Follow by Email

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Espírito Santo- dinâmica

Então Jesus soprou sobre eles e disse: "Recebei o Espírito Santo." (João 20,22)


Objetivo: Reconhecer que somos templos do Espírito Santo
Material: balão (utilizamos da cor vermelha por ser a cor litúrgica da Festa de Pentecostes)
Desenvolvimento:
Para falar do Espírito Santo vamos usar um balão. Para que serve um balão? (brincar, enfeitar os aniversários, jogar etc.)
O balão vazio serve para fazer estas coisas que acabamos de falar? O que devemos fazer? (devemos encher o balão)
O cristão nasceu para amar, para servir, perdoar etc. e não para ficar vazio. Um cristão vazio não consegue servir.
O que enche este balão e o faz  ficar pronto para ser usado? (o ar) É o cristão que o enche e o faz ficar pronto para amar e servir? (Espírito Santo)
Para encher o balão precisamos soprar, mas para ficarmos cheio do Espírito Santo quem sopra é Jesus- João 20,22 (neste momento  o catequista deve encher o balão)
O balão está cheio, mas não vejo ar dentro dele? O Espírito Santo também está em nós e não o vemos apenas o sentimos como o ar.
(Soltar o balão cheio sem amarrar) Quem está movimentando o balão? (o ar que sai de dentro e empurra para frente). O Cristão também deve ser impulsionado pelo Espírito Santo.
Quando eu soltei o balão eu consegui determinar a direção do balão? (não) O balão foi para onde ele quis. O Espírito Santo também sopra para onde quer.
O Espírito Santo também desenvolve muitos dons: em algumas crianças dá o dom de cantar, a outras dá o dom de falar da palavra, a outras dá o dom de desenhar e fazer belos cartazes para enfeitar a igreja, a outras crianças o Espírito Santo dá o dom de orar (falar sobre os dons que o Espírito Santo nos dá e como podemos colocá-los  a serviço de  Deus e do próximo). Tudo isso é o Espírito Santo que faz em nosso coração, para que possamos servir ao Senhor e aos irmãos.
(Ao final escolher uma música animada do Espírito Santo para que as crianças possam fazer um louvor)
(Esta dinâmica foi retirada do livro Querigma para crianças-Projeto Talita Cumi- Hyde Flávia)



                        


Nenhum comentário:

Postar um comentário