segunda-feira, 16 de julho de 2012

Ofício da água


No mês de Junho realizamos com os catequizandos a partir de 10 anos o Ofício da água, seguindo a temática proposta no planejamento do Núcleo Santo Antônio em trabalhar nos ofícios os símbolos litúrgicos utilizados na Igreja.
Ofício da água
Entrada da água: Em silêncio ao despejar a água na bacia canta-se.
Canto:
Eu te peço desta água que tu tens
És água viva meu senhor
Tenho sede, tenho fome de amor
E acredito desta fonte de onde vens
Vens de Deus, estás em Deus, também és Deus e Deus contigo faz

um só
Eu, porém, que vim da Terra e volto ao pó quero viver
eternamente ao lado Teu

És água viva, És vida nova e todo dia me batizas outras vez
Me fazes renascer, me fazes reviver e quero água desta fonte de
onde vens


Abertura:
·         Venham, ó crianças, / ao Senhor cantar!/ Venham com alegria, / a Deus festejar!
·         Ao criar o mundo,/ a terra querida/ deste-nos água pura/ a fonte da vida!
·         És, Senhor Jesus,/ como água boa/que traz a vida nova,/ limpa e nos perdoa!
·         Glória ao Pai, ao Filho/ e ao Santo Espírito/ Glória à Trindade Santa/ glória ao Deus bendito!
Momento penitencial:
·         Muitas vezes deixamos de te louvar e agradecer pelo presente precioso da água.
Refrão: Perdão, Senhor, perdão! Perdão!Perdão! 
·         Muitas vezes desperdiçamos a água, fonte de vida.
·         Muitas vezes contribuímos para a poluição da água, jogando lixo nas fontes e nos rios.
Salmo:
Refrão: A minha alma tem sede de Deus, de Deus (2x)
·         O Senhor é o meu Deus/ desde cedinho eu O procuro.
·         O meu coração tem sede do Deus vivo, todo o meu ser também O deseja, como terra sedenta sem água.
·         A minha vida será saciada como se eu fosse numa linda e grande festa! Meus lábios cantarão a alegria, ao cantar para o Senhor o meu louvor.
Proclamação da Palavra:
Canto: É como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa / tua Palavra é assim não passa por mim sem deixar um sinal. (2X)
Texto bíblico: Gênesis 1,2-7. 10.26-28
Reflexão: Mostrar a água como dom precioso de Deus, que merece ser cuidado com responsabilidade e senso fraterno. Falar da água como uma das figuras escolhidas por Cristo para falar de si mesmo, a Água viva, e também como símbolo do Espírito Santo.
Catequese litúrgica:
Água no batismo: vida nova, purificação, morte para o pecado.
Água na aspersão: purificação, renovação.
Água nas bênçãos: sinal da presença de Deus que dá a vida e a paz.
Água no lavabo (bacia litúrgica para lavar as mãos): purificação, preparação para aproximar-se de Deus.
Água no lava-pés: sinal de serviço.
Água benta na porta da Igreja: sinal de benção de Deus, que acolhe e acompanha seus filhos.
Preces:
·         Senhor, que ninguém falte a água necessária para matar e manter a saúde. 
Todos: Pela água que dá vida, pelos dons da criação! Ó Senhor do universo, eis a nossa louvação.
·         Senhor, dá-nos a coragem de não cruzar os braços diante da poluição das águas.
·         Senhor, abençoa todas as crianças e adultos que foram purificados na água do batismo.
·         Senhor, sacia a sede de vida eterna. ( Pai-nosso)
Oração: Deus, nosso Pai e criador, sacia nossa sede de amor e de paz. Que conscientes do valor da água, sejamos cada vez mais comprometidos com o cuidado e a defesa da vida. Amém.
Conclusão: Jesus, água viva, sempre nos abençoe e nos guarde!Amém! Louvado seja o nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado!
Banhados em Cristo, somos uma nova criatura. As coisas antigas já se passaram, somos nascidos de novo! Aleluia!Aleluia! Aleluia!

(Fonte: Catequese e liturgia- duas faces do mesmo mistério)










Nenhum comentário:

Postar um comentário