quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Preparação ao Sacramento da Reconciliação- Celebração penitencial



O momento de receber este valioso Sacramento- a reconciliação ou confissão- na maioria das vezes é permeado pelo medo ou ansiedade das crianças. É comum vermos crianças aflitas na fila de confissão, decorando o "ato de contrição" e contanto nos dedos os pecados, um a um, inúmeras vezes, para não deixar nenhum para trás!

É nosso dever como catequista quebrar este tabu que cerca este sacramento tão bonito de nossa Igreja e despertar nas crianças o verdadeiro sentido deste sacramento e os frutos que ele pode produzir em nós: conversão contínua, exame permanente de nossas posturas  que leva a uma vida cada vez mais sintonizada com o Projeto de Deus . Temos que valorizar este sacramento tirando-o da sombra da Eucaristia e realizar no decorrer do processo catéquetico celebrações penitenciais , principalmente em tempos fortes da liturgia como a Quaresma, acostumando os catequizandos a fazer silêncio, examinar sua consciência, pedir perdão e viver esse compromisso em seu cotidiano.

Por ocasião da Primeira Eucaristia realizamos com os catequizandos que iriam receber a Eucaristia  uma celebração penitencial, mostrando para elas o sentido do Sacramento da Confissão. Marcamos este compromisso com as crianças no dia em que o sacerdote iria confessá-las.

Fizemos um texto da Palavra de Deus, seguido de uma reflexão , um bom roteiro de exame de consciência, alegria e o louvor pelo perdão que elas iriam receber no Sacramento da Confissão.


Celebração penitencial em preparação a Primeira Confissão

Mantra: Eu canto alegria Senhor, de ser perdoado no amor!(bis)
Acolhida: Sejam todos bem-vindos para a Celebração da Reconciliação. Queremos encontrar-nos com o Pai, que nos ama e nos perdoa. Queremos reconciliar-nos com Ele, pedir perdão e voltar para junto dele. Neste momento vamos preparar-nos para  o Sacramento da Reconciliação, que é sinal do amor de Deus. Iniciemos acolhendo a cruz de Cristo, que é penhor de nossa salvação.
Canto: Ninguém te ama como eu, ninguém te ama como eu/ olha para a cruz esta é a minha grande prova/ ninguém te ama como eu. (bis)
Estamos aqui reunidos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Motivação: Pecar é errar o alvo do amor de Deus: O pecado nos afasta da graça de Deus. Quando deixamos o pecado entrar em nossa vida nos afastamos de Deus e permitirmos que o mau  entre em nossa vida.
Canto de aclamação: Tua palavra é lâmpada para os meus pés Senhor/ Tua Palavra é lâmpada para os meus pés Senhor/ lâmpada para os meus pés Senhor/ luz para o meu caminho.
Texto bíblico: A parábola do Filho Pródigo- Lucas 15
(Fazer uma breve reflexão sobre o texto relacionando-o com o Sacramento da Confissão)
Sacramento da Reconciliação
Este é um momento feliz para vocês! Pela primeira vez vão receber o sacramento da confissão:
A Igreja recebeu, através dos sacerdotes,  o poder de perdoar os pecados no dia da Ressurreição do Senhor. Para fazer uma boa confissão, é necessário :
a) um bom e honesto exame de consciência diante de Deus;
b) arrependimento sincero por ter ofendido a Deus e ao próximo;
c) firme propósito diante de Deus de não pecar mais, mudar de vida, se converter;

d) confissão objetiva e clara a um sacerdote;

e) cumprir a penitência que o padre nos indicar.

Vamos então fazer o exame de consciência: ( exame de consciência da folha)              
Após o exame de consciência canta-se: Este pranto em minhas mãos (Ghislane Cantini- CD Convite)















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário