segunda-feira, 23 de julho de 2012

Tempos liturgicos- sugestão de dinâmicas


 Esta sugestão de dinâmica foi usada para falar com os catequizandos sobre os tempos litúrgicos. Para que os catequizandos assimilassem melhor fomos trabalhando este tema a várias semanas, como segue a explicação a abaixo:



Material necessário:
Calendário litúrgico, caixa,  figuras dos símbolos de E.V.A ou de papel de cada tempo litúrgico.

Desenvolvimento:
  •  O primeiro passo foi apresentar aos catequizandos o  calendário litúrgico e explicar aos mesmos o que é  ano litúrgico, como se divide e por que divide desta forma. Apresentar o nome de cada tempo. 

Nas semanas seguintes foram sendo falado para os catequizandos sobre  cada tempo litúrgico com mais riqueza de informação  ( ciclo do natal- advento e natal; tempo comum; quaresma; ciclo da páscoa- semana santa, tríduo pascal, páscoa; pentecostes) utilizando cada símbolo do tempo litúrgico .

Após conversarmos com os catequizandos sobre cada tempo litúrgico utilizamos a dinâmica da caixa dos tempos litúrgicos. Colocamos dentro da caixa as figuras dos símbolos litúrgicos .





O catequista retira da caixa um símbolo liturgico e de acordo com o símbolo litúrgico o catequista lê uma informação sobre o  tempo litúrgico . Se a informação lida for verdadeira o catequizando deverá dizer " com certeza" se a informação for falsa o catequizando deverá dizer "fala sério". ( as informações devem ser feitas de acordo com o que foi falado com os catequizandos). Essa dinâmica pode ser feita para todo o grupo de catequizando.

Outra sugestão é dividir o grupo de catequizandos em dois grupos. De cada grupo é retirado um representante. São elaboradas perguntas sobre os tempos litúrgicos . São colocadas várias fichas com  as respostas da pergunta feita e vários papéis em branco para dificultar a procura em caixinhas para cada grupo . É retirado da caixa do tempo litúrgico um símbolo e de acordo com o símbolo é feita a pergunta e assim que o catequista dá o sinal os catequizandos procuram nas  caixas  a resposta o que primeiro trouxer a resposta certa marca ponto. Ganha a equipe que trouxer o maior número de respostas certas.




7 comentários:

  1. Super criativa essa forma de falar sobre o templo litúrgico. Peço autorização para reliazar essa dinâmica na minha catequese.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita e fique a vontade para usar todas as dinamicas e sugestoes postadas neste blog, fico em feliz em dividir experiencias.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a sugestão dos materiais. Vou fazer a caixa dos objetos que lembram cada tempo. Assim ficará interessante, pois em encontros anteriores usei de perguntas e respostas, então melhor variar. Penso também colocar pedaço de fita com as cores para que também sejam citados os tempos referentes. Abraço e Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claúdia Teixeira aproveite... use e abuse! Mande para nós fotos de como ficou a sua para postarmos também no blog!

      Excluir
  4. Gostei muito! Obrigada pela ideia! Levando... rs
    Abraço fraterno! Paz e Bem!
    http://mgathe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito! Obrigada pela ideia! Levando... rs
    Abraço fraterno! Paz e Bem!
    http://mgathe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir