sábado, 21 de julho de 2012

Sugestão de história para catequese- Somos todos chamados para evangelizar

montagem de fotos

Esta história foi utilizada na missa das crianças do 15º domingo do tempo comum, mas pode também ser utilizada na catequese para mostrar que Jesus nos chama para evangelizar e  que como cristão e membros da Igreja  devemos responder ao seu chamado.

Para contar esta história utilizamos fantoches de mão de animais. Mas na falta dos mesmos pode ser utilizado figuras de animais ou máscaras de animais. Fica muito legal e os catequizandos com certeza vão amar!

Gif sapinho   História

Narrador: Em uma linda floresta habitavam vários animais: coelhinho, patinho, tigre, vaca, porquinho, um sapinho muito esperto e até mesmo o leão o rei da floresta. O nome dele era Leonildo e ele era um rei muito bom e amável. Ele  fazia muitas  coisas boas e sempre se importava com a felicidade de todos os animais. Um dia ele resolveu passear pela floresta e ver mais de pertinho como viviam seus súditos. O que ele viu ele não gostou, pois viu que os habitantes da floresta não estavam vivendo mais como antes. Alguns estavam brigando, outros já não respeitavam mais a lei da floresta ... Então o rei Leonildo resolveu baixar um decreto.
Leão Leonildo: ( a pessoa que estiver com o fantoche/figura/ máscara do leão diz) A partir de hoje que a lei da nossa floresta seja a lei do amor;devemos ter atitudes de amor, perdão, de partilha pois só assim seremos todos felizes na floresta.
Narrador: Então o Rei Leonildo, pessoalmente, resolveu ir ensinar aos animais como eles podiam viver a lei do amor. Mas sábio como era viu que precisaria de ajuda e resolveu chamar mais alguém para ajudá-lo. E logo pensou.... quem poderá me ajudar nesta grande  missão?  Ele logo pensou no tigre, um animal imponente, os outros animais teriam respeito e o ouviriam com certeza, mas quando o rei Leonildo foi falar com o tigre sabe o que Ele respondeu:
Todas as crianças: Não (Neste momento mostrar para os catequizandos uma placa com a palavra não e incentivá-las a falar esta palavra.)
Tigre:( a pessoa que estiver com o fantoche/figura/máscara do tigre diz)  Uau... não posso estou muito ocupado hoje e eu acho que esta lei do amor não vai colar, vamos continuar vivendo como estamos mesmo.
Narrador: Mas o rei Leonildo não desistiu e começou a convidar outros animais, mas também algum deles deu desculpas e outros até aceitaram o convite, mas logo desistiram porque não era fácil anunciar a lei do amor. Então o rei Leonildo pensou... preciso convidar alguém que tenha força, disposição e que transmita com o seu jeito de ser a lei do amor.Então quando o rei Leonildo estava passando perto da lagoa ouviu uma cantoria.Era um sapinho .O rei Leonildo pensou: vou convidar este sapinho pois , faça chuva ou faça sol ele está sempre alegre a cantar é amigo de todos e tem um grande coração.
Leão: Sapinho  eu tenho uma grande missão para você. Preciso de alguém que anuncie a lei do amor e que mostre para todos que a nossa floresta será diferente se cada um fizer a sua parte e deixar com que o amor de Deus entre em suas vidas. O sapinho nem pensou duas vezes e logo disse :
Todas as crianças: Sim. (Neste momento mostrar para os catequizandos uma placa com a palavra sim  e incentivá-las a falar esta palavra.)
Sapo:( a pessoa que estiver com o fantoche/figura/máscara do sapo diz)  Pode deixar Rei Leonildo vou anunciar a Lei do amor e mostrar que com o amor podemos mudar a nossa floresta.
Narrador: Então o sapinho  foi dando os seus pulinhos e anunciando a lei do amor, não foi fácil nem todos aceitavam a lei do amor, mas ele não desistiu... e logo foi preciso chamar mais um, mais dois, mais três para ajudar e a floresta foi se transformando e ficando cheia de amor, de amizade e se acontecia alguma briga os animais sabiam perdoar e pedir perdão. E até mesmo o tigre que tinha falado que era para deixar as coisas como estavam agora estava convencido que o só o amor vence. A floresta ficou linda e o Rei Leonildo muito feliz. E para comemorar fizeram uma grande festa  e esta festa teve até música, sabe como foi?
Gif sapinho(Música do Sapinho)
Refrão: Pula, pula o sapinho/ pula, pula como é bonitinho/ cada pulo seu é pra louvar o criador/ e essa é uma das formas de exaltar o seu amor.
Surgiu um enorme comentário na floresta/ vários bichinhos convidados para a festa/ então os animais fizeram um grande louvor/ pulavam de alegria, pois Jesus ressuscitou.
Gif sapinhoMoral: Esta é uma fábula, mas nos faz pensar... que bichinho temos sido.Temos ouvido o chamado de Jesus  para anunciar o seu Reino de amor, para participar da Igreja que somos nós  ou tenho deixado que o computador, os jogos  e as brincadeiras tenha sido a única atividade em minha vida. Tenho acolhido o chamado de Jesus ou tenho fingido que não é comigo. Que eu leve comigo esta mensagem: eu (falar o nome) também sou enviado por Jesus para evangelizar.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário