sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Jesus vai voltar

Símbolo: mapa do tesouro 



   Acolhida: Acolher as crianças com carinho; perguntar como foi a semana o que fizeram que as deixaram felizes; relembrar o compromisso do sábada anterior.

Oração inicial: Jesus querido, preparai meu coraçãozinho para que eu possa te acolher e acolher meus irmãos  todos os dias e um dia eu ir no céu com o Senhor morar. Amém. 

Motivação: Caça ao tesouro
  • Perguntar as crianças o que é necessário para achar um tesouro? Precisamos de um mapa. Quando temos um mapa e vamos seguindo as pistas tudo fica mais fácil. Agora nós também vamos procurar um tesouro e eu preciso contar com a ajuda de vocês!
( O catequista irá providenciar uma caixa dourada para colocar o tesouro- que pode ser bombom, balas etc e a palavra vida eterna - figuras que representam as pistas e setas para indicar o caminho e um mapa. Esta caixa deverá ser escondida perto da Palavra de Deus)

  • Neste momento o catequista inicia a caça ao tesouro com os catequizandos:
1ª pista: Este tesouro é muito especial. Siga corretamente as pistas e você vai conseguir encontrá-lo. Siga as setas do amor, da paz e da bondade e não saia do caminho de Deus.Saia da sala e encontre uma seta que vai te indicar o caminho a seguir.
(deverá ser afixada fora da sala uma seta na parede)

2ª pista: Ande vinte passos para frente e encontre a figura de um sol, pois para encontrar este tesouro é preciso deixar-se iluminar pela luz de Jesus e sentir o calor do amor de Deus.




3ª pista: O sol ilumina nossa vida, mas na  busca a este tesouro devemos fugir do pecado senão corremos o risco de perdê-lo: Jesus é a verdade. Procure a figura de uma cobra mas quando você encontar deverá dá dez passos para fora do salão senão você perderá o tesouro.





4ª pista: Jesus é a vida, pois Ele deu a vida para nos salvar em uma (deixe as crianças falarem) .Ache uma cruz e quando você achar esta cruz saiba que você está mais perto de achar o tesouro. Siga a seta que está perto da cruz e procure um coração.

5ª pista: O tesouro está mais perto. Esse tesouro nasceu do coração de Deus. E quem preparou este tesouro foi Jesus Cristo. Dê vinte passos em direção a seta que está proxima do coração e encontre este tesouro que Jesus foi preparar.

Estas são apenas sugestão de pistas, mas as pistas deverão ser adaptadas ao espaço de sua catequese.

(A caixa do tesouro deverá esta escondido embaixo da mesa da Palavra: pois na Palavra de Deus é que conhecemos Jesus e podemos descobrir como alcançar em nossa vida o tesouro que é a vida eterna)

No encontro vamos meditar que Jesus nos prepara um tesouro precioso: a vida eterna.

 Mesa da Palavra

  • Sinal da cruz
  • Acendimento da vela
  • Proclamação da Palavra: João 14, 1-6
  Ao redor da mesa

Texto: Jesus no texto de hoje nos fala que irá preparar muitas moradas. Mas como será estas moradas? Será que Jesus vai usar pedra, tijolos, cimento para construir estas moradas? Jesus falou de moradas para que as pessoas entendessem melhor a sua mensagem. A morada que Jesus nos promete é a vida eterna. Ele subiu ao céu para preparar um lugar para nós, mas como Ele prometeu no texto um dia Ele voltará para que possamos morar com Ele no céu.

Contexto: Esta promessa é feita aos discipulos na última ceia quando Jesus  estava dando as últimas recomendações aos discípulos antes de ser entregue para ser morto. Jesus sentiu que os corações dos discípulos estavam pertubados.   A vida eterna é o tesouro para todos  aqueles que amam e seguem a Jesus.Até mesmo para nós, quem aqui que ama a Jesus?  Jesus nos faz esta promessa de que um dia Ele voltará e levará com Ele os seus amados para ficar junto dele.

Pretexto: Jesus nos ensina o caminho para a vida eterna. Ele é o único caminho, não tem como chegramos ao Pai a não ser por meio dele.
No momento em que estávamos procurando o tesouro algumas pistas nos ajudaram a achar o tesouro. Será que sem estas pistas conseguiríamos achar este tesouro? Com certeza não.
Jesus  é o verdadeiro caminho para a vida eterna. Com sua vida e ensinamentos Jesus vai nos dando pistas para se chegar ao céu:
  • devemos viver os ensinamentos de Jesus em nossa vida: perdoar, amar, obedecer, perdoar- estas são as setas que nos indicam o caminho;
  • a luz de Jesus deve brilhar em nossa vida: a luz do Espirito Santo deve iluminar a nossa fé e não deixar que nos esqueçamos de Jesus;
  • devemos fugir do pecado(cobra)- o pecado nos afasta de Deus, por isso devemos correr dele;
  • Jesus deu a vida por nós na cruz para nos salvar e assim ter a vida eterna. A cruz é prova de amor de Jesus para nós devemos amar a nossa cruz ;
  • e principalmente para alcançarmos a vida eterna devemos amar ao próximo e a Deus: este é o mandamento de Jesus. Se seguirmos estas pistas em nossa vida teremos a vida eterna.
Atividade : atividade xerocada  

Compromisso: Nesta semana você vai falar com todas as pessoas que você encontrar (papai, mamãe, irmãozinhos, colegas da escola, professores) que Jesus está preparando um lugar para nós, mas que Ele vai voltar e nos levar para morar com Ele no céu.

  Oração final

  • Cantar com as crianças a música  Jesus é meu amigo (CD Um lugar bem legal- Cantinho da Criança)

   Jesus é meu amigo/ Jesus está comigo/ e nunca vai me abandonar (2x)Sei que Ele me ama de verdade/ sei que Ele me ama de verdade/ Seu nome é Jesus, caminho, verdade e luz.


Este encontro foi aplicado na turma Iniciação II (7 anos) pela Catequista Nathália

Nenhum comentário:

Postar um comentário