheiro que eu vou economizar eu vou ajudar uma família que está passando  por dificuldade lá perto de casa.

Toninho: Ai Júlia com esta ação você estará fazendo mais uma atitude que é nos pedido na quaresma a caridade. Mas tem mais uma a oração. Neste tempo da quaresma devemos procurar rezar mais, participar da missa, rezar o terço e meditar mais a Palavra de Deus!

Júlia: Toninho, que alegria porque agora eu sei a verdade que a quaresma é um tempo maravilhoso da Igreja. Vivendo bem a quaresma eu vou ficar bem preparada para a Páscoa e desta forma acolher Jesus ressuscitado na Páscoa em meu coração!

Toninho: Crianças da catequese não se esqueçam dessa lição que a quaresma é um tempo litúrgico de  Igreja para que possamos através do jejum, da caridade, do oração e da busca de uma amizade forte com Jesus nos converter a Deus. Beijos crianças lindas da catequese. Tchau!

Júlia: Tchau, um beijão para vocês!


Nenhum comentário:

Postar um comentário