quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Sugestão de livro para a formação de Catequistas


A formação dos catequistas é atualmente uma das tarefas mais urgentes de nossas comunidades, pois, “o catequista é de certo modo, o intérprete da Igreja junto aos catequizandos” (DCG 35).

A formação dos catequistas deve contemplar aspectos de comunicação, técnicos e didáticos. Momento de oportunidade de crescimento na fé e  na doutrina da Igreja. Momento de conhecimento e partilha de experiências.
Pensando neste apelo que a Igreja nos faz de uma formação continuada e comunitária o Núcleo de Catequese Santo Antônio em seu planejamento estabeleceu que os encontros de formação aconteceria  em reuniões mensais e realizadas todo o último sábado do mês.
Levando-se em consideração a busca de uma catequese mais celebrativa e de fazer uma maior interação catequese e liturgia no núcleo  Santo Antônio   a proposta deste ano  foi o  estudo do livro - Catequese e liturgia-duas faces do mesmo mistério, do autor Pe. Vanildo de Paiva- um ótimo subsidio enriqueceu nossos conhecimentos e foi uma importante ferramenta em nossos trabalhos catequéticos.



Entre outros temas este livro aborda:
  • Jesus: mestre orante;
  • O simbólico na catequese e o uso de símbolos na liturgia;
  • Elementos na Celebração Catequética;
  • Missa e a celebração com crianças;
  • Celebrações especiais na catequese, como a Eucaristia, Crisma e Penitência;
  • Ofício divino na catequese: inclusive alguns ofícios e celebrações postadas no blog são deste livro... e muito mais!!!
  Vale a pena estudar este livro com os catequistas- abaixo está um link da Paulus onde você obterá mais informções sobre este livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário