terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Gestos e atitudes litúrgicas - mais sugestões

Durante todo o ano de 2011 fomos trabalhando com os catequizandos temas ligados a liturgia para que as mesmas aprendessem e vivenciasse tanto na catequese quanto na celebração da santa missa a liturgia com mais consciência.



Para os catequizandos a partir de 10 anos os gestos e atitudes liturgicas foram refletidos da seguinte forma:

Desenvolvimento:

  • Selecionamos alguns gestos ( despedida -tchau; cumprimentar- aperto de mão; descanço- assentar; movimento com a cabeça de lado a lado- negação; movimento com a cabeça de cima para baixo-aprovação; dedo indicador na boca; silêncio) . O desafio era o catequista fazer o gesto e o catequizando ter quer dizer o que aquele gesto indicava, significava.Após isso foi dado a seguinte explicação: A linguagem corporal se refere a todas as nossas expressões através dos movimentos, posturas ou gestos que se façam com as diferentes partes do corpo.  Existe até um ramos da ciência que estuda a linguagem corporal chamada- quinésica- e ela estuda os significados de  movimentos e gestos corporais percebidos em determinadas situações. Podemos dizer que o corpo fala. Após a explicação foi dividido os catequizandos em equipes e eram eles que deveriam criar um gesto que falasse algo; foi dado 10 minutos e eles em conjunto criaram um gesto e fizeram a apresentação para que os catequistas adivinhasem.

  • A liturgia também se utiliza de gestos para a celebração. O corpo do homem também ora diante de Deus. O gesto enriquece e enobrece o pensamento e a emoção interior vivida pelo homem.Os gestos dentro da Liturgia permitem aos fiéis participarem das realidades divinas de forma plena, ativa e comunitária.Para se obter a uniformidade nos gestos e posições deve-se obedecer as orientações da Igreja. Você sabe me dizer algum gesto ou atitude que é feito nas celebrações da nossa Igreja. (deixar que os catequizandos falem) .Após, foi entregue um quadro com os principais gestos litúrgicos e seus significados.

  • Neste primeiro bate-papo procuramos mostrar para os catequizandos que a liturgia se utiliza de gestos e atitudes para celebrar e quais eram esses gestos e atitudes. Depois os gestos e atitudes foram sendo trabalhados separadamente em cada sábado (levamos uns quatro encontros para trabalhar esses gestos e atitudes).
Aprofundamento: Após o estudo de cada gesto e atitude propomos a seguinte brincadeira para verificar a aprendizagem:

Material: cartão com os gestos litúrgicos e seus significados/ duas caixas/ tirinhas de papéis escritas os significados dos gestos e atitudes litúrgicas.






Desenvolvimento:

Escrevemos em um cartão o gesto litúrgico e por dentro do cartão o que significa os gestos litúrgicos. Escrevemos várias tirinhas de papéis com os significados dos gestos litúrgicos e colocamos misturados nas caixas (para dificultar e tornar a brincadeira mais emocionante pode ser colocado outras palavras ).Dividimos os catequizandos em duas equipes;
O catequista retirava um cartão com um gesto litúrgico, por exemplo ajoelhados, e ao sinal do catequista os catequizandos tinham que procurar na caixa a tirinha de papel que representava o significado do gesto litúrgico, adoração. Marcava ponto a equipe que trouxesse a tirinha de papel com o significado correto. O prêmio para quem ganhasse seria um chocolate sonho de valsa e o prêmio de consolação para quem perdesse seria um bis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário