A formação dos catequistas é atualmente uma das tarefas mais urgentes de nossas comunidades, pois, “o catequista é de certo modo, o intérprete da Igreja junto aos catequizandos” (DCG 35).
A formação dos catequistas deve contemplar aspectos de comunicação, técnicos e didáticos. Momento de oportunidade de crescimento na fé e na doutrina da Igreja. Momento de conhecimento e partilha de experiências.
Pensando neste apelo que a Igreja nos faz de uma formação continuada e comunitária o Núcleo de Catequese Santo Antônio em seu planejamento estabeleceu que os encontros de formação aconteceria em reuniões mensais e realizadas todo o último sábado do mês.
Levando-se em consideração a busca de uma catequese mais celebrativa e de fazer uma maior interação catequese e liturgia no núcleo Santo Antônio a proposta deste ano foi o estudo do livro - Catequese e liturgia-duas faces do mesmo mistério, do autor Pe. Vanildo de Paiva- um ótimo subsidio enriqueceu nossos conhecimentos e foi uma importante ferramenta em nossos trabalhos catequéticos.
Entre outros temas este livro aborda:
- Jesus: mestre orante;
- O simbólico na catequese e o uso de símbolos na liturgia;
- Elementos na Celebração Catequética;
- Missa e a celebração com crianças;
- Celebrações especiais na catequese, como a Eucaristia, Crisma e Penitência;
- Ofício divino na catequese: inclusive alguns ofícios e celebrações postadas no blog são deste livro... e muito mais!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário