quinta-feira, 26 de julho de 2012

Sant'ana e São Joaquim- pais de Nossa Senhora

Com alegria celebramos hoje a memória dos pais de Nossa Senhora: São Joaquim e Sant’Ana.

 
Em hebraico, Ana exprime “graça” e Joaquim equivale a “Javé prepara ou fortalece”.Alguns escritos apócrifos narram a respeito da vida destes que foram os primeiros educadores da Virgem Santíssima. Também os Santos Padres e a Tradição testemunham que São Joaquim e Sant’Ana correspondem aos pais de Nossa Senhora.
Sant’Ana teria nascido em Belém. São Joaquim na Galileia.Os dois moravam em Jerusalém, ao lado da piscina de Betesda, onde hoje se ergue a Basílica de Santana.Joaquim e Sant'ana queriam muito ter filhos, mas eram estéreis, ou seja, não podiam ter filhos. Joaquim não desistia de pedir um filho,pois sabia que Ele pode tudo. Um dia, retirou-se ao deserto para rezar e fazer penitência por esta intenção. Ali, um anjo do Senhor  lhe apareceu, dizendo que Deus ouvisse suas preces. O Senhor então lhe abençoou com o nascimento de uma linda e agraciada menina: a Virgem Maria.  Apesar de enfrentarem esta dificuldade, viviam uma vida de fé e de temor a Deus.A menina Maria foi levada mais tarde pelos pais Joaquim e Ana para o Templo, onde foi educada, ficando aí até ao tempo do noivado com São José. A data do nascimento e morte de ambos não possuímos, mas sabemos que vivem no coração da Igreja e nesta são cultuados desde o século VI. Neste dia celebramos o dia deste dois santos de nossa Igreja: pais de Maria e avós de Jesus e comemoramos os dias dos avós.Foi o exemplo de seus pais que Maria deve ter seguido em sua vida e com este exemplo também ensinou seu filho Jesus. Foi esta fé que a colocou na coragem para assumir, mais tarde, a cruz que seu filho carregou.
Santana foi homenageada desde os primeiros tempos do cristianismo. Igrejas foram dedicadas em sua honra, e os Padres, especialmente das Igrejas Orientais, exaltavam a sua santidade de vida. Ela é padroeira secundária de nossa arquidiocese. Por sua vez, também São Joaquim tem devoção comprovada desde o Século VI, e é venerado em diversos países. É o padroeiro da residência dos arcebispos do Rio de Janeiro. O Palácio São Joaquim completa este ano o seu centenário de inauguração.
 
Peçamos sempre a intercessão destes queridos santos de nossa Igreja:



Senhor por intercessão de São Joaquim e Santa Ana, lembra-Te daqueles a quem deste o dom da vida longa.
Recompensa-os agora pelo bem que realizaram no passado, perdoa-os por suas falhas.
Torna seus dias felizes e dá-lhes Tua graça a fim de que sigam crescendo através dos desafios de seus últimos anos.
Dá-lhes a vida eterna Contigo. Senhor Jesus peço-te uma bênção para todos aqueles que chegaram à idade avançada, especialmente estes:
(Diga os nomes, bem como sua intenção pelas pessoas idosas por quem você está orando).
E a mim Senhor peço a graça de saber valorizar os idosos, peço a graça de saber dar atenção, carinho e afeto, respeito e dignidade aos idosos.
Sei que se Vossa bondade me conceder um dia, também o serei e sei que a vida é um aprendizado.
Por isso rezo, dai-me a graça de saber envelhecer, dai-me a maturidade que a minha idade permite ter, dai-me sabedoria, compreensão do mundo e das pessoas porque cada dia é um passo rumo à Tua presença.
Senhor por intercessão de São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus, pedimos a graça de aceitar o tempo, aceitar os fatos, mas nunca desistir de um recomeço.
Aos que já são idosos, pedimos Senhor que saibamos amá-los em suas fragilidades, acolhê-los em suas limitações, ajudá-los em suas dificuldades.
Que a minha presença junto aos idosos leve-os a superar o sentimento de solidão e me ajude a ser um ouvido que escuta, uma mão estendida e um coração que ama.
Amém!

Um comentário: