domingo, 4 de dezembro de 2011

Celebração: Vem Espírito Santo


No mês de novembro o tema da Celebração foi: Espírito Santo – o amigo enviado por Jesus. O nosso objetivo com esta celebração foi trabalhar a 3ª Pessoa da Santíssima Trindade com as crianças e o que a ação do Espírito Santo faz em nossas vidas.
 (Celebração foi aplicada para as  crianças do 1º turno da catequese- entre 4 a 9 anos)



 
PROGRAMAÇÃO DA CELEBRAÇÃO



Acolhida:
  • Móbile da Santíssima Trindade



Iniciamos a Celebração relembrando as pessoas da Santíssima Trindade utilizando o Móbile da Santíssima Trindade
Conversamos com as crianças sobre Deus-Pai, criador (pedimos que as crianças falassem algo que Deus criou); Deus-Filho- Salvador (pedimos às crianças que falassem passagens da vida de Cristo que elas aprenderam este ano na Catequese e falassem como Deus nos salvou)
A cada pessoa da Santíssima Trindade que era falado cantávamos uma estrofe da música dos Cantores de Deus: Abra os braços pro Senhor (CD Nas Ruas do País)
Música: Abra os braços pro Senhor- Cantores de Deus (CD nas Ruas do País)

  
Perguntamos para as crianças: Para vocês quem é o Espírito Santo? (Cantamos a estrofe referente à pessoa do Espírito Santo da música dos Cantores de Deus)

Motivação:


  • Dinâmica do Espírito Santo- (usamos essa dinâmica para que as crianças compreendessem a ação do Espírito Santo em nossa vida) 

Música: Pede o Espírito Santo- Cantinho da Criança (CD Um lugar bem legal)

 
Mesa da Palavra:

Canto: Abra a minha inteligência/ Espírito Santo amigão/Acalme meus pensamentos/ ilumine minha razão
Aumente com a catequese o amor em meu coração/ por Jesus, pela mãe Igreja e é claro por meus irmãos.
(Esta música é uma adaptação da música utilizada pela Tia Adelita no Programa Amigos do Céu- Canção Nova)
 Texto bíblico: João 15,26
Ao redor da mesa
Jesus nos diz que mandaria um amigo que nos protegeria, nos daria coragem e que nos ajudaria a jamais se esquecer das Palavras e atitudes que Jesus nos ensinou.
Para mostrar as crianças que o Espírito Santo não nos deixaria esquecer Jesus usamos o microfone do Anúncio: selecionamos vários fatos da vida de Cristo e mostrávamos para as crianças, quem soubesse iria anunciar no microfone.
(Combinamos com as demais crianças para que elas também participassem e prestassem atenção se o anunciador acertasse bateríamos as mãos e se elas errassem bateríamos os pés)
A cada anúncio dizíamos: Quem ajudou você a lembrar e não se esquecer de Jesus foi o Espírito Santo.






Armadura do Espírito Santo: para mostrar alguns dons do Espírito Santo e como esses dons se manifestam em nosso dia-a-dia vestimos uma criança com a armadura do Espírito Santo mostrando a elas  que devemos nos revestir da força do Espírito Santo para vencer o mau.




Oração final:
Como no dia 24 de novembro comemoramos o dia de Ação de Graças pedimos que cada criança fizesse um agradecimento a Deus (por um acontecimento da semana, por seus familiares, pela vida) então cada criança disse um motivo que tinha para agradecer.
Rezamos então com as crianças utilizando gestos: Pai-nosso e Ave-Maria
Cantamos a Música: Muito Obrigado (CD- A arca de Noé- Diante do Trono)

Nenhum comentário:

Postar um comentário